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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As representações sociais do bioma cerrado entre os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Other Titles: The social representations of the biome Between the students of the Course of Technology in Environmental Management of the Institute Federal Goiano - Campus Urutaí
???metadata.dc.creator???: Mendes, Walter da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Ivone Adelina de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza , Marcos Aguiar de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho foi investigar as representações sociais dos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, sobre conceitos relacionados ao bioma Cerrado e qual sua importância para o meio ambiente em geral, e contrastar o discurso dessas representações sociais com o conhecimento científico, tendo em vista que esse bioma passou a ser a principal alternativa para a expansão da fronteira agropecuária no Brasil, pois apresenta um relevo predominantemente plano com facilidade para mecanização e possibilidade de irrigação pela disponibilidade hídrica da região. A pesquisa é de abordagem qualitativa, onde foi elaborado um questionário semi-estruturado com questões relacionadas com o bioma Cerrado e suas formas de preservação. A metodologia adotada se baseia em análise de discurso do sujeito coletivo (DSC) de acordo com a teoria moscoviciana de representações sociais. O público alvo foram dezenove alunos do sexto período do segundo semestre do ano de 2010 e vinte e dois alunos do primeiro período do primeiro semestre do ano de 2011, do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, para se fazer uma comparação dos alunos quando iniciam o curso e quando terminam, observando se no DSC dos alunos do sexto período, houve avanço no conhecimento científico em relação ao bioma Cerrado, quando comparado com o DSC dos alunos do primeiro período. A participação na pesquisa foi voluntária, sendo que os participantes tiveram que entregar um termo de consentimento livre e esclarecido, pois se trata de uma pesquisa com humanos, de acordo com o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. O resultado encontrado foi que os DSCs tanto do primeiro como do sexto períodos são bem semelhantes, sendo que o cerrado aparece com objetivação na apresentação do Estado de Goiás, sugerem a agropecuária como a melhor opção de investimento nos arranjos produtivos para o cerrado, e ainda, dão ênfase à riqueza de biodiversidade no bioma Cerrado. Porém as respostas dos alunos do sexto período tiveram textos mais coerentes em relação ao conhecimento científico, comprovando que houve avanço no conhecimento, alguns sugerindo inclusive alternativas para amenizar o conflito entre produção agropecuária e conservação ambiental
Abstract: The objective of this study was to investigate the social representations of students from the Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, on concepts related to the Cerrado and what is its importance to the environment in general and contrast the speech of these representations with scientific knowledge, considering that this biome has become the main alternative for expanding agriculture and cattle raising frontier in Brasil, because it has a mainly flat with ease to the possibility of mechanization and irrigation water availability in the region. The research is a qualitative approach, where we designed a semistructured questionnaire with questions related to the Cerrado and their forms of preservation. The methodology is based on analysis of the collective subject discourse (DSC) according to Moscovici's theory of social representations. The target audience were nineteen students from the sixth grade of the second half of 2010 and twenty-two students from the first grade of the first half of 2011, of the Course Tecnologia em Gestão Ambiental of the Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, to make a comparison of students when they start the course and when they finish, watching if the students in the DSC of the sixth period, there have been advances in scientific knowledge regarding the Cerrado, when compared with the DSC students of the first period. Participation in the survey was voluntary, and participants had to submit a term of informed consent, because it is a study in humans, according to the National Council of Ethics. The results found that the DSCs was both the first and sixth periods are very similar, and the cerrado objectification appears with the presentation of the State of Goiás, suggest agriculture and cattle raising as the best option for investment in productive arrangements for the cerrado, and still, emphasize the richness of biodiversity in the Cerrado. But the responses of students in the sixth period had more coherent texts in relation to scientific knowledge, proving that there was increase in knowledge, some even suggesting alternatives to mitigate the conflict between agriculture and cattle raising production and environmental conservation
Keywords: Qualitative Approach
Agriculture and cattle Raising Production
Environmental Conservation
Abordagem Qualitativa
Produção Agropecuária
Conservação Ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Mendes, Walter da Costa. As representações sociais do bioma cerrado entre os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. 2012. [79 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1678
Issue Date: 20-Apr-2012
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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