???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5750
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de estratégias metacognitivas no ensino de escrita de opinião em turma de nono ano.
Other Titles: The use of metacognitive strategies in teaching written opinion in a ninth grade class.
???metadata.dc.creator???: Ruffato, Dionélia dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pinto, Deise Cristina de Moares
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Angela Marina Bravin dos
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino da escrita argumentativa nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido um desafio para os professores de Língua Portuguesa por envolver competências complexas. Desenvolver nos alunos as habilidades necessárias à escrita de textos que exigem posicionamento e defesa do ponto de vista, por meio de argumentos válidos, requer o uso de estratégias pedagógicas adequadas. Nesse contexto, baseada nas teorias metacognitivas, em especial nos estudos do pesquisador John Flavell (1970), a presente pesquisa tem como objetivo levar os alunos a desenvolverem a argumentação escrita a partir de atividades que os possibilitem a ter consciência do próprio processo de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma mediação didática em etapas que se propôs, partindo de atividades orais para as de escrita, a estimular a argumentação. A análise do resultado desta pesquisa foi feita comparando os textos produzidos na etapa de atividades de escrita ao texto produzido na avaliação diagnóstica, a fim de verificar se os objetivos específicos relacionados às habilidades necessárias à escrita argumentativa foram alcançados. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias usadas nas atividades foram aplicadas por boa parte dos alunos em suas produções textuais.
Abstract: The teaching of argumentative writing in the final years of elementary school has been a challenge for Portuguese language teachers because it involves complex skills. Developing in students the skills necessary for writing texts that require positioning and defense of the point of view, through valid arguments, requires the use of appropriate pedagogical strategies. In this context, based on metacognitive theories, especially in the studies of researcher John Flavell, this research aims to lead students to develop written argumentation from activities that enable them to be aware of their own learning process. For this, a didactic mediation was elaborated in stages that proposed, starting from oral activities to those of writing, to stimulate the argumentation. Analysis of the result of this research was made by comparing the texts produced in the writing activities stage to the text produced in the diagnostic evaluation, in order to verify if the specific objectives related to the skills needed for argumentative writing were achieved. The results show that the strategies used in the activities were applied by most students in their textual productions.
Keywords: Escrita argumentativa
Metacognição
Texto de opinião
Argumentative writing
Metacognition
Opinion text
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: RUFFATO, Dionélia dos Santos. O uso de estratégias metacognitivas no ensino de escrita de opinião em turma de nono ano. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5750
Issue Date: 30-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Dionélia dos Santos Ruffato.pdf2019 - Dionélia dos Santos Ruffato21.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.