???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2475
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de levantamento e classificação de solos no curso de Engenharia Florestal do IFMT - Campus Cáceres: uma análise através do projeto político-pedagógico
Other Titles: The teaching survey and soil classification in the course of Forestry IFMT - Campus Cáceres: an analysis by political-pedagogical project
???metadata.dc.creator???: Marchesi, Cristiano de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zonta, Everaldo
First advisor-co: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zonta, Everaldo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rangel, Mary
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pereira, Marcos Gervásio
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar de toda produção agropecuária que saem dos solos brasileiros, pujança do agronegócio que se noticia, a maior parte dos solos do País não estão classificados a nível adequado para utilização do agricultor; ou melhor, dizendo, as propriedades agrícolas e florestais, em sua maioria, não possuem um mapeamento de seus solos, logo, majoritariamente produtores e profissionais tecnicamente atuantes nestas propriedades não possuem um conhecimento detalhado dos tipos de solos que se têm trabalhado. A classificação dos solos serve de base para determinação do potencial de uso das terras, ou seja, norteiam a utilização sustentável das mesmas. Para esta situação, sabe-se que muitos fatores corroboram com o quadro. Dentre estes o fator humano tem grande peso nesta questão; pois, Levantamento e Classificação de Solos (LCSs) são conteúdos presentes nas matrizes curriculares para formação de Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, etc.; e, estudiosos e autoridades da área de Ciência do Solo têm sinalizado que as Instituições de Ensino Superior (especificamente cursos de graduação) vêm falhando na formação desses profissionais pressupostamente capacitados e habilitados para a atividade de LCSs; tendo em vista que, os cursos que formam tais profissionais, invariavelmente, preconizam dentre outras coisas “sólida formação cientifica e profissional geral...” daquilo que prescreve os conteúdos de suas matrizes curriculares em acorde com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Informalmente na atualidade, docentes em geral cogitam que o problema está na estrutura dos cursos de graduação quanto aos aspectos: dimensionamento de carga horária de disciplinas; bibliografia indicada em ementários; sequencia de disciplinas pré-requisitos; oportunidade de complementação de conhecimentos via disciplinas optativas, etc. Dessa forma, intuindo trazer dados à literatura que versem sobre o assunto, objetivou-se com este trabalho analisar as condições para atividades de ensino de LCSs do curso de Engenharia Florestal do IFMT - Campus Cáceres através de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) quanto aos aspectos supramencionados. A presente pesquisa é Exploratória, Documental e de natureza Quanti-qualitativa. Incluiu o Questionário na coleta dos dados e a Análise de Conteúdo para as inferências. As inferências são de que as referências (dados obtidos junto a educadores da área de Ciência do Solo das cinco regiões geográficas brasileiras através de questionário) indicam que o PPP do curso apresenta limitações que podem comprometer o ensino-aprendizado de LCSs e alcançar, neste quesito (temáticas mencionadas), o perfil profissional projetado pelo curso concernente a “sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia”. As limitações encontradas foram: dimensionamento inadequado de carga horária em disciplinas que contemplam LCSs e atividades correlatas; bibliografia indicada no ementário destas não incluem recursos modernos com potencial de colaborar com uma melhor formação; sequência inapropriada de disciplinas pré-requisitos a disciplina que contempla estas atividades; e, inexistência de oportunidade para complementação dos conhecimentos relacionados a tais temáticas via rol de disciplinas optativas. Dado a escassez de informações na literatura que trate sobre o assunto, os dados gerados poderão auxiliar tanto na construção e/ou reformulação de PPP de cursos em geral bem como instigar pesquisas sobre a temática.
Abstract: Despite all agricultural production leaving Brazilian soils strength of agribusiness news is that, most of the soils in the country are not classified at the appropriate level for use by the farmer, or better saying, the farms and forest, mostly not have a mapping their soils, so technically mostly producers and professionals working in these properties do not have a detailed knowledge of the types of soils that have worked. The soil classification is the basis for determining the potential use of the land, ie, guide the sustainable use of the same. For this situation, it is known that many factors corroborate the frame. Among these the human factor has great weight in this matter because, Survey and Soil Classification (LCSs) are present on curricular content for training of Agronomists, Forestry Engineers, etc.., and scholars and authorities in the field of Soil Science have signaled that the Higher Education Institutions (specifically undergraduate) come crashing in training these professionals supposedly trained and qualified to the activity of LCSs, considering that the courses that form such professionals invariably advocated among other things "solid scientific general and professional ... "what prescribes the contents of their curricular chord in the National Curriculum Guidelines. Informally today, teachers generally do mind that the problem lies in the structure of undergraduate courses regarding aspects: design of a workload of disciplines; literature indicated in ementários; disciplines sequence prerequisites; opportunity of additional knowledge through elective courses, etc.. Thus, sensing data bring to literature that deal with the subject, aimed this work was to analyze the conditions for teaching of LCSs course of Forestry's IFMT - Campus Cáceres through its Political-Pedagogical Project (PPP) as all the above aspects. This research is exploratory, Documentary and Quanti-qualitative nature. Included in the questionnaire data collection and content analysis for inferences. The inferences are that the references (data obtained from educators in the field of Soil Science of the five geographical regions through a questionnaire) indicate that the PPP course has limitations that may affect the teaching-learning LCSs and achieve, in this regard (themes mentioned), the professional profile designed by the course concerning "solid scientific and professional general enabling absorb and develop technology." The limitations were: inadequate sizing workload in disciplines that include LCSs and related activities; literature indicated in these ementário not include modern features with the potential to collaborate with a better education, sequence of disciplines inappropriate prerequisites discipline that includes these activities and, lack of opportunity for complementation of knowledge related to these themes via list of electives. Given the paucity of information in the literature that addresses on the subject, the data generated will assist both in the construction and / or reformulation of PPP courses in general as well as instigating research on the topic.
Keywords: Engenharia Florestal
Projeto Político-Pedagógico
Ciência do Solo
Forestry
Political-Pedagogical Project
Soil Science
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARCHESI, Cristiano de Souza. O ensino de levantamento e classificação de solos no curso de Engenharia Florestal do IFMT - Campus Cáceres: uma análise através do projeto político-pedagógico. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2475
Issue Date: 14-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Cristiano de Souza Marchesi.pdfDocumento principal1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.