???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Walter da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2193964779506473por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Oliveira, Ivone Adelina de-
dc.contributor.referee2Souza , Marcos Aguiar de-
dc.date.accessioned2017-05-22T12:52:03Z-
dc.date.issued2012-04-20-
dc.identifier.citationMENDES, Walter da Costa. As representações sociais do bioma cerrado entre os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. 2012. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1678-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar as representações sociais dos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, sobre conceitos relacionados ao bioma Cerrado e qual sua importância para o meio ambiente em geral, e contrastar o discurso dessas representações sociais com o conhecimento científico, tendo em vista que esse bioma passou a ser a principal alternativa para a expansão da fronteira agropecuária no Brasil, pois apresenta um relevo predominantemente plano com facilidade para mecanização e possibilidade de irrigação pela disponibilidade hídrica da região. A pesquisa é de abordagem qualitativa, onde foi elaborado um questionário semi-estruturado com questões relacionadas com o bioma Cerrado e suas formas de preservação. A metodologia adotada se baseia em análise de discurso do sujeito coletivo (DSC) de acordo com a teoria moscoviciana de representações sociais. O público alvo foram dezenove alunos do sexto período do segundo semestre do ano de 2010 e vinte e dois alunos do primeiro período do primeiro semestre do ano de 2011, do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, para se fazer uma comparação dos alunos quando iniciam o curso e quando terminam, observando se no DSC dos alunos do sexto período, houve avanço no conhecimento científico em relação ao bioma Cerrado, quando comparado com o DSC dos alunos do primeiro período. A participação na pesquisa foi voluntária, sendo que os participantes tiveram que entregar um termo de consentimento livre e esclarecido, pois se trata de uma pesquisa com humanos, de acordo com o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. O resultado encontrado foi que os DSCs tanto do primeiro como do sexto períodos são bem semelhantes, sendo que o cerrado aparece com objetivação na apresentação do Estado de Goiás, sugerem a agropecuária como a melhor opção de investimento nos arranjos produtivos para o cerrado, e ainda, dão ênfase à riqueza de biodiversidade no bioma Cerrado. Porém as respostas dos alunos do sexto período tiveram textos mais coerentes em relação ao conhecimento científico, comprovando que houve avanço no conhecimento, alguns sugerindo inclusive alternativas para amenizar o conflito entre produção agropecuária e conservação ambientalpor
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the social representations of students from the Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, on concepts related to the Cerrado and what is its importance to the environment in general and contrast the speech of these representations with scientific knowledge, considering that this biome has become the main alternative for expanding agriculture and cattle raising frontier in Brasil, because it has a mainly flat with ease to the possibility of mechanization and irrigation water availability in the region. The research is a qualitative approach, where we designed a semistructured questionnaire with questions related to the Cerrado and their forms of preservation. The methodology is based on analysis of the collective subject discourse (DSC) according to Moscovici's theory of social representations. The target audience were nineteen students from the sixth grade of the second half of 2010 and twenty-two students from the first grade of the first half of 2011, of the Course Tecnologia em Gestão Ambiental of the Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, to make a comparison of students when they start the course and when they finish, watching if the students in the DSC of the sixth period, there have been advances in scientific knowledge regarding the Cerrado, when compared with the DSC students of the first period. Participation in the survey was voluntary, and participants had to submit a term of informed consent, because it is a study in humans, according to the National Council of Ethics. The results found that the DSCs was both the first and sixth periods are very similar, and the cerrado objectification appears with the presentation of the State of Goiás, suggest agriculture and cattle raising as the best option for investment in productive arrangements for the cerrado, and still, emphasize the richness of biodiversity in the Cerrado. But the responses of students in the sixth period had more coherent texts in relation to scientific knowledge, proving that there was increase in knowledge, some even suggesting alternatives to mitigate the conflict between agriculture and cattle