???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2511
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O cotidiano de Educação Física escolar: a percepção dos atores sociais em um colégio público de Seropédica
Other Titles: THE DAILY LIFE OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: The perception of social actors in a uublic college of Seropédica-RJ
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Regis Alexsandro Taveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cupolillo, Amparo Villa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Copolillo, Martha Lenora Queiroz
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o cotidiano da Educação Física Escolar por meio da percepção dos atores sociais em um colégio público de Ensino Médio de Seropédica/RJ e verificar em que medida as políticas educacionais PCN’s e Matriz Curricular do ENEM - Nacional e Currículo Mínimo – do Estado do Rio de Janeiro, a partir da década de 90 do século XX, tem contribuído com o cotidiano da Educação Física Escolar em um Colégio Público de Seropédica/RJ. As políticas educacionais foram escolhidas tendo como critério a mudança curricular do Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativa, com inspiração da pesquisa participativa a qual acreditamos proporcionar questões que nos levem ao diálogo entre as Políticas Públicas Educacionais selecionadas para a pesquisa e a Educação Física. Os sujeitos que participaram deste estudo, em pesquisa de campo, são docentes de Educação Física e discentes do Ensino Médio, em colégio público do Estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: entrevistas semi-estruturadas e registros de campo, fruto da observação no cotidiano de trabalho dos professores. A análise dos dados se realizou à luz do referencial teórico sobre o cotidiano escolar, as políticas públicas educacionais e a educação física escolar, em constante diálogo com fontes teóricas e sujeitos da pesquisa. Notamos que os professores do colégio em questão utilizam as Políticas Educacionais, como: PCN´s, Matriz Curricular do ENEM e Currículo Mínimo – apesar de a pesquisa ser realizada no mesmo ano de sua publicação - na construção de suas aulas, de forma a tentar incluir o que elas têm de mais relevante para o seu cotidiano.
Abstract: This research aimed to analyze the daily physical education through the perception of social actors in a College of Public School Seropédica / RJ and verify the extent to which educational policies PCN'se NCM ENEM - National Minimum Curriculum and - the State of Rio de Janeiro , from the 90s of the twentieth century , has contributed to the daily lives of Physical Education in a Public School of Seropédica / RJ . Educational policies were chosen with the criterion of high school curriculum change . This research adopted a research approach of qualitative nature -inspired participatory research which we believe provide questions that lead us to the dialogue between the Public Policy Educational selected for research and Physical Education . The subjects who participated in this study, field research , are physical education teachers and students of the School , a public school in the state of Rio de Janeiro . The instruments used in the research were semi-structured interviews and field records , derived from observing the daily work of teachers . Data analysis was carried out Johari's about the school routine , public policy education and physical education , in constant dialogue with theoretical sources and research subjects . We note that the teachers of the college concerned using Educational Policies as : PCN 's, NCM ENEM and Minimum Curriculum - although research be conducted in the same year of its publication - in the construction of their classes , so try include what they have more than relevant to your daily life.
Keywords: Políticas Educacionais
Educação Física Escolar
Narrativas discentes e docentes
Ensino Médio
Pesquisa Qualitativa
Educational Policies
Physical Education
Narratives students and teachers
high school
Qualitative Research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: TEIXEIRA, Regis Alexsandro Taveira. O cotidiano da Educação Física escolar: a percepção dos atores sociais em um colégio público de Seropédica. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2511
Issue Date: 28-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Regis Alexsandro Taveira Teixeira.pdfDocumento principal3.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.