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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O processo de autoavaliação e suas implicações para a gestão do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
Other Titles: Institutional assessment and its implications for Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí management
???metadata.dc.creator???: Issy, Laura Olívia de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sanchez, Liliane Barreira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Quaresma, Maisa dos Reis
???metadata.dc.description.resumo???: Pretendeu-se com este estudo investigar como se procedeu a implantação do processo de autoavaliação do IF Goiano – câmpus Urutaí, segundo a Lei nº 10.861/2004. A investigação analisou se os resultados oriundos do processo de autoavaliação estão sendo utilizados pelos gestores em suas tomadas de decisão e utilizados para auxiliar na reorganização e reconstrução de um modelo de gestão mais eficiente e participativo. A metodologia pautou-se em estudo bibliográfico e documental sobre a constituição e implementação do processo de autoavaliação no câmpus Urutaí. Dados qualitativos foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas, aplicados aos docentes e técnico-administrativos do câmpus Urutaí e tratados mediante análise de conteúdo das percepções dos pesquisados quanto às contribuições do processo de autoavaliação do IF Goiano e sua importância para a gestão da instituição. Para validar a veracidade das informações estes dados foram posteriormente tabulados por meio de um programa informatizado de estatística. Os resultados apontaram a necessidade de ampla divulgação do processo de autoavaliação para maior participação da comunidade institucional e para que as informações obtidas possam ser absorvidas pelos gestores.
Abstract: This study aimed to investigate how proceeded the implementation of the IF Goiano – câmpus Urutaí's process of institutional self assessment, according to the legislation nº 10.861/2004. The investigation examined whether the results from the process of self-assessment are being used by managers in their decision making and used to assist in the reorganization and reconstruction of a more effective and participatory management model. The methodology based on a bibliographic and documental study of the constitution and implementation of the IF Goiano – câmpus Urutaí's self-assessment process. The qualitative data collected by means of questionnaires with open-ended questions, completed by IF Goiano – câmpus Urutaí's academic staff and the administrative body, were analyzed through content analysis, in order to identify the participants perceptions in relation to the contribution of the self-evaluation process, as well its importance to the management of the institution. For to validate the information veracity from the data, they were computed by statistical software. The results showed the necessity of the institutional self-assessment process being broader publicized all over the institution for more participation of the institutional community, and so that the results from the process are better absorbed by the managers.
Keywords: Institutional Assessment
Education
Decision-making
Avaliação Institucional,
Educação
Tomada de Decisão
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ISSY, Laura Olívia de Oliveira. O processo de autoavaliação e suas implicações para a gestão do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí, 2012. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1641
Issue Date: 3-Jul-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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