???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3999
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Conscientização da Problemática Ambiental no Ensino Agrícola, no Olhar do Geógrafo
Other Titles: Awareness of Environmental Issues in the Agricultural Education, in the Geographer's View
???metadata.dc.creator???: Pimentel, Gislene de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Silvia Maria Melo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lo Monaco, Paola Alfonsa Vieira
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo relata a importância do meio ambiente e sua condição basilar para uma melhor qualidade de vida. Descreve a concepção ambiental e suas implicações sociais, evidenciando a contribuição da educação através de uma pedagogia que promova os princípios e valores da sustentabilidade ambiental que não funciona isoladamente, mas em conjunto com a formação acadêmica, agregada aos valores ambientais. Destaca o importante fato da reestruturação da Educação Profissional e técnica de nível médio através do Decreto de nº 5.154/2004, consolidada pela Lei nº 11.741/2008 que tem por objetivo resgatar as contribuições acadêmicas geradas nas últimas décadas, as experiências institucionais e de grupos comunitários, além da reforma da educação no Brasil e a institucionalização do currículo por competências, inclusive na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. É relatada a importância histórica da Escola Agrícola inaugurada em 20 de abril de 1956, as denominações recebidas até chegar a atual nomenclatura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, recebendo a denominação de IFES – Campus Itapina. Os crescentes avanços tecnológicos na física, biologia molecular, genética, microeletrônica e química iniciadas com a “revolução verde” no começo da década de 60, têm provocado dramáticas e profundas transformações na agropecuária. A escola como instituição dinâmica articula os processos cognitivos com os contextos da vida, por isso os educadores devem ter consciência de seu papel em defesa do meio ambiente e, consequentemente, do seu papel com o sonhado desenvolvimento sustentável. Esta abordagem estimula um pensar e fazer sobre o meio ambiente diretamente ligado ao diálogo entre saberes, à participação, aos valores éticos como valores fundamentais para fortalecer a complexa interação entre sociedade/homem e natureza. Entretanto, condizente com a perspectiva sonhada os educadores que compõe a unidade de ensino devem trabalhar em conjunto, canalizando seus objetivos para um objetivo maior, ou seja, a preocupação em formar cidadãos compromissados com uma educação ambiental para a sustentabilidade que advêm de uma postura interdisciplinar adotada por todos os professores da instituição. É importante que seja evidenciada a interdisciplinaridade como fio condutor, não só do professor de geografia, mas de todo educador da instituição que num trabalho em equipe apresenta a interdisciplinaridade como um dos tratamentos adequados ao seu processo pedagógico.
Abstract: This study reports the importance of the environment and its fundamental condition for a better quality of life. It describes the environmental design and its social implications, showing the contribution of education through a pedagogy that promotes the principles and values of environmental sustainability that do not work isolated but joining with the academic formation together environmental values. The study highlights the important fact that the restructuring of the professional and technical education at high school level through Decreto n º 5.154/2004, consolidated by Lei nº 11.741/2008 that aims to rescue the academic contributions developed in recent decades, the experiences of institutional and community groups in addition to education reform in Brazil and the institutionalization of the curriculum by competencies, including the professional and technical education. It is reported the historical importance of the Agricultural School founded on April 20, 1956, diversed named until the current nomenclature Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, receiving the name of IFES - Campus Itapina. The increasing technological advances in physics, molecular biology, genetics, microelectronics and chemistry started with the "green revolution" in the early 60's, have caused dramatic and profound changes in agriculture. The school as a dynamic institution articulates the cognitive processes with the contexts of life, so educators must be aware of their role in defending the environment and hence their role played with the dream of sustainable development. This approach stimulates the thinking and doing about the environment directly connected to the dialogue among knowledge, to participation, and to ethical values as core values to strengthen the complex interaction between society /man and nature. However, consistent with the envisioned approach educators who make the teaching unit must work together, targeting their goals to a higher purpose, namely, the concern in forming citizens committed to environmental education for sustainability that comes from an interdisciplinary adopted by all professors. It is important that any evidence of interdisciplinarity as a guide, not only the geography teacher, but every teacher of the institution that provides a teamwork as one of the interdisciplinary treatment appropriate to his educational process.
Keywords: Educação agrícola
educação ambiental
geografia
disciplinas técnicas
agricultural education
environmental education
geography
technical disciplines
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PIMENTEL, Gislene de Oliveira. A Conscientização da Problemática Ambiental no Ensino Agrícola, no Olhar do Geógrafo. 2010.102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3999
Issue Date: 26-Nov-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Gislene de Oliveira Pimentel.pdf2010 - Gislene de Oliveira Pimentel3.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.