???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlho, Jackson Mitoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1278825736006524por
dc.contributor.advisor1Sanavria, Argemiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370694532689900por
dc.contributor.referee1Sanavria, Argemiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370694532689900por
dc.contributor.referee2Santos, Tiago Marques dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3348705741012678por
dc.contributor.referee3Vilela, Joice Aparecida Rezende-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078710955654000por
dc.date.accessioned2022-02-16T13:52:18Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationALHO, Jackson Mitoso. Arranjo produtivo local da piscicultura e sua contribuição para o ensino e aprendizagem no contexto do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas – Campus Coari. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5390-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas Campus Coari (IFAM/CCO) com participação de 13 alunos do Curso Técnico de Recursos Pesqueiro na forma subsequente. O objetivo principal do trabalho foi analisar como o arranjo produtivo local da piscicultura, seus saberes e competências contribuem na formação dos Técnicos em Recursos Pesqueiros do IFAM Campus Coari-AM, para tanto, realizou-se a pesquisa-ação por meio de uma oficina pedagógica que exigiu uma estrutura de relação entre pesquisador e pessoas envolvidas no estudo da realidade do tipo participativo e coletivo. A oficina pedagógica aconteceu em dois momentos, sendo que o primeiro acorreu na Fazenda São Francisco envolvendo alunos, professores, produtores de peixes, onde foi desenvolvida atividade práticas do dia a dia do profissional Técnico em Recurso Pesqueiro. Em um segundo momento foi realizado uma roda de conversas no IFAM Campus Coari, com alunos, professores, piscicultores e demais agente do Arranjo Produtivo da Piscicultura no município de Coari, na oportunidade foi discutido o processo de ensino e aprendizagem a partir das experiências em arranjo produtivo local, em específico o da piscicultura, enfatizando a percepção dos discentes sob a ótica da relação entre conhecimentos científicos e tradicionais. Por meio dos resultados e a luz de autores como Paulo Freire e Edgar Morin, evidenciou-se a importância dos saberes tradicionais na construção de um processo de ensino e aprendizagem capaz de sensibilizar e motivar os alunos a buscar o conhecimento apoiado a sua realidade local. Mediante esta compreensão reafirmou-se a relevância deste trabalho para discente, professores, comunidade acadêmica do IFAM Campus Coari e Agentes do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura, que passam a ter mais um instrumento que reforça a ideia de repensar os métodos de ensino empregados, que na maioria dos casos desconecto da realidade local do sujeito da ação.por
dc.description.abstractThis research was developed within the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Coari Campus (IFAM/CCO) with the participation of 13 students of the Technical Course of Fishery Resources in the subsequent form. The main objective of this work was to analyze how the local productive arrangement of fish farming, their knowledge and skills, contribute to the training of Fishery Resources Technicians at IFAM Coari Campus. To this end, action research was carried out through a pedagogical workshop that required a relationship structure between the researcher and people involved in the study of the participative and collective reality. The pedagogical workshop took place in two moments; the first one occurred at Fazenda São Francisco, where practical activities made daily by a technical professional in Fishery Resources were developed, involving students, teachers and fish producers. In a second moment, a conversation round was held at IFAM Coari Campus with students, teachers, fish farmers and other fish farming productive arrangement agents in Coari. On that occasion, the process of teaching and learning from the experiences in local productive arrangement, specifically in fish farming, was discussed, emphasizing the students' perception from the perspective of the relationship between scientific and traditional knowledge. Through the results and the light of authors such as Paulo Freire and Edgar Morin, it is highlighted the importance of traditional knowledge in the construction of a teaching and learning process that is capable of sensitizing and motivating students to seek knowledge supported by their local reality. Through this understanding, it is reaffirmed that this work is relevant to students, teachers, the academic community of IFAM and fish farming local productive arrangement agents, who now have another instrument that reinforces the idea of rethinking the teaching methods employed, which are, in most cases, disconnect from the local reality of the subject of the action.