???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2292
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Intervenção prática para aplicação de sequência didática com alunos de Licenciatura em Matemática
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Pablo Mendes Peres de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
???metadata.dc.contributor.referee1???: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, André Luiz Martins
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Cleber Haubrichs dos
???metadata.dc.description.resumo???: Tivemos nesse trabalho o objetivo de analisar de forma quantitativa o uso de uma sequência didática com a temática de Números Primos aplicada em licenciandos em matemática. Com intuito de justificar o viés escolhido, nos baseamos em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e autores que trazem considerações significativas para reflexões nesse sentido. Para referenciar a utilização dessa alternativa nos inspiramos em autores como Michéle Artigue, Antoni Zabala e Luiz Carlos Pais. Além disso, aplicamos o questionário elaborado pelo Dr. Rubens Vilhena Fonseca em sua tese de doutorado e nos baseamos no mesmo para nortear os tópicos abordados. Na pesquisa de campo, buscamos dialogar com os futuros docentes de forma a apresentar a abordagem utilizada como alternativa para a prática docente e fomentar reflexões para utilização de sequências didáticas.
Abstract: The objective of this studywas to analyse quantitatively, the use of didactic sequence, with theme of Prime Numbers, applied to undergraduate students in mathematics. In order to justify the chosen theme, we rely on official documents such the National Curricular Parameters (NCPs), and the authors that bring significant considerations for this purpose. To refer to use of this alternative we have inspired authors such Michéle Artigue, Antoni Zabala e Luiz Carlos Pais. Moreover, we applied the questinnaire prepared by Dr. Rubens Vilhena Fonseca in his doctoral thesis and based on it to guide the topics covered. In the field research, we seek to dialogue with future teachers in order to present the approach used as an alternative to the teaching practice and to promote reflections for the use of didactic sequences.
Keywords: Didactic sequence
Arithmetic
Teachers formation
Sequência didática
Aritmética
Formação de professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: SOUZA, Pablo Mendes Peres de. Intervenção prática para aplicação de sequência didática com alunos de Licenciatura em Matemática. 2017. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2292
Issue Date: 23-Aug-2017
Appears in Collections:MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Pablo Mendes Peres de Souza.pdfDocumento principal478.8 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.