???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1442
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na visão dos alunos do curso de agricultura familiar: um estudo de caso no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: The national program of access to technical education and employment (Pronatec) in the view of students of the family farming course: a case study at the Technical College of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Silva, Marcius Vinicius Borges 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Lia Maria Teixeira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta a visão dos alunos do curso de Agricultura Familiar do Pronatec/CTUR sobre a contribuição do programa na melhoria de sua condição de pequenos agricultores. Para contextualizarmos o Pronatec, realizamos um breve resgate histórico do ensino técnico profissional no Brasil apresentando programas criados a partir do período Republicano. Apresentamos o curso de Agricultura Familiar do Pronatec/CTUR, identificando as disciplinas ofertadas e seus objetivos. Analisamos até que ponto, e de que modo, a formação técnica tem contribuído para o desenvolvimento profissional e para a valorização da prática da produção agrícola, quais os interesses dos alunos por essa formação, como aplicaram na prática e se foram multiplicadores do conhecimento apreendido. Utilizamos pesquisa qualiquantitativa, através de questionários com perguntas abertas e fechadas, visitas e observações domiciliares, com a participação de dezesseis alunos concluintes. Os dados revelaram que houve satisfação dos participantes, onde constatamos a qualidade do curso, o envolvimento docente com os alunos e a valorização do agricultor familiar. Em contrapartida, constamos a falta de apoio técnico nas atividades diárias dos Agricultores e a carência de aulas práticas durante o curso.
Abstract: This dissertation presents Pronatec/CTUR Family Farming course students’ view on the program’s contribution to the improvement of small farmers’ condition . In order to contextualize the Pronatec, we carried out a brief historical rescue of the professional technical education in Brazil, featuring some programs created since the Republican period, introducing the Family Farming Course of Pronatec/CTUR, identifying the subjects offered and their objectives. We analyzed to what extent and in what way the technical training has contributed to the professional development and to the valorization of the practice of agricultural production, which were students’ interests for such training, How it was applied in practice and if they were multipliers of knowledge acquired. We used quanti-qualitative research, through questionnaires with open and closed questions, visits and observations at home, with the participation of sixteen students who finished the course. The data revealed participants’ satisfaction, the good quality of the course, the teachers’ genuine approach and valorization of the farmer’s family. On the other hand, we found out lack of technical support in the farmers’ daily activities and lack of practical lessons during the course.
Keywords: Family Farming
Evaluation
Applicability of knowledge
Pronatec
Agricultura Familiar
Avaliação
Aplicabilidade de conhecimentos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Silva, Marcius Vinicius Borges. O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) na visão dos alunos do curso de agricultura familiar: um estudo de caso no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2015. [92 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1442
Issue Date: 23-Nov-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Marcius Vinicius Borges Silva.pdf 2015 - Marcius Vinicius Borges Silva1.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.