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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O fortalecimento do território através da integração entre os movimentos sociais e a educação escolar nas ações do Colégio Estadual Prof. Teófilo Moreira da Costa
Other Titles: The strengthening of the territory through the integration between the social movements and the school education in the actions of the State College Prof. Teófilo Moreira da Costa
???metadata.dc.creator???: Formoso, Carlos Osvaldo Motta 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cáceres, Luz Stella Rodrígues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Berino, Aristóteles de Paula
???metadata.dc.description.resumo???: Vivemos numa conjuntura dominada pela globalização econômica, cujos reflexos penetram em várias esferas e territórios, da educação à metropolização. As políticas educacionais são formuladas visando atender à pressão por resultados otimizados pela relação custo-benefício, formando na maioria das vezes, indivíduos dóceis, inseguros, isolados e consumistas. Os currículos verticalizados impõem conteúdos distantes da realidade dos alunos e estes são responsabilizados pelo seu próprio fracasso escolar. As cidades estão sendo expandidas e remodeladas seguindo a lógica da mercantilização do solo, desconsiderando o seu valor de uso. Sendo assim, práticas contra hegemônicas devem ser fortalecidas pelos educadores comprometidos com a emancipação popular e a luta pelo direito à cidade, subvertendo a ordem através de ações e articulações em rede. A experiência-resistência do Colégio Estadual Prof. Teófilo Moreira da Costa merece ser exposta, pois vem promovendo uma Educação com base em ações pedagógicas integradas aos movimentos sociais. Vem ocorrendo uma mobilização que visa fortalecer o território das Vargens, compondo uma rede interdisciplinar de apoio, que no momento são: O projeto Profito Pedra Branca do Instituto de Tecnologia em Fármacos (farmanguinhos/fiocruz); Associação de Agricultores de Vargem Grande (Agrovargem); Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU); Quilombo Vargem; Movimento de União Popular (MUP) e o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá. O objetivo desta dissertação é analisar como vem se dando a relação entre o Colégio Estadual em questão e os movimentos sociais locais que buscam contribuir para a construção de uma escola territorializada do ponto de vista de ações concretas no contexto espaço-tempo e sócio-histórico
Abstract: We live in an environment dominated by economic globalization, whose effects penetrate in various spheres and areas, from education to metropolises. Educational policies are formulated to meet the pressure for results optimized for cost-effective, forming most of the time, docile individuals, insecure, isolated and consumerist. The upright curricula impose distant contents of the reality of students and these are held accountable for their own school failure. Cities are expanded and remodeled following the logic of commodification of soil, let alone their value in use. Thus, counter hegemonic practices are embraced by educators committed to popular emancipation and the struggle for the popular right to the city, subverting the order through actions and joint networking. The resistance experience viewed in Prof. Teófilo Moreira da Costa High School deserves to be known because it has been promoting actions based on educational