???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3606
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudos Metodológicos para Atendimento da Comunidade Indígena do Araçá, com Educação Profissional pelo Câmpus Amajari
Other Titles: Methodological Studies Community Care for Indigenous Araçá with the Professional Education Câmpus Amajari
???metadata.dc.creator???: Silva, Débora Soares Alexandre Melo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.contributor.referee2???: Kauss, Vera Lúcia Teixeira
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho foi apresentar possíveis alternativas metodológicas para que o Câmpus Amajari do Instituto Federal de Roraima possa atender às demandas formativas apresentadas pela comunidade indígena do Araçá na implantação e implementação de seus cursos, conforme previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional (2009-2013) visando o alcance de seus objetivos. É uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão bibliográfica e documental que trata desde a ocupação da Amazônia, surgimento do estado de Roraima e do município de Amajari, no qual está inserida a terra Indígena do Araçá e a comunidade de Araçá, passando pela demanda apresentada pela comunidade que foi registrada na audiência pública realizada com as 18 comunidades indígenas por ocasião da implantação do Câmpus de Amajari. Foi realizada a aplicação de questionários com os gestores e professores do referido Câmpus visando identificar o entendimento que os mesmo possuem em relação à educação para índios e ainda foram apresentadas como possibilidades metodológicas a Educação a Distância, Alternância e Itinerância. Verificou-se uma necessidade eminente de que a proposta escolhida seja discutida com a comunidade e a necessidade de capacitação da equipe do Câmpus Amajari visando à apropriação da fundamentação de tais possibilidades tendo em vista sua implantação.
Abstract: The objective of this study was to present possible options that the methodology for Câmpus Amajari Federal Institute of Roraima can meet the training demands presented by the indigenous community in the Araçá installation and implementation of their courses, as stipulated in the Institutional Development Plan aimed at achieving their goals. It is a qualitative study that involved the literature review and documentary comes from the occupation of the Amazon, the emergence of the state of Roraima and the municipality of Amajari, in which the land is part of the Indigenous community and Araçá, through the lawsuit filed by the community which was recorded in the public hearing with 18 indigenous communities during the implementation of the Câmpus Amajari also been carried out questionnaires with the managers and teachers of that Câmpus in order to identify the understanding we have about the same education for Indians and has been presented as a methodological possibilities distance, switching and roaming, the perceived need to consider that the proposal that is chosen must be discussed with the community and the Câmpus that urgently need to discuss such possibilities and principles.
Keywords: Educação Profissional
Educação Indígena; Alternância
Educação Agrícola
Itinerância
Educação a Distância
professional education
indigenous education
alternation
agricultural education
roaming and distance education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Débora Soares Alexandre Melo. Estudos Metodológicos para Atendimento da Comunidade Indígena do Araçá, com Educação Profissional pelo Câmpus Amajari. 2012. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3606
Issue Date: 10-May-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Debora Soares Alexandre Melo Silva.pdf2012 - Debora Soares Alexandre Melo Silva2.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.