???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2864
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem no VMT-Chat: um estudo de caso focado no raciocínio combinatório de licenciandos de pedagogia
Other Titles: Learning on VMT-Chat: A case study focus edon the combinatorial reasoning of undergraduates in pedagogy
???metadata.dc.creator???: Salles, Aline Terra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bairral, Marcelo Almeida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Powell, Arthur B.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Kindel, Dora Soraia
???metadata.dc.description.resumo???: A aprendizagem matemática dos licenciandos em Pedagogia tem sido alvo de muitas reflexões e estudos. Uma das preocupações relaciona-se ao conteúdo específico que deve ser ensinado aos (as) futuros (as) pedagogos (as). Reconheço que essa preocupação seja pertinente e, por esse motivo, quero apresentar contribuições relacionadas às estratégias de formação inicial que podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento matemático dos discentes de Pedagogia. Concretamente, quero investigar possíveis contribuições que a implementação de atividades introdutórias de combinatória em um ambiente virtual (o VMT-Chat) pode trazer para o desenvolvimento do raciocínio matemático e favorecer heurísticas emergentes nesse processo de aprendizado online. As sessões virtuais foram realizadas em três turmas de um curso de Licenciatura em Pedagogia. Mediante estudo de caso, a análise teve como foco encontrar aspectos do discurso que evidenciaram o desenvolvimento do raciocínio matemático e as estratégias de resolução online adotadas pelos participantes. Como resultados, identifico duas heurísticas utilizadas pelos aprendizes na resolução online de uma atividade de combinatória: a árvore e a listagem de possibilidades. A investigação também ressalta que o VMT- Chat mostrou-se um cenário frutífero para interações e trocas discursivas de diferente natureza
Abstract: The mathematics learning of undergraduates in Pedagogy is the subject of several questions. One concern relates to the content that’s hold be taught to future early childhood educators. I recognize that this concern is relevant and for that reason I want to bring reflections related to initial education strategies that can assist in the development of mathematical thinking of students from pedagogy. Specifically, I investigate possible contributions which the implementation of combinatorial introductory activities in a virtual environment: The VMT-Chat, can bring to the development of mathematical reason inland favor heuristics that emerge from the virtual learning process. Studies focusing on learning in virtual scenarios indicate that the analysis of on line interactions enables the teacher to construct discursive strategies to contribute to the continuity of collaborative debate. The virtual sessions were held in three classes of a Licentiate course in Pedagogy and the analysis has focused on finding aspects of speech which show the development of mathematical reason in grand resolution strategies adopted by the participants. As initial results, I identify two heuristics used by learners in the online resolution of a combinatorial activity: the tree and the list of possibilities. The research also points out that VMT-Chat proved a singular environment for discursive interactions of different nature
Keywords: VMT- Chat
aprendizagem em ambiente virtual
raciocínio combinatório
discentes de Pedagogia
virtual learning
combinatorial reasoning
undergraduate’s students of Pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SALLES, Aline Terra. Aprendizagem no VMT-Chat: um estudo de caso focado no raciocínio combinatório de licenciandos de pedagogia. 2014. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2864
Issue Date: 29-Jan-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Aline Terra Salles.pdfAline Terra Salles3.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.