Recent Submissions
A construção da identidade docente de estagiários de Educação Física no estágio curricular supervisionado: uma pesquisa bibliográfica
O presente estudo bibliográfico discorre sobre a construção da identidade docente dos estagiários de Educação Física (EF) no estágio curricular supervisionado (ECS). A questão central a ser respondida é como os estudos científicos selecionados a partir da revisão de literatura desta pesquisa estão problematizando e discutindo a construção e reconstrução da identidade docente dos estagiários de EF no ECS, bem como, quais os motivos que levam pesquisadores a investigarem a temática. Na tentativ...
A escola para índios no Rio de Janeiro: o que dizem os anos de 1845 a 1875
Propusemos um retorno ao século XIX, durante o Império, mais precisamente ao momento em que os indígenas estavam na Corte do Rio de Janeiro e sendo submetidos às regras de convívio estabelecidas na época. Podemos dizer que aqueles grupos formaram os precursores dos índios em contextos urbanos do século XXI. Neste sentido realizamos visitas aos acervos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Arquivo Digital dos Capuchinhos e Exposições. Além destes consultamos fontes ...
Política de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
A presente pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo de analisar a política de acessibilidade e inclusão e identificar os suportes oferecidos por esta Universidade para garantir a participação efetiva de estudantes com deficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante o apoio e o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Dialogamos com a legislação em vigor e referenciais teóricos como, Paulo Freire (199...
O ofício educador do mestre de Capoeira
Esta pesquisa foi realizada com mestres de capoeira no estado do Rio de Janeiro, vindos de diferentes cidades e com perfis diferenciados. O principal objetivo foi conhecer quais perspectivas esses mestres possuem sobre o seu trabalho enquanto “educadores da capoeira”. Partindo da hipótese de que na relação ensino-aprendizagem da capoeira há elementos de extrema complexidade para o aprendizado de todos os envolvidos, como os mestres pensam atingir seus alunos não somente no que se refere ao en...
A construção de ambientes educativos e dos princípios formativos de educadores ambientais na proposta da “ComVivência Pedagógica”
A crise civilizatória que vivenciamos, que se expressa com veemência na emergência climática, evidencia a necessidade de mudanças radicais nos padrões que alicerçam os modos de vida modernos, incompatíveis com a preservação e manutenção da vida em sua diversidade. Na formação de educadores ambientais, tal radicalidade indica a pertinência de se promover processos formativos igualmente radicais, no sentido de tocar nas raízes da lógica negligente e destrutiva que sustenta este sistema e o dif...
Um diálogo entre oprimidos: quando o analfabeto de Paulo Freire encontra o Caliban de William Shakespeare
William Shakespeare (1564-1616) e Paulo Freire (1921-1997) são figuras de relevância em suas respectivas áreas do saber, literatura e educação. A priori, não tradicionalmente pensados de forma conjunta. Contudo, esta dissertação apresenta o encontro dialógico de ambos, a partir de um olhar não hegemônico de investigação, tendo como escopo a personagem Caliban da peça shakespeariana A tempestade (1610-1611) e os adultos analfabetos aos quais o pedagogo Paulo Freire se dirigia com seu método de...
Programa de Estudante-Convenio de Graduação - PEC-G: o que nos dizem as alunas africanas sobre as universidades públicas do Rio de Janeiro
Este trabalho se volta a interrogar do continente africano vinculadas ao Programa Estudante – Convenio de Graduação – PEC-G. Abordamos, através de suas falas e olhares o tratamento recebido por elas, no âmbito universitário onde estudam. Nos interessou sobre como são recepcionadas em sua chegada na universidade como o preparo da instituição para este grupo de alunas. Nosso objetivo aqui é identificar como gênero e raça operam na trajetória educacional e escolares de alunas africanas beneficiá...
Pedagogia e escuta responsiva - A cultura da infância na EEI-UFRJ: por práticas pedagógicas dialógicas
Este estudo tem por objetivo identificar a ação das crianças nas práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola de Educação Infantil da UFRJ, por meio das narrativas da professora, das crianças e suas enunciações Bakhtin (2017), ao longo dos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. O trabalho será apresentado no formato de crônicas, assumindo uma perspectiva bakhtiniana que entende que ciências humanas tratam da relação entre pessoas, sujeitos expressivos e falantes. O estudo se dividirá em três partes...
Utilização dos jogos nas práticas de ensino de matemática: ferramentas de aprendizagens em escolas do campo na Baixada Fluminense
O presente trabalho observa e analisa os métodos e as técnicas utilizadas pelos professores no uso dos jogos no ensino de matemática, investiga a partir de intervenção pedagógica com jogos, os impactos causados e se a presença do lúdico na escola do campo colabora para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada em duas escolas do campo, sendo elas: Escola Municipal Rio D’ouro, localizada em Japeri e Escola Estadual Municipalizada Bananal, localizada em Seropédi...
Metodologias ativas e tecnologias digitais em rede: dialogismo e interatividade no ensino superior
A presente pesquisa propõe investigar o papel mediador das metodologias ativas e tecnologias digitais em rede nos processos de aprender e ensinar, frente às transformações sociotécnicas que permeiam a sociedade com a forte presença da cultura digital. Este trabalho de doutorado objetiva pensar sobre a formação de professores neste contexto. A partir da análise de Estudos de Caso com base no método da roda de conversa foi possível compreender como os estudantes de pedagogia percebem as contrib...
