???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2123
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contextualizando o sistema de concessão de diárias e passagens nas atividades extraclasse do curso técnico em agropecuária do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI - Universidade Federal Rural de Pernambuco
???metadata.dc.creator???: Nunes, Eliete Maria
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Rosa Crisitna
???metadata.dc.contributor.referee3???: Zatorre, Natália Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa procuramos destacar o uso do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, como um sistema normativo importante para possibilitar a expansão das atividades extraclasse do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE, devido a sua localização na área urbana, e para atender às exigências curricular do Curso Técnico em Agropecuária, na concessão de diárias e passagens para os docentes realizarem suas aulas práticas, aulas de campo e visitas técnicas. Temos como objetivo, analisar a funcionalidade do SCDP, seus entraves e possibilidades no CODAI. Elegemos uma abordagem qualitativa, por estar apropriada ao estudo em questão, utilizamos como técnica de coleta de dados, a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com 06 (seis) docentes que utilizam o sistema com regularidade, e em seguida, fizemos a análise de conteúdo. Os resultados comprovaram a necessidade e importância do uso do SCDP que funciona como suporte para melhorias no ambiente da educação profissional técnica e tecnológica do CODAI/UFRPE, atendendo as suas populações.
Abstract: In this research we seek to highlight the use of the Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP as an important regulatory system to enable the expansion of extracurricular activities of Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE, due to its location in the urban area, and in order to meet the curriculum requirements of the technical course in Agriculture, managing the accommodation and travel tickets offered to support the teachers in their practical lessons, field classes and technical visits. We aim to analyze the functionality of SCDP, barriers and potentials in CODAI. We chose a qualitative approach, to be appropriate to the study in question. As a data collection technique, we applied semi-structured interviews with 06 (six) teachers who use the system regularly, and then we did the content analysis. The results confirmed the need and importance of using SCDP, as a support system for the technical and technological professional education environment of CODAI / UFRPE.
Keywords: Vocational training
Technological advancement
SCDP
Formação profissional
Avanço tecnológico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: NUNES, Eliete Maria.. Contextualizando o sistema de concessão de diárias e passagens nas atividades extraclasse do curso técnico em agropecuária do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI - Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2123
Issue Date: 22-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola
Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Eliete Maria Nunes.pdfDocumento principal1.48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.