???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2986
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de novas tecnologias no Ensino Médio sob a visão de influências sociais: estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Barauna, Cristiano de Jesus de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Orlando dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Orlando dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbosa, Aline Mauricio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Busse, Ronaldo da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, fomos a campo buscar na prática, em sala de aula, respostas a questões ligadas a um aprendizado mais efetivo, através de práticas educativas e modelos pedagógicos que privilegiem um maior dinamismo com a utilização de recursos tecnológicos. Além disso, buscamos verificar se, de alguma forma, fatores socioeconômicos e culturais podem estar atrelados a condições que propiciem para maior êxito na aprendizagem e construção de conceitos em Matemática, em específico, sobre Cônicas em Geometria Analítica. Para isso, utilizamos alguns princípios da engenharia didática como metodologia. Utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, como uma importante ferramenta, um recurso, na construção das sequências didáticas com o objetivo de torna-las mais atrativas e facilitar a observação de propriedades consideradas fundamentais, numa perspectiva diferente da habitualmente trabalhada nas escolas. Contamos em nossa pesquisa, com dois grupos concluintes do Ensino Médio provenientes de escolas Públicas situadas na região da Baixada Fluminense e com diferentes perfis socioeconômicos que tornaram-se objetos de nossa análise.
Abstract: In this study, we went to search at the practice field, in the classroom, answers to questions linked to a more effective learning through educational practices and pedagogical models that favor more dynamic with the use of technological resources. We also seek to verify that, somehow, socioeconomic and cultural factors may be linked to conditions conducive to greater success in learning and building concepts in mathematics, in particular on Conical in Analytic Geometry. For this, we use some principles of engineering as didactic methodology. We use the software GeoGebra dynamic geometry, as an important tool, a resource, the construction of teaching sequences aiming to make them more attractive and facilitate the observation of fundamental properties considered in a different perspective than normally worked in schools. We rely on our research with two groups of high school graduates from public schools located in the Baixada Fluminense region and with different socioeconomic profiles that have become objects of our analysis.
Keywords: Matemática
GeoGebra
Cônicas
Ensino Médio
Aprendizagem
Fatores Sociais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: BARAUNA, Cristiano de Jesus de Oliveira. O uso de novas tecnologias no Ensino médio sob a visão de influências sociais: estudo de caso. 2014. 81 f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2986
Issue Date: 28-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Cristiano de Jesus de Oliveira Barauna.pdfDocumento principal3.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.