Recent Submissions
Metodologias educativas e de capacitação para melhoria da qualidade dos recursos hídricos
A água é uma substância que nos convida a estudar as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os rios de cada região e suas características físicas, químicas e microbiológicas abrem um leque de oportunidades para atingir as metodologias orientativas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU-Brasil agenda 2030, e os fundamentos estabelecidos para o Novo Ensino Médio brasileiro....
Uso das TIC’s como estratégia facilitadora para o ensino-aprendizagem de isomeria óptica no ensino médio: utilizando um aplicativo para simulação de um polarímetro
Atualmente, a sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Quando se trata do uso de tecnologias como ferramentas para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, algumas abordagens têm sido observadas, como o uso de plataformas que permitem aulas “online”, “software” com animações e simulação 3D (terceira dimensão). Assim, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) é apresentado como uma ferramenta com p...
Uso da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction no auxílio ao ensino e resolução de problemas de estequiometria
A sociedade contemporânea demanda cada vez mais por uma educação onde o aluno necessita assumir um papel mais ativo. A escolha por modelos tradicionais de ensino que são baseados exclusivamente na transmissão dos conteúdos presentes nos livros didáticos, perpetuarão o monólogo diante da plateia passiva, gerando continuamente discentes e docentes desmotivados no processo de aprendizagem. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa foi aplicado no primeiro semestre de 2022, em uma esc...
Plásticos e microplásticos como tema gerador no ensino de polímeros sob o prisma da sustentabilidade
Foram realizadas intervenções presenciais e online, em 2021 e 2022, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de explorar o tema gerador Plásticos e Microplásticos e contextualizar o conteúdo de Polímeros em Química Orgânica. Como subsídios a essa pesquisa utilizou-se as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, livros didáticos do PNLD 20...
Utilização de realidade aumentada para o ensino de Estereoisomeria no Ensino Médio
A educação sempre foi o principal motor no desenvolvimento de padrões para sociedade. Por esse motivo, os professores sofrem a pressão para evoluir e modernizar suas aulas em um processo em que a tecnologia e a conectividade estejam presentes em todo momento. Como os “Smartphones” e “tablets” são cada vez mais comuns em salas de aula, deve-se utilizar as possibilidades que estes aparelhos permitem e transformem as aulas. Um dos recursos permitidos são os Objetos Virtuais de Aprendizagem ...
Aprendizagem baseada em equipes como metodologia ativa de ensino para uma abordagem experimental da determinação da faixa de pH de soluções aquosas
Apresentar Química aos alunos do ensino médio é um grande desafio pois a disciplina é tida como algo desconexo da realidade e de difícil compreensão, e o uso de metodologias tradicionais que envolvem apenas o quadro não contribuem para melhoria desse cenário. O contexto pós-pandemia mostrou que os alunos retornaram ao modelo presencial ainda mais desmotivados e com defasagem de conteúdo. Com o objetivo de despertar nos alunos maior interesse, este trabalho aplicou uma sequência didática (SD) ...
Êxitos e obstáculos na implementação dos jogos didáticos como uma estratégia de ensino na prática docente
A aprendizagem em Química se caracteriza por meio do entendimento de uma linguagem específica, como também apropriada para descrever os fenômenos naturais. Algumas das abordagens de ensino mais comuns são palestras, modelagem, exercícios práticos, resolução de problemas, estudos de caso, demonstração, autoaprendizagem e tutoriais. Há muitas maneiras de ensinar, mas o aluno tem que estar motivado e ter a capacidade de prestar atenção. Em muitas áreas de aprendizagem, o aspecto lúdico pode ser ...
O papel esquecido da radioatividade no ensino da estrutura atômica em escolas da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro: Elaboração e aplicação de uma Sequência Didática
A presente dissertação fez uma análise crítica da abordagem dada à temática da radioatividade no estudo da estrutura atômica, pesquisou as alterações do currículo de química das escolas estaduais do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas e propõe uma sequência didática como possibilidade para o ensino da radioatividade. A revisão bibliográfica foi feita nas bases de dados do Google Acadêmico e SciELO usando como palavras-chave Radioatividade, Ensino de Química e Estrutura Atômica. Foram prio...
Alimentos: uma abordagem contextualizada para o ensino de química orgânica no ensino médio regular e de jovens e adultos
O ensino de Química provoca desafios aos docentes, sendo de grande importância para a sociedade, porém, é visto pelos alunos como desnecessário e distante. O uso de estratégias tradicionais leva a não percepção do quanto esta ciência é útil para a conquista e entendimento de diversos objetos e aspectos presentes na sociedade atual. A abordagem tradicional muitas vezes produz uma aprendizagem mecânica que pode gerar resultados quantitativos nas avaliações imediatas, porém, são rapidamente esqu...
Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administração
Este projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender a conjunção entre a Educação Profissional e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Creswell (2017). Seu objetivo visa comparar os resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem entre a ABP e o ensino tradicional e se é possível aplicar a metodologia de projetos ao ensino de q...
Uma proposta de aula experimental lúdica com conotação forense como ferramenta didática motivacional para o Ensino de Química direcionada ao Ensino Médio
A carreira de professor não é fácil, há enormes desafios, como a falta de reconhecimento por parte da sociedade e a desvalorização salarial, além disso, frequentemente é preciso mudar as práticas de ensino, devido a alta velocidade com que a sociedade se modifica ao longo tempo. Assim, alguns professores vocacionados buscam inovar suas práticas. Desta forma, uma aula experimental lúdica, com conotação forense, foi planejada, realizada e avaliada, a partir de materiais alternativos em um labor...
Uso do boldo do telhado verde do Colégio Estadual Erich Walter Heine: uma alternativa no ensino de química
O ecotelhado foi implantado no Colégio Estadual Erich Walter Heine (CEEWH), uma dupla escola (ensino médio integrado em Administração), quando na sua inauguração, em 2011, com o intuito de diminuir a sensação térmica do ambiente escolar, captar a água da chuva para uso na irrigação e em atividades educacionais e interdisciplinares. O projeto Telhado Verde consiste em cuidar das centenas de mudas de boldo que se localizam no telhado do colégio, classificado como o único colégio sustentável da ...
Aprendizagem baseada em projetos aplicada no ensino de eletroquímica para alunos do ensino médio
Neste trabalho de pesquisa aplicou-se a metodologia ativa de ensino denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (APB) ou, em inglês, Project-Based Learning (PBL), no ensino de Eletroquímica no Ensino Médio. A metodologia PBL é uma abordagem estruturada que envolve os alunos na conquista de conhecimentos e competências, propiciando aos mesmos um ambiente enriquecido a ser utilizado pelos professores em sala de aula, dentro do qual pretendemos discutir a teoria de Eletroquímica, além de refleti...
Abordagem lúdico-experimental para o ensino de química: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidade
Como forma de trabalhar os conceitos químicos de forma mais contextualizada e relacionados com o cotidiano dos alunos, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre o tema acidez e basicidade, aplicada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha da SD como metodologia de ensino deveu-se ao fato de ser uma proposta de ensino onde é possível utilizar variadas estratégias metodológicas e recursos didáticos para abordar determinado tema. Quando uma ...
Ensino de química em espaços não formais. Uma abordagem acerca da temática “Energia e Química Ambiental”
Neste trabalho avaliou-se a ação da abordagem da temática “Energia e Química Ambiental” no ensino e aprendizagem de Química em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio do CESA, localizado na Lapa, bairro da região central do Rio de Janeiro. A dinâmica de trabalho foi inspirada na didática pedagógica histórico-crítica de João Luiz Gasparin. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico, com dez questões, para reconhecer o nível de informações que os alunos continham. Observou-s...
O uso de smartphones (TIC) como forma alternativa de atividades avaliativas de Química para o ensino médio
O celular vem se tornando um vilão para o processo de educação, sendo necessário que os professores criem uma verdadeira competição pela atenção dos alunos dentro de sala de aula, pois estes aparelhos possuem muitos recursos e possibilidades que se tornam extremamente atrativas, muito mais que as atuais aulas ministradas nas escolas. Alternativas para as avaliações aplicadas atualmente pelos docentes da educação básica (ensino médio), como o uso de aplicativos para Smartphones, pode ser um al...
Desenvolvimento e aplicação de uma estratégia combinando ferramentas facilitadoras de ensino para o ensino de Química no Ensino Médio, incluindo métodos computacionais e arte de rua Madonnaro
O presente trabalho apresenta uma investigação a respeito do uso de ferramentas combinadas e facilitadoras de ensino para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, em uma escola particular no município de Seropédica, RJ. O trabalho foi realizado em três fases. A fase 1 do trabalho foi composta por 3 etapas, iniciando com a leitura e posterior mesa redonda para debates de um livro pré-selecionado que trata do tema “História da Ciência”. Logo após, foi aplicado o jogo “baralho da Quí...
- 17 UFRRJ
- 17 Dissertação