???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3072
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Ambiental no Meio Rural: Estudo das Práticas Ambientais na Escola União, Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri, Acre, Brasil.
Other Titles: Environmental Education in Rural Areas: Study of Environmental Practices in School Union, Chico Mendes Extractive Reserve in Xapurí, Acre, Brazil.
???metadata.dc.creator???: Souza, Erasmo Menezes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jorge Luiz de Goes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbé, Tatiane da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: No cenário mundial são explícitas as discussões em torno das práticas ambientais, tornando-se a cada dia que passa um dos fatores mais importantes para a implantação de uma consciência a cerca da realidade do mundo em que vivemos e suas relações com o meio. Nesse contexto, se torna necessário a inserção dentro dos planos pedagógicos das disciplinas regulares de forma transversal, conteúdos relacionados com a temática das práticas ambientais, enfatizando a importância da criação de uma conscientização que vai além de atividades regulares desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, esse estudo visa a compreensão das práticas e sua contextualização social na Escola União, colocação Rio Branco, na reserva extrativista Chico Mendes. Trata-se de uma análise qualitativa, documental, realizada através do diagnóstico de documentos oficias e não oficiais, bem como entrevistas com moradores nativos da região. Os resultados nos mostram que ao se trabalhar em conjunto das disciplinas regulares assuntos relacionados à problemática envolta na prática de Educação Ambiental, surge a conscientização e consequentemente a formação de um individuo preocupado não somente com ele mas com todo o meio em que está inserido. Tal explicita novas formas de relação que permite a confirmação da execuação de um tipo de Educação Ambiental transformadora.
Abstract: On the world stage are explicit discussions around environmental practices, becoming with each passing one of the most important factors for the implementation of an awareness about the reality of the world we live in and its relations with the noon. In this context, the insertion becomes necessary within the educational plans of the regular disciplines transversely content related to the topic of environmental practices, emphasizing the importance of creating an awareness that goes beyond the regular activities in the classroom. Thus, this study aims to understand the social practices and their contextualization in School Union, placement Rio Branco, in the Chico Mendes Extractive Reserve. This is a qualitative, document analysis, performed through the diagnosis of official and unofficial documents, as well as conversations with native residents. The results show that awareness and consequently the formation of a concerned individual not only with him but with all the means in which it appears to be working together disciplines of regular issues related to problematic shrouded in practice Environmental Education, arises. Such explicit new forms of relationship that allows confirmation of execuação a kind of transformative environmental education
Keywords: Processos politico-educacionais
Tranversalidade
Práticas socioambientais
Political and educational processes
Tranversality
social and environmental Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Erasmo Menezes de. Educação ambiental no meio rural: estudo das práticas ambientais na Escola União, Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri, Acre, Brasil.. 2014. [35 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3072
Issue Date: 28-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Erasmo Menezes de Souza.pdf Erasmo Menezes de Souza4.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.