???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2143
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino de pontuação a partir do gênero reportagem: uma experiência com alunos da EJA
Other Titles: Punctuation teaching throughout the newspaper report gender: an experience with EJA’s students
???metadata.dc.creator???: Pereira, Fernanda Lessa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Marli Hermenegilda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Marli Hermenegilda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schneider, Sônia Maria
???metadata.dc.contributor.referee3???: Roberto, Tania Mikaela Garcia \
???metadata.dc.description.resumo???: RESUMO: Esta pesquisa se pauta na situação observada de que muitos alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm um domínio limitado das habilidades de uso de sinais de pontuação nas produções de textos de variados gêneros. Objetiva-se, por meio da aplicação de uma sequência didática, fazer esses aprendizes proficientes na produção escrita e na utilização dos mais diversos sinais gráficos de pontuação. É também intenção desta pesquisa discutir acerca do ensino da língua na EJA, apresentando o arcabouço teórico sobre gêneros textuais, principalmente o gênero midiático reportagem, ao público-alvo composto pelas turmas 161 e 162, correspondem às duas últimas séries do ensino fundamental de um ensino não seriado ofertado a jovens e adultos matriculados na modalidade de EJA. O local desta pesquisa é o Ciep Leonel de Moura Brizola, que fica na Avenida Brasil, 8.666, precisamente em frente ao famoso Piscinão de Ramos. Foi percebido pela professora-pesquisadora que esses jovens e adultos matriculados nas duas turmas têm muito a contribuir como protagonistas da produção de reportagens que abordassem questões locais, segundo o ponto de vista deles, moradores que convivem e que sabem como ninguém as problemáticas que enfrentam em seu dia a dia. A aplicação dessa pesquisa torna-se relevante para a garantia de uma aprendizagem que explore o uso social da língua, contribuindo para que, em atividades escolares e extraescolares, nosso alunado esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes tipos de sinais de pontuação, com a competência esperada de um concluinte do ensino fundamental. Para isso, como embasamento teórico, a pesquisa é pautada em estudiosos como Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Kleiman (2006); Soares (2004); Marcuschi (2008, 2010); Loch (2009); Koch (2014); Mollica (2009); Rojo (2012); Freire (1996); Paiva (2009), além de documentos de referência, tais como PCN (1998;2001), Orientações Curriculares (2010) e Documentos Norteadores do PEJA (2016). Outrossim, como o foco é a apropriação dos sinais gráficos de pontuação, esta pesquisa apresentou as prescrições para o adequado emprego dos sinais de pontuação elaboradas pelos gramáticos Azeredo (2008), Cintra e Cunha (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem sociointeracionista do ensino da língua, aliada à metodologia de pesquisa-ação de Thiollent (2011). No que diz respeito aos resultados desta pesquisa, é possível afirmar que a escolha de ensinar pontuação por meio do gênero reportagem levou os participantes à conscientização dos muitos problemas gramaticais e textuais que os cercam e que os impedem de usar a tão poderosa ferramenta existente: a escrita. Foram produções que têm muito a melhorar, mas que são fruto dos que ainda têm muita vontade de aprender e de ter oportunidades de emprego, que exigem o bom domínio da escrita. Nem se comparam ao que se pode chamar de uma reportagem modelar, entretanto já mostram que a estrutura foi assimilada, embora tenham ficado, em sua maioria, aquém do esperado. São, portanto, textos embrionários, que não contemplaram todas as possibilidades proporcionadas pelo gênero escolhido, mas que urgem para uma nova forma de trabalho com turmas que compõem a tão singular modalidade de EJA.
Abstract: This research is guided through an observed situation that many students from Young and Adults Education (EJA) classes have a limitated dominium of the habilities using of punctuation signals used in the textual productions in a variety of genders. There is as an objetive, by means od the didactic sequencial aplication, make these learners become proficientes in the writing production and in the using of the many diversificated graphic punctuation signals. Itis also intention of this research to discuss about the language teaching in EJA, presenting the teoric structure about textual genders, mainly the midiactic gender of newspaper report, to the aimed-public composed by 161 and 162 classes, belonged to the two last classes from the fundamental teaching in a not seriated way that is offered to young and adults students registeredin EJA modality. The place where this research happened is Leonel de Moura Brizola Ciep, that has as an adress Brasil Avenue, 8.666, most precisally in front of the famous Ramos’s Large Swimming Pool. It was noticed by the reseacher-teacher that these Young and adullts students registered in the both classes have a lot to contribute as protagonists of the newspaper reports that tackeled spot questions, according to their point of views, residents that cohabit and that know as nobody else the problematic that they face in their day-by-day. The aplication of this research becomes relevant for the garantee of a kind of learning that explores the social use of language, contributing to the, in school and extraschool activities, our students could be prepared to make the adapted use of the many types of punctuation signals, with an expected competence of a student that concludes a fundamental teaching. Considering this, as teoric support, the research is based in theoretician such as Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Kleiman (2006); Soares (2004); Marcuschi (2008, 2010); Loch (2009); Koch (2014); Mollica (2009); Rojo (2012); Freire (1996); Paiva (2009), referred documents, such as PCN (1998; 2001), Curriculars Orientations (2010) and Norteating Documents of PEJA (2016). Somewhere else, it is the punctuation graphic signals apropriation, this research presented the right prescrition to the using of punctuation signals fixxed by the gramaticians Azeredo (2008), Cintra e Cunha (2001). So, it treats about a qualitative research approach with a sociointeracionist focus, allied to an action-research based in Thiollent (2011). In relation to the results of this research by means of newspaper report, it is possible to assert that the choice in teaching ponctuation by means of newspaper report it made the participants councius about the gramatical and textual problems that round their lives and that hinder them of using the so powerful existent tool: the writing. There were productions that have the condiction to become better, but that are effort of the ones that still have the will in learning and having employeement oportunities, that ask a good dominium of writing. Of course, they cannot be compared to a newspaper report model, but they already show that the structure was assimilated, even than they had stayed above of expected. They are, in fact, embrionary texts, that have not comtemplated all the possibilities proposed by the choosen gender, but that urges for a new way of work with classes that compose the so single EJA modality.
Keywords: Young ad adults education
didactic sequency
punctuation signals using
Educação de jovens e adultos
Sequência didática
Uso dos sinais de pontuação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: PEREIRA, Fernanda Lessa. Ensino de pontuação a partir do gênero reportagem: uma experiência com alunos da EJA. 2016. 218f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2143
Issue Date: 6-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Fernanda Lessa Pereira.pdfDocumento principal5.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.