???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5554
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de smartphones (TIC) como forma alternativa de atividades avaliativas de Química para o ensino médio
Other Titles: The use of smartphone-based technologies (TDICs) as an alternative form Chemistry learning assessment in high-school level education
???metadata.dc.creator???: Machado, Carlos Henrique 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Graebin, Cedric Stephan
First advisor-co: Santos, Andressa Esteves Souza dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Graebin, Cedric Stephan
???metadata.dc.contributor.referee2???: Castilho, Roberto Barbosa de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, André Marques dos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Rufino, Alessandra Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee5???: Martins, Renata Luz
???metadata.dc.description.resumo???: O celular vem se tornando um vilão para o processo de educação, sendo necessário que os professores criem uma verdadeira competição pela atenção dos alunos dentro de sala de aula, pois estes aparelhos possuem muitos recursos e possibilidades que se tornam extremamente atrativas, muito mais que as atuais aulas ministradas nas escolas. Alternativas para as avaliações aplicadas atualmente pelos docentes da educação básica (ensino médio), como o uso de aplicativos para Smartphones, pode ser um aliado na aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi testar e validar um aplicativo desenvolvido para smartphones que pode ser utilizado como uma alternativa ao processo de avaliação tradicional, utilizando-se uma TIC, tecnologia amplamente dominada pelos estudantes, para motivar e introduzir esse equipamento no processo de formação destes alunos. Para tal, utilizou-se o aplicativo LaDQUIZ, disponível gratuitamente em plataformas de compras, para gerar uma interface dentro da sala de aula entre o computador do professor e os Smartphones dos alunos, sem a necessidade do uso de internet externa, uma vez que a rede será criada no momento da aplicação das questões e após todos os alunos se conectarem será fechada pelo professor para que não ocorra interferência externa. As questões foram visualizadas pelos alunos através do recurso multimídia (data show) e respondidas diretamente em seus celulares. O questionário foi aplicado em substituição a um dos instrumentos avaliativos obrigatórios para o bimestre e ocorreu de forma tradicional, ou seja, após a explicação do conteúdo programado para o bimestre, o professor utilizou o instrumento avaliativo para verificar a compreensão do conteúdo pelos alunos. O uso do aplicativo permitiu ao professor ter a resposta individual de cada aluno armazenada e a discussão de cada questão, visto que, apresentou o percentual de resposta de cada alternativa. A utilização deste recurso se mostrou um instrumento de alta relevância para o processo de avaliação dos alunos, conferindo uma maior motivação e participação dos estudantes que se refletiu em um melhor desempenho e melhoria das notas em relação as avaliações tradicionais. Assim, a substituição de um instrumento avaliativo pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, neste caso, em forma de aplicativo para Smartphones, foi eficiente no processo pedagógico no que se refere à aprendizagem.
Abstract: The smartphone has become a headache for the education process, and teachers need compete for the attention of students in the classroom, for these devices have many features and possibilities that become extremely attractive, sometimes more than the current classes taught in schools. Alternatives to the assessments currently applied by teachers high-school level classes, such as the use of smartphone applications, can be an ally in student learning. In this context, the objective of this work was to present alternative forms of evaluation using TDIC'S, technology widely dominated by students, to improve the performance and consequently the learning of these students. For this purpose, the LaDQUIZ application, available for free on app store platforms, was used to generate an interface within the classroom between the teacher's computer and the students' smartphones, without the need for external internet, since the network will be created at the time of the application of the questions and after all students connect will be closed by the teacher so that no outside interference occurs. The questions were viewed by students through the multimedia feature (projector) and answered directly on their cell phones. The questionnaire was applied instead of one of the mandatory assessment tools for the two-month period and occurred in a traditional way, that is, after the explanation of the programmed content for the two-month period, the teacher used the evaluation instrument to verify the comprehension of the content by the students. The use of the application allowed the teacher to have the individual answer of each student stored and the discussion of each question, since it presented the answer percentage of each alternative. The use of this resource proved to be a highly relevant instrument for the teaching-learning process of students, giving greater motivation and student participation that reflected in a higher performance and improved grades compared to traditional assessments. Thus, the replacement of an evaluative instrument using Information and Communication Technologies, in this case, in the form of an application for Smartphones, was efficient in the pedagogical and teaching learning process.
Keywords: TIC
Smartphones
avaliações
TDIC
Ratings
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Química
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Citation: MACHADO, Carlos Henrique. O uso de smartphones (TIC) como forma alternativa de atividades avaliativas de química para o ensino médio. 2019. 71 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5554
Issue Date: 10-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Carlos Henrique Machado.pdf2.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.