???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2390
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolar
Other Titles: Didatic mediation of collaborative basis for study and use of accusative form reference in EJA: from stand up to school essays
???metadata.dc.creator???: Furtado, Rennan 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Angela Marina Bravin dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Angela Marina Bravin dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Adriano Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Freire, Gilson Costa
???metadata.dc.contributor.referee5???: Averburg, Mayra Cristina Guimarães
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma mediação didática, de base colaborativa, para estudo e uso do objeto direto anafórico (ODA), a partir do gênero discursivo stand-up comedy, em turmas de educação para jovens e adultos que não deram continuidade aos estudos e para os que não ingressaram no Ensino Fundamental e/ou Médio com a idade apropriada. Trata-se do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se incentivar a participação, nas aulas de Língua Portuguesa, dos alunos inseridos nos cursos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública do estado do Rio de Janeiro (NEJA), partindo-se da hipótese de que o uso do referido gênero os estimularia a desenvolver atividades de leitura, produção textual e reflexão sobre usos linguísticos, com foco no estudo e uso do ODA. Para tanto, esta pesquisa baseou-se na Teoria Colaborativa de Aprendizagem (BEHRENS, 2013), que possibilitou a organicidade da mediação para promovermos um ensino participativo em que a interação entre aluno e professor constitui a base do trabalho. Além disso, buscamos, em teorias linguísticas, pressupostos para fundamentação da proposta. A saber: a teoria da Referenciação (KOCH E ELIAS, 2012; CAVALCANTE, 2004) e a dos Contínuos de variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), com ênfase no contínuo oralidade-letramento. A primeira permitiu o entendimento das relações anafóricas, sobretudo a do ODA, em um texto; a segunda possibilitou o reconhecimento de que as realizações linguísticas, as variáveis, como as dessa categoria, situam-se em uma linha contínua e não em lados opostos. Procedemos ainda à associação desse contínuo com o contínuo dos gêneros discursivos proposto por Marcuschi (2001). Este trabalho buscou, ainda, atingir objetivos específicos da disciplina de Língua Portuguesa, como ensinar estratégias de referenciação em formas acusativas, além de outros mais gerais, como promover o debate, a coletividade, o compartilhamento de ideias e o respeito mútuo entre professor e alunos.
Abstract: This work aims to develop a didactic mediation, of collaborative basis, for anaphoric direct objetcs study and use, from stand up comedy discursive genre, in groups of youngsters and adults who did not continue their studies and those who have not joined primary and/or elementary school at appropriate age. This is youth and adults education (EJA). The aim is to encourage student's participation in Portuguese classes, in public schools of the State of Rio de Janeiro (NEJA) assuming that the use of stand up comedy discursive genre would stimulate them to develop reading activities, textual production and reflection on linguistic uses, focusing on the study and use of anaphoric direct object. For this purpose, this research was based on Collaborative Learning Theory (BEHRENS, 2013), which enabled the organicity of mediation in order to promote a participatory education in which the interaction between student and teacher is the basis of the work. In addition, in linguistic theories we searched assumptions to justify the proposal. Namely: Referencing Theory (KOCH and ELIAS, 2012; CHAN, 2004) and the continuous variation of Linguistics (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), with emphasis on continuous orality-literacy. The first one allowed the understanding of anaphoric relations, especially the Anaphoric Direct Objetc one, in a text; the second one enabled the recognition that linguistic accomplishments, variables, such as those in this category, are in a continuous line rather than on opposite sides. We also keep this continuous association with the discursive genres continuous proposed by Marcuschi (2001). This work also aimed to achieve specific objectives in Portuguese classes just as teaching referral strategies in acusativess forms, as well as other more general like promoting discussion, the collectivity, the sharing of ideas and mutual respect between teacher and students.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Stand-up comedy
Contínuos de variação linguística
Estudo e uso do objeto direto anafórico
Estratégias de
Ensino Colaborativo
Youth and Adults Education
Stand-up comedy
Continuous variation of Linguistics
Study and use of anaphoric direct object
Referencing strategies
Collaborative Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FURTADO, Rennan. Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolar: Seropédica, RJ, 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2390
Issue Date: 29-Mar-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Rennan Furtado.pdfDocumento principal3.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.