???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4624
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: The text on scene: dialogism and interaction in the teaching of the textual genre fairy tale in the sixth year of the Elementary Education school.
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Alberto Hercules dos Santos Coelho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Gerson Rodrigues da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Gerson Rodrigues da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pasche, Marcos Estevão Gomes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Leite, Marcelo Andrade
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo geral identificar nas teorias do dialogismo e da interação, a partir de Bakthin e de pesquisadores de suas ideias, estratégias de ensino do gênero textual conto para o desenvolvimento de habilidades de leitura a ele associadas. Temos como hipótese que implementar o dialogismo através da leitura de textos que se relacionam, num processo de intertextualidade explícita ou implícita, comparando-os em perspectivas textuais e contextuais, pode contribuir para uma compreensão leitora mais eficiente dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para testar essa hipótese, estabelecemos as seguintes etapas de pesquisa: diagnosticar, utilizando perguntas elaboradas de forma tradicional, o nível de compreensão textual dos alunos através de um teste inicial; avaliar os resultados parciais obtidos; implementar leitura diversificada e em diferentes semioses da história da "Chapeuzinho Vermelho", promovendo relações dialógicas entre os textos, a música e o vídeo; avaliar os resultados parciais e implementar o diagnóstico final. Assim, a fundamentação teórica estrutura-se principalmente a partir de obras seminais de Bakhtin (2003, 2013, 2014) e de seus principais pesquisadores, como Fiorin (2016), Brait (2005), organizadora de uma obra sobre dialogismo e construção do sentido em Bakhtin, e Barros & Fiorin (2011), abordando outros conceitos importantes do teórico russo, como polifonia e carnavalização. Para habilidades de leitura, trabalho com o gênero textual conto e construção da proposta de intervenção, utilizamos como referências Koch & Elias (2008), Rodrigues (2012) e Santos, Riche & Teixeira (2013). Optou-se pela pesquisa-ação, por partir do contexto do pesquisador, possibilitando a produção de um conhecimento mais prático.
Abstract: This work has by general objective to identify in the dialogism and interaction theories, from Backthin and researchers of his ideas, teaching strategiesof the textual gender tale to the developmentof reading abilities associated to it. We have as a hypothesis that to implement the dialogism throughthe reading of texts that relate to each other, in an explicit or implicit intertextuality process, comparing them in textual and contextual perspectives, may contributeto a more efficient reading comprehension of the sixth year’s studentsof the Elementary Education.To test this hypothesiswe have established the following goals: to diagnose, through the application of traditional questions, the reading comprehension level of the students through aninitial test; to evaluate the initial results obtained; to implement diversified reading and in different semeiosis of the "Chapeuzinho Vermelho" story, promoting dialogical relationsamong the texts, the song and the video; to evaluate the partial resultsand to implement the final diagnostic.Therefore, the theoretical foundationstructures itself mostly from seminal works of Bakhtin (2003, 2013, 2014) and of his main researchers, like Fiorin (2016), Brait (2005), organizer of a work about dialogism and meaning construction in Bakhtin, and Barros &Fiorin (2011), addressing other important concepts of the soviet theoretical, like polyphony and carnivalization. For reading skills, work with the textual gender Talee construction of the intervention proposal, we used as references Koch &Elias (2008), Rodrigues (2012) and Santos, Riche & Teixeira (2013). It has been optedby the action-research, for it goes from the researchercontext, allowing the production of a more practical knowledge.
Keywords: dialogismo
intertextualidade
conto de fadas
dialogism
intertextuality
fairy tale
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BARBOSA, Alberto Hercules dos Santos Coelho. O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6º ano do Ensino Fundamental. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4624
Issue Date: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa.pdf2018 - Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa6.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.