???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5390
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Arranjo produtivo local da piscicultura e sua contribuição para o ensino e aprendizagem no contexto do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas – Campus Coari.
Other Titles: Local productive arrangement of fish farming and its contribution to teaching and learning in the context of the Technical Course in Fishery Resources of the Federal Institute of Amazonas – Coari Campus.
???metadata.dc.creator???: Alho, Jackson Mitoso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanavria, Argemiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanavria, Argemiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Tiago Marques dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vilela, Joice Aparecida Rezende
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas Campus Coari (IFAM/CCO) com participação de 13 alunos do Curso Técnico de Recursos Pesqueiro na forma subsequente. O objetivo principal do trabalho foi analisar como o arranjo produtivo local da piscicultura, seus saberes e competências contribuem na formação dos Técnicos em Recursos Pesqueiros do IFAM Campus Coari-AM, para tanto, realizou-se a pesquisa-ação por meio de uma oficina pedagógica que exigiu uma estrutura de relação entre pesquisador e pessoas envolvidas no estudo da realidade do tipo participativo e coletivo. A oficina pedagógica aconteceu em dois momentos, sendo que o primeiro acorreu na Fazenda São Francisco envolvendo alunos, professores, produtores de peixes, onde foi desenvolvida atividade práticas do dia a dia do profissional Técnico em Recurso Pesqueiro. Em um segundo momento foi realizado uma roda de conversas no IFAM Campus Coari, com alunos, professores, piscicultores e demais agente do Arranjo Produtivo da Piscicultura no município de Coari, na oportunidade foi discutido o processo de ensino e aprendizagem a partir das experiências em arranjo produtivo local, em específico o da piscicultura, enfatizando a percepção dos discentes sob a ótica da relação entre conhecimentos científicos e tradicionais. Por meio dos resultados e a luz de autores como Paulo Freire e Edgar Morin, evidenciou-se a importância dos saberes tradicionais na construção de um processo de ensino e aprendizagem capaz de sensibilizar e motivar os alunos a buscar o conhecimento apoiado a sua realidade local. Mediante esta compreensão reafirmou-se a relevância deste trabalho para discente, professores, comunidade acadêmica do IFAM Campus Coari e Agentes do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura, que passam a ter mais um instrumento que reforça a ideia de repensar os métodos de ensino empregados, que na maioria dos casos desconecto da realidade local do sujeito da ação.
Abstract: This research was developed within the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Coari Campus (IFAM/CCO) with the participation of 13 students of the Technical Course of Fishery Resources in the subsequent form. The main objective of this work was to analyze how the local productive arrangement of fish farming, their knowledge and skills, contribute to the training of Fishery Resources Technicians at IFAM Coari Campus. To this end, action research was carried out through a pedagogical workshop that required a relationship structure between the researcher and people involved in the study of the participative and collective reality. The pedagogical workshop took place in two moments; the first one occurred at Fazenda São Francisco, where practical activities made daily by a technical professional in Fishery Resources were developed, involving students, teachers and fish producers. In a second moment, a conversation round was held at IFAM Coari Campus with students, teachers, fish farmers and other fish farming productive arrangement agents in Coari. On that occasion, the process of teaching and learning from the experiences in local productive arrangement, specifically in fish farming, was discussed, emphasizing the students' perception from the perspective of the relationship between scientific and traditional knowledge. Through the results and the light of authors such as Paulo Freire and Edgar Morin, it is highlighted the importance of traditional knowledge in the construction of a teaching and learning process that is capable of sensitizing and motivating students to seek knowledge supported by their local reality. Through this understanding, it is reaffirmed that this work is relevant to students, teachers, the academic community of IFAM and fish farming local productive arrangement agents, who now have another instrument that reinforces the idea of rethinking the teaching methods employed, which are, in most cases, disconnect from the local reality of the subject of the action.
Keywords: Saberes tradicionais
Arranjo produtivo local
Ensino e aprendizagem
Piscicultura
Traditional knowledge
Local productive arrangement
Teaching and learning
Fish farming
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALHO, Jackson Mitoso. Arranjo produtivo local da piscicultura e sua contribuição para o ensino e aprendizagem no contexto do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas – Campus Coari. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5390
Issue Date: 27-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jackson Mitoso Alho.pdf2019 - Jackson Mitoso Alho6.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.