raising production and environmental conservationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-22T12:52:03Z No. of bitstreams: 1 2012 - Walter da Costa Mendes.pdf: 1106183 bytes, checksum: ab9cc845c11d847e0f282a8723b9fd65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-22T12:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Walter da Costa Mendes.pdf: 1106183 bytes, checksum: ab9cc845c11d847e0f282a8723b9fd65 (MD5) Previous issue date: 2012-04-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5515/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20238/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26609/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32956/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39378/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45730/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52132/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58642/2012%20-%20Walter%20da%20Costa%20Mendes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references7 REFERÊNCIAS AB’ SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 159p. BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001. 123p. BARBOSA, C. L. A. A filosofia e seu ensino na escola pública: resultados de uma pesquisa em representação social. In: SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA, 7., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC, 2007. 1 CD-ROM. CABECINHAS, R. Representações sociais, relações intergrupais e cognição social. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 863X2004000200003. Acesso em 10/12/2011. CÂMARA DOS DEPUTADOS. PEC 115/95 – Cerrado - patrimônio nacional. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=14403. Acesso em: 12/01/2010. HOROCHOVSKI, M. T. H. Representações Sociais: Delineamentos de uma Categoria Analítica / EmTese, Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2, nº 1 (2), janeiro-junho/2004, p. 92-106. IBGE Cidades. Disponível em: www.ibge.gov.br/cidadesat. Acesso em: 04/12/2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapa de biomas do Brasil. Brasília, 2004. Mapa físico. JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As Representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2002. LEFEVRE, F.; LEFEVRE, C.A.M. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. LOPES, M. J. M; BUENO, A. L. M. Saúde pública: permanências e modernidades nas representações de universitários. Saúde e Sociedade, São Paulo, 2007. MACHADO, R. B.; RAMOS NETO, M. B.; PEREIRA, P. G. P.; CALDAS, E.; GONÇALVES, D. A.; SANTOS, N. S.; TABOR, K.; STEININGER, M. Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro. Relatório técnico não publicado. Conservação Internacional, Brasília, 2004. MASCARENHAS, L. M. A.; FERREIRA, M. E.; FERREIRA, L. G. Sensoriamento remoto como instrumento de controle e proteção ambiental: análise da cobertura vegetal remanescente na bacia do rio Araguaia. Sociedade e Natureza, Uberlândia, 2009. 49 MOSCOVICI, S. Sobre representações sociais. (Traduzido por Clélia Nascimento Schulze para circulação interna). Núcleo de Psicologia Social, Departamento de Psicologia, UFSC, 1985. MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigação em psicologia social. (Traduzido por Pedrinho A. Guareschi). Petrópolis: Vozes, 2009. 404p. PÁDUA, J. A. (Organizador). Desenvolvimento, justiça e meio ambiente. Belo horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Peirópolis, 2009. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. 2010. RANGEL, M. A pesquisa de representação social como forma de enfrentamento de problemas socioeducacionais. Aparecida, SP : Idéias & Letras, 2004. REIS, S. L. A.; et al. Grupo de Pesquisa: Representação Social de Meio Ambiente. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=03322056DNGPX6. Acesso em 10/12/2011. RIBEIRO, R. F. Da “largueza” ao “cercamento”: um balanço dos programas de desenvolvimento do Cerrado. In: ZHOURI, A.(org.). A insustentável leveza da política ambiental. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005. SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente; tradução Magda Lopes – São Paulo: Studio Nobel: Fundação do desenvolvimento administrativo, 1993.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualitative Approacheng
dc.subjectAgriculture and cattle Raising Productioneng
dc.subjectEnvironmental Conservationeng
dc.subjectAbordagem Qualitativapor
dc.subjectProdução Agropecuáriapor
dc.subjectConservação Ambientalpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleAs representações sociais do bioma cerrado entre os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaípor
dc.title.alternativeThe social representations of the biome Between the students of the Course of Technology in Environmental Management of the Institute Federal Goiano - Campus Urutaíeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Walter da Costa Mendes.pdf2012 - Walter da Costa Mendes1.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.