???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, Fabio Luis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231210415160215por
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.advisor-co1Albino, Sirlei de Fátima-
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee2Correia, Maria Elizabeth Fernandes-
dc.date.accessioned2020-04-16T15:42:52Z-
dc.date.issued2013-04-25-
dc.identifier.citationBEZERRA, Fabio Luis. A pesquisa como elemento motivador para melhoria da aprendizagem. 2013.. 2013. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3432-
dc.description.resumoA ampliação e interiorização da Rede Federal de Ensino, realizada principalmente através da criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia através da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A criação dos Institutos, tem em sua concepção a visão de promover a educação para o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, na busca de soluções para os problemas da atualidade de forma dinâmica e interagindo com a sociedade. O domínio integrado de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, devem estar presentes no dia a dia agora de uma instituição que oferta desde o Ensino Básico à Pós-Graduação. Neste sentido o desafio de promover a Educação e a descoberta científica se estabelece como uma necessidade de desenvolvimento aliada, concomitante e desenvolvida já a partir do Ensino Básico, buscando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em busca do desenvolvimento local e regional. Neste contexto a Iniciação Científica Junior, denominação utilizada pelo CNPq, com referencia à Iniciação Cientifica no Ensino Básico, foi criada e incentivada a partir de 2003 e com financiamento de projetos a partir de 2010/2012, está presente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis desde o inicio dos financiamentos pelo CNPq em 2010, tendo produzido a introdução de uma cultura cientifica na instituição. Contudo esta inserção acontece dissociada do processo ensino aprendizagem, ou com pouca associação, onde em sua maioria realizase projetos que são elaborados pelos professores/orientadores como uma sequencia de atividades de seus mestrados ou doutorados, colocando os alunos como membros executores das atividades sem as vezes conhecerem os fundamentos básicos das pesquisas em desenvolvimento. O trabalho aqui apresentado seguiu os princípios da Educação pela pesquisa, da pesquisa como principio cientifico e educativos orientados por Pedro Demo, bem como a utilização dos conhecimentos científicos na produção de cidadãos autônomos, como sugerido por Paulo Freire. Identificou-se que na instituição da população amostra. Existem muitos avanços no processo educativo e científico, porém para realização de uma cultura de pesquisas, observou-se a necessidade de criação de mecanismos de orientação e formação para os estudantes antes de sua inserção no desenvolvimento de atividades de pesquisas, pois muitos dos estudantes recebidos pela instituição são oriundos de estabelecimentos que pouco ou nada incentivaram atividades neste sentido. Com relação à dificuldade / melhorias na aprendizagem dos estudantes através da inserção no meio cientifico, as percepções destes, de seus pais e docentes afirmam que esta atividade proporcionou um avanço e amadurecimento dos mesmos, quando estes se demonstraram muito mais participativos e interessados nas atividades de ensino e aprendizagem, porém, é perceptível principalmente pelos docentes a necessidade de revisão na forma e organização da oferta do curso técnico em Agropecuária no IFMT – Campo Novo do Parecis.por
dc.description.abstractThe enlargement and internalization of the Federal Net of Teaching, accomplished mostly through the Education Science and Technology Federal Institutes creation through the Law nº 11.892, December, 29th, 2008. The Institutes creation has in its conception the vision of promoting the education for the work, the science, the technology and the culture, in the solutions search for the actuality problems of dynamic form and interacting with the society. The domain integrated of scientific, technological knowledge and partner-historical should be present in day by day now of an institution that offers since the Basic Teaching to the Post graduation. In this sense the challenge of promoting the Education and the scientific discovery establishes as a need to allied development, concomitant and developed already from the Basic Teaching, seeking the teaching activities development, research and extension, in search of the local and regional development. In this contest the Scientific Initiation Junior, denomination used by CNPq, with references to the Initiation Scientific in the Basic Teaching, It was created and encouraged starting from 2003 and with projects financing starting from 2010/2012, it is present in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis since initiate it of the financings by CNPq in 2010, it produced the introduction of a culture scientific in the institution. However this insert happens dissociated of the process teach learning, or with little association, where in its majority it accomplishes projects that are elaborated by teacher/orienting as a sequence of activities of your mastering or doctorates, putting the students as activities members executioners without times know the basic foundations of the researches in development. The presented work followed the Education principles by the research, of the research as an initiate scientific and educational guided by Pedro Demo, as well as the utilization of the scientific knowledge in the citizens' freelance production, as suggested by Paulo Freire. It identified that in the population sample institution. There are lots of advances in the educational and scientific process, however for accomplishment of a researches culture, the need to orientation mechanisms creation was observed and formation for the students before her insert in the researches activities development, because many of the students received by the institution are derived of establishments that little or anything encouraged activities in this sense. With regard to the difficulty / improvements in the students' learning through the insert in the middle scientific, the perceptions of these, of their parents and educational affirm that this activity provided an advance and ripeness of the same, when these demonstrated much more participative and interested in the teaching and learning activities, however, it is perceptible mostly by the teachers the necessity to revision in the offer form and organization of the technical course in Combined agriculture in IFMT – Campo Novo do Parecis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-04-16T15:42:52Z No. of bitstreams: 1 2013 - Fábio Luis Bezerra.pdf: 1823904 bytes, checksum: aff7e1b9cc950409b61c36d8492d666a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-16T15:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Fábio Luis Bezerra.pdf: 1823904 bytes, checksum: aff7e1b9cc950409b61c36d8492d666a (MD5) Previous issue date: 2013-04-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14076/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16180/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22460/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28902/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35196/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41654/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47990/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54488/2013%20-%20F%c3%a1bio%20Luis%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBINO, S. F. A arte de ensinar a fazer pesquisa: a importância dos educadores no ensino médio e técnico para o despertar da vocação científica – em Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar – IV MICTI, II Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - II FONAIC-EMT, Concórdia, SC, 17, 18 e 19 de novembro de 2010, Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. ________ Iniciação científica. 