???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3435
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tempo livre no internato: e agora, o que fazer?
Other Titles: Free time at boarding school: and now, what to do?
???metadata.dc.creator???: Marcelino, Daniela de Souza Carraro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Rosane Braga de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Fátima Niemeyer da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Campus São Vicente e teve como objetivo investigar a percepção dos alunos sobre o tempo livre no internato. Os alunos em regime de internato permanecem meses longe de seus familiares, passando a maior parte do dia em aulas teóricas e práticas. Entretanto, quando os afazeres habituais são cumpridos, os discentes queixam-se de poucas opções de lazer, reclamam de sedentarismo, e muitos procuram o serviço de Psicologia. Atividades de lazer ativo fazem com que as pessoas se exercitem, pratiquem e interajam, podendo chegar ao flow porque quando corpo e mente trabalham em harmonia surge a sensação de bem-estar. Por outro lado, o lazer passivo compreende ocupações em que apenas se assiste ou se recebe estímulos e informações, podendo levar ao marasmo. A metodologia foi bibliográfica, de campo e qualitativa. A fundamentação teórica baseou-se em pesquisadores sobre Psicologia Positiva, conceito de flow, atividades de lazer e sistema de internato. A metodologia utilizada foi uma entrevista semiestrutura, com 61 alunos em regime de internado, de 15 a 18 anos, de ambos os sexos. Todos os princípios éticos sobre pesquisa com seres humanos foram respeitados. As respostas foram categorizadas pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que 84,61% dos participantes gostariam de vivenciar mais ativamente o tempo livre na escola, através de esportes, trilhas, dança, música e atividades culturais. Outras respostas apontaram que as atividades de lazer ativo geram satisfação, num total de 61,19%, corroborando com pesquisas que afirmam que estas ocupações são prazerosas, facilitam atingir o flow, ao passo que o lazer passivo pode acarretar sedentarismo, problemas de saúde e estresse. Neste sentido, concluiu-se a necessidade de reformulação e implantação de novas atividades, pois o tempo livre dos alunos do regime de internato também faz parte de sua formação, proporcionando conhecimentos e oportunidades, e auxiliando-lhes a viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas.
Abstract: This research happened at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - Campus Saint Vincent and aimed to investigate the perceptions of students on the free time at the boarding school. Students attending boarding remain months away from their families, spending most of the day in theoretical and practical. However, when the normal duties are met, students complain of few options for recreation, complain of inactivity, and many seek the service of Psychology. Active leisure activities cause people to exercise, practice and interact, reaching the flow because when body and mind work in harmony arises a sense of well-being. On the other hand, passive leisure includes occupations in which only assists or receives information and stimuli, can lead to stagnation. The methodology is bibliographic and qualitative field. The theoretical framework was based on researchers on positive psychology, the concept of flow, leisure activities and boarding system. Semiestrutura an interview was conducted with 61 students under the hospital, 15-18 years, of both sexes. All ethical principles of human research were respected. The answers were categorized by content analysis of Bardin. The results showed that 84.61% of the participants would like to experience more active free time at school, through sports, hiking, dancing, music and cultural activities. Other responses indicated that the active leisure activities generate satisfaction, a total of 61.19%, corroborating studies that claim that these occupations are pleasurable, ease achieve flow, while passive leisure sedentary lifestyle can lead to health problems and stress. Thus, it was concluded the need to redesign and implementation of new activities as the students' free time the boarding is also part of their training, providing knowledge ¬ ments and opportunities, and helping them to live, socialize and work giving meaning to their lives.
Keywords: Regime de Internato
Educação
Lazer
Flow
Boarding
Education
Leisure
Flow
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARCELINO, Daniela de Souza Carraro. Tempo livre no internato: e agora, o que fazer? 2013. 2012. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3435
Issue Date: 28-Aug-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Daniela de Souza Carraro Marcelino.pdf2013 - Daniela de Souza Carraro Marcelino767.64 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.