Memórias da(o) Pedagoga(o): a construção docente pelas narrativas de alfabetização e letramento das (os) estudantes da UFRRJ
O presente trabalho buscou refletir sobre os caminhos pedagógicos trilhados por oito mulheres e um homem, estudantes do quarto período de Pedagogia do primeiro semestre de 2019, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em seu ‘fazer-se professora (or)’, recuperando memórias de diferentes momentos formativos, desde alfabetização até os dias atuais. Essas memórias são construídas por meio do uso de procedimentos metodológicos do ateliê biográfico descrito por Delory-Momberger (2006) de c...
“Uma Marca de Governo”: a Base Nacional Comum Curricular no município de Nova Iguaçu
sta dissertação acompanhou a implementação de uma política curricular nacional no âmbito municipal, em Nova Iguaçu, na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. O tema está atrelado a implementação de uma política curricular em curso no país. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é documento de caráter normativo e definidor de um conjunto de aprendizagens essenciais que pretende assegurar direitos de aprendizagem que visam à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva...
O IFRJ, em São Gonçalo, e a educação das relações étnico-raciais
As modificações ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, a partir da promulgação de Leis como a 10.639/2003 e a 11.645/2008, trouxeram a esperança de um novo cenário no que diz respeito ao campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, ERER’s, no Brasil. No entanto, depois de quase duas décadas de existência desse primeiro dispositivo legal e uma década do segundo, respectivamente, considerando-se os anos de 2003 e 2008, poucas mudanças são observadas no que tange a...
Imaginar e criar: o uso da linguagem de computação numa perspectiva inclusiva
A presente pesquisa se propõe a refletir sobre o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças público-alvo da Educação Especial, a saber: deficiência intelectual, autismo e altas habilidades/superdotação. Diante dessa temática, no processo de elaboração desse estudo, defendemos a seguinte tese: A interação entre os sujeitos e deles com a linguagem de computação afeta de forma significativa a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores dos mesmo...
Entre esforços e resistências: reflexões sobre gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense
O presente estudo tem o propósito de refletir sobre as questões de gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense/RJ. Os temas propostos para este trabalho têm sido alvo de críticas e posicionamentos severos de grupos fundamentalistas e conservadores, mas é basilar que o espaço escolar desenvolva seu trabalho pautado na diversidade que emerge a vida em sociedade. Neste sentido, falar das diferenças num espaço de formação docente se faz necessário, uma vez que a docênc...
Os burocratas de médio escalão e a oferta de creches e pré-escolas em um município de pequeno porte: o caso de Pinheiral/RJ
Este trabalho dissertativo é fruto da pesquisa de mestrado que tem como foco analisar a política pública de ampliação de creches e pré-escolas em um município de pequeno porte. Como campo de investigação foi definido o Município de Pinheiral, situado na região sul do Estado do Rio de Janeiro. A presente pesquisa tem como objetivos específicos investigar as estratégias, que a Prefeitura deste município do sul fluminense está utilizando para dar efetividade à política pública de oferta de crech...
A formação docente nas escolas do Campo de Nova Iguaçu-RJ. um estudo sobre formação continuada SEMED/NI
O presente trabalho investiga o processo de consolidação da Educação do Campo no município de Nova Iguaçu, regimentos, legislações, e a formação continuada das escolas do campo. Para isso, aponta os dispositivos legais que regulamentam a educação do campo no Brasil, para que de fato se tenha uma educação do campo e no campo com qualidade. Há poucos estudos sobre esta modalidade de ensino, por isso a importância de se discutir esse tema, na perspectiva legislativa. Diante disso, surgiu a ...
No silêncio entre as palavras: um atalho nos caminhos da docência
Este trabalho analisa o fenômeno literário no âmbito da prática docente inicial, por meio de um relato autobiográfico, a partir do qual a autora vem rememorando um caminho de encontros e reencontros com a arte literária. Caminho este que se inicia em sua trajetória de formação escolar e posteriormente se reconfigura em sua formação e prática docente. Compreende-se que o trabalho docente tem caráter singular por se tratar de um oficio em que se estabelece relações estritamente humanas. Neste c...
Quem vê cara não vê orientação, nem a identidade de gênero: compreensões e práticas docentes frente às LGBTIfobia na escola
Lésbicas, gays, bissexuais, mulheres travestis, mulheres transexuais, homens transexuais e pessoa intersexo (LGBTI) sofrem a LGBTIfobia na escola. Mesmo sendo crime análogo ao racismo (STF, 2019), na escola essa LGBTIfobia se manifesta na deslegitimação de discursos que abordam a orientação sexual e a identidade de gênero enquanto categorias científicas. As pesquisas que teorizam sobre esses silenciamentos da escola com a LGBTIfobia se organizam através das pedagogias da sexualidade (LOURO, 1...
O ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas de professores do Ensino Médio de Nova Iguaçu
O ensino de língua não vai bem; já está na boca de muitos a crítica de que a escola não estimula a formação de leitores, não forma alunos capazes de ler e entender manuais, relatórios, códigos, instruções, poemas, crônicas, resumos, gráficos, tabelas, artigos, editoriais e muitos outros materiais escritos e também de produzir por escrito esses materiais (ANTUNES, 2009). O objetivo desta pesquisa é discutir as perspectivas de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio que atuam na educaç...
- 285 UFRRJ
- 251 Dissertação
- 34 Tese
- 53 2020 - 2022
- 232 2011 - 2019
- 285 application/pdf
- 285 Acesso Aberto