2008. Disponível em: < http://www.sed.sc.gov.br/educadores/incentivo-a-iniciacao-cientifica > Acesso em: 15 de Janeiro 2013. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Tese apresentada pela Diretoria do Ensino Agrícola à 4ª Conferencia Nacional de Educação. DEA/MEC, 1969. ________ Lei nº 4.024, de 20 de dezembro 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial [da] União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27 dez. 1961. ________ Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° graus. Diário Oficial. 12 ago. 1971. ________ Decreto nº 83.935, de 04 de setembro de 1979. Altera a denominação dos estabelecimentos de ensino que indica, Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (COAGRI). Escola Agrotécnica Federal. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 set. 1979. ________ Lei 8.948. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, Ministério de Educação e Cultura, 1994. ________ Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez.1996. ________ Decreto n º 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ________ Lei nº 5.154, de 23 de julho 2004. Regulamenta o Par. 2 do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jul. ________ Lei nº 11.892, de 29 de dezembro 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e 50 tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. _________ Notícias. 2009. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/setec/> Acesso em: 25 de janeiro 2013. BIANCHETTI, L.; MACHADO, A.M.N. reféns da produtividade” sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. 2011. Em http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT09-3503--Int.pdf . acesso em 15/02/2013. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1995. CORTELA, M.S. A escola e o conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e políticos. 10 Ed. São Paulo, SP: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006. ( Coleção Prospectiva; 5 ) CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Anexo V: Iniciação Científica Júnior - ICJ - Norma Específica in: Resolução Normativa 017/2006: Bolsas por Quota no País. 2006. Disponível em: http://www.cnpq.br/normas/rn_06_017_anexo5.htm acesso em 06 junho 2011. ________CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013. Em http://www.cnpq.br/web/guest/a-criacao. acesso em 14/02/2013. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. Ed. Campinas, SP: Autores associados, 2005. ( coleção educação contemporânea). ________ Pesquisa: Principio cientifico e educativo, 13. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009. ( Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.14). FAQUETI, M. F.; ALBINO, S. F. A construção colaborativa de projetos de Pesquisa In: Workshop sobre informatica na escola, 28., Belém PA, 2008. FAZENDA, I. (org.), Metodologia da pesquisa educacional. 11. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2008. (Biblioteca da educação. Série I . Escola; v.14). FERREIRA, L.A. Formação técnica para o ecodesenvolvimento: uma avaliação do ensino técnico agrícola em Santa Catarina no período 1992-2002. 2003. 202f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2003. FRANCO, M.L.P.B. Ensino Médio: desafios e reflexões. Campinas (SP): Papirus, 1999. 51 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996. ( Coleção Leitura ). FRIGOTTO, Gaudencio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudencio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradição. São Paulo: Cortez, 2005. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas, 1999. ________ Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. – São Paulo, SP: Atlas 2010 INEP - Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Censo 2011. Em http://portal.inep.gov.br/basica-censo acesso em 01/05/2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, 2013. Em www.ifmt.edu.br. Acesso em 01 de março de 2013. _______ Campus Cáceres, 2013. Em http://www.cas.ifmt.edu.br/?_=/noticias&wtd=wt187LLtmQ3U5Y7l. Acesso em 15 de fevereiro de 2013. _______ Campus Campo Novo do Parecis, 2013. Em http://www.cnp.ifmt.edu.br/webui/index.zul?campus=CNP. Acesso em 15 de fevereiro de 2013. _______ Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, 2013. Em http://www.cba.ifmt.edu.br/webui/index.zul?campus=CBA. Acesso em 10 de fevereiro de 2013. _______ Campus São Vicente, 2013. Em http://www.svc.ifmt.edu.br/webui/index.zul?campus=SVC. Acesso em 10 de fevereiro de 2013. KUENZER, A.Z. A Reforma do Ensino Técnico no Brasil e suas conseqüências. Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação. Rio de Janeiro, RJ. v.6, n.20, p.365-384, jul/set.1995. MINAYO, M.C.de S.(org.). et. al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. 52 OLIVA, G. desafios e oportunidades para a ciência brasileira. 2012. Em: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/- /journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/335882 PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010. PERRENOUD, P. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001. PIVA, Maqueli Elizabete. Educação Profissional Brasileira e Assistência Estudantil nos Cursos Técnicos: um estudo de caso no IFRS – Campus Sertão. 2011. 73 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2011. SANTOS, A. Conceitos e Práticas Transdisciplinares na educação. 1ª edição, Seropédica, RJ. Imprensa Universitária, UFRRJ, 2008. SHINYASHIKI, R.T. Sem medo de vencer. Edição especial. São Paulo, SP: Gente, 2005. SOARES, A.M.D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação. 2003. 251f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.) – Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2003. SOBRAL, F.J.M. A formação do técnico em agropecuária no contexto da agricultura familiar do oeste catarinense. 2005. 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. 2005. TIBA, I. Quem ama educa!. São Paulo, SP: Gente, 2002. VANIN, M. , A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina. 2008. 84f. Dissertação ( Mestrado em Educação Agrícola ) – Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2008. WATERS, L. Inimigos da esperança. Publicar, perecer e o eclipse da erudição. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2006.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducar pela pesquisapor
dc.subjectMelhoria na Aprendizagempor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducate by the researcheng
dc.subjectImprovement in the Learningeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA pesquisa como elemento motivador para melhoria da aprendizagem. 2013.por
dc.title.alternativeThe research as element motivator for learning improvement. 2013eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Fábio Luis Bezerra.pdf2013 - Fábio Luis Bezerra1.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.