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-02-16T13:52:18Z No. of bitstreams: 1 2019 - Jackson Mitoso Alho.pdf: 6713964 bytes, checksum: 5190168046c48b8108e6c03b62710c4c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-16T13:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Jackson Mitoso Alho.pdf: 6713964 bytes, checksum: 5190168046c48b8108e6c03b62710c4c (MD5) Previous issue date: 2018-08-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68204/2019%20-%20Jackson%20%20Mitoso%20Alho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAMARAL FILHO, Jair do. Sistemas e arranjos produtivos locais. Planejamento e Políticas públicas. Brasília, n.36 jan/jun. 2011. ANASTASIOU, L.G. C; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem.Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PISCICULTURA (PEIXE BR), Anuário da PeixeBR da Piscicultura 2019. Disponível em: https://www.peixebr.com.br. Acessado em 15 fev. 2019. AZEVEDO, B. O Setor informal em uma dinâmica de desenvolvimento local: indústria, família e território. Ensaios FEE, Porto Alegre, v.18, n.2, 1997. BARROS, A.B.G.; OLIVEIRA DA SILVA, N.L.; SPINOLA, N.D. Desenvolvimento local e desenvolvimento endógeno: questões conceituais. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v.8, n.14, p. 90-98, jul. 2006. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. 3. ed. Brasília: MEC, 2016. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Recursos Pesqueiros do IFAM Campus Coari. Manaus, p. 1-156, 2016. CAPORALI, Renato; VOLKER, Paulo. Metodologia de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais: projeto PROMOS–SEBRAE–BID versão 2.0. Brasília: Sebrae, 2004. CASSIOLATO, José Eduardo; LASTRES, Helena MM. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. Pequena empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Dumará,, 2003. COSTA, E. J. M. Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Brasília: Mais Gráfica Editora, 2010. DEMO, Pedro. Educação científica. Revista brasileira de iniciação científica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 02-22, 2014. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Pesca e aqui cultura. Palmas: Embrapa, 2017. Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-pesca-eaquicultura/>.acesso em: 20 de abr. 2019. FERRETTI, D. M. L; ZIBAS, F. R; MADEIRA, M.L.P.B. FRANCO (Orgs.), Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p 151. FILHO, E. Z. Aquicultura: experiências brasileiras. Florianópolis: Multitarefa, 2003. FRANTZ, Walter; ANDREOLLI, Antônio Inácio. Desenvolvimento local, associativismo e cooperação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA, DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA. 2002, Ijuí. Anais. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p. 87-92. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessário à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 37 FREITAS, Tanise Dias. Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida: a racionalidade do piscicultor do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura no município de Restinga Seca no Rio Grande do Sul. Santa Maria, EdUFSM,2011. GANDRA, André Lima. O mercado de pescado da região metropolitana de Manaus. Proyecto Mejoramiento Del Acesso a los Mercados de ProductosPesqueros y Acuíclas de laAmazonia. CFC/FAO/INFOPESCA. 2010. GARCIA, Junior Ruiz; COSTA, AJD. Sistemas produtivos locais: uma revisão da literatura. In: Seminário de Gestão de Negócios da Faculdade Católica de Administração e Economia, 1., 2005, Rio de Janeiro. Resenha. Rio de Janeiro: PUC, 2005. P. 1-20. GOOLGE MAPS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Amazonas Campus Coari. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-4.0843427,-63.1429124,15z>. Acesso em: 25 de out. 2019. GOULDING, M; CARVALHO, M. L; & FERREIRA, E. J. G. Rio Negro, rich life in poor water: Amazonian diversity and food chain ecology as seen through fish communities. The Hague, NED: SPB Academic Publishing, 1998. GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS: Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN. Relatório de Ação Governamental síntese 2003- 2009. Manaus, AM, 2009. 419 p. HAMEL, Gary; PRAHALAD, Coimbatore K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Relatório estatístico, 2018. Disponível em; <https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php>. Acesso em: 15 dez. 2018. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Pesquisa da Pecuária Municipal, 2019. Disponível em:<https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3940>. Acesso em: 22 de jan. 2019. LEMOS, M.B.; SANTOS, F.; CROCCO, M. Arranjos produtivos locais industriais sob ambientes periféricos: condicionantes territoriais das externalidades restringidas e negativas. Minas Gerais: Cedeplar, 2003. MARSHALL. Alfred. Princípios de economia tratado introdutório. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1996. MELO, Aécio Rodrigues; STIPP, Nilza A. Freres. A Piscicultura em cativeiro como alternativa econômica para as áreas rurais. GEOGRAFIA, Londrina, v. 10, n. 2, p. 175-193, 2001. MORIN, E. Os sete saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Cortez, 2011. OLIVEIRA, Marcelo Batista de. Potencialidades e perspectivas do arranjo produtivo local da piscicultura no município de Pimenta Bueno-Rondônia. Porto Velho: UNIR, 2008. OLIVEIRA, R. C. O panorama da aquicultura no Brasil: A prática com foco na sustentabilidade. Revista INTERTOX de toxicologia, risco ambiental e sociedade, v.2, n.1, fev, 2009. PANTOJA-LIMA, J.; SANTOS, S.M.; OLIVEIRA, A.T.; ARAUJO, R.L.; SILVA-JUNIOR, J.A.L.; ARIDE, P.H.R. Pró-rural aquicultura: relatos das principais ações de extensão tecnológica e um panorama do setor aquícola do Estado do Amazonas. Revista de extensão do IFAM, Manaus, v. 1, n.1, p. 36-46, 2015. 38 PARENTE, Valdenei de Melo; BATISTA, Vandick da Silva. A organização do desembarque e o comércio de pescado na década de 1990 em Manaus, Amazonas. Acta Amazonica, Manaus, v. 35, n. 3, p. 375-382, 2005. PINELLI, J. L. da C. Perfil da piscicultura no Norte do Paraná. Andirá: EMATER, 1997. PORTER, Michael E. Como as forças competitivas moldam a estratégia. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, v. 7, p. 11-27, 1998. QUEIROZ, L.J; TORRENTE-VILARA, G; OHARA, W.M; PIRES, T.H.S; ZUANON, J; DORIA, C.R.C. Peixes do rio Madeira. Santo Antônio Energia. São Paulo, 2013. REIS, R. E; ALBERT, J. S; DI DARIO, F; MINCARONE, M. M; PETRY, P; ROCHA, L. A. Fish biodiversity and conservation in South America. Journal of Fish Biology, v. 89, n.1, p.12-47, 2016. SANTOS, G. M; FERREIRA, E. J. G; ZUANON, J. A. S. Peixes comerciais de Manaus. Manaus: Ibama/AM, Pró Várzea, 2006. SAVIANI, Dermeval et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 147-164. SHIROTA, R.; SONODA, D.Y. Comercialização de pescados no Brasil: caracterização dos mercados. In: CYRINO, J.E.P.; URBINATI, E.C.; FRACALOSSI, D.M.; CASTAGNOLLI, N. (Org.). Tópicos especiais em piscicultura de água doce tropical intensiva. São Paulo: TecArt, 2004. p.501-516. SIQUEIRA, T. V. Aquicultura: a nova fronteira para produção de alimentos de forma sustentável. R. BNDES, Rio de Janeiro; v, 25, n. 49, p. 119-170, jun. 2018. SOUZA, N. J de. Desenvolvimento regional. São Paulo: Atlas, 2009. STACCIARINI, J.M.R.; ESPERIDIÃO, E. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Rev. Latinoam. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 59-66, dez 1999. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. WEBER, A. Theory of the location of industries. Chicago: University of Chicago Press, 1929.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes tradicionaispor
dc.subjectArranjo produtivo localpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectPisciculturapor
dc.subjectTraditional knowledgeeng
dc.subjectLocal productive arrangementeng
dc.subjectTeaching and learningpor
dc.subjectFish farmingeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleArranjo produtivo local da piscicultura e sua contribuição para o ensino e aprendizagem no contexto do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas – Campus Coari.por
dc.title.alternativeLocal productive arrangement of fish farming and its contribution to teaching and learning in the context of the Technical Course in Fishery Resources of the Federal Institute of Amazonas – Coari Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jackson Mitoso Alho.pdf2019 - Jackson Mitoso Alho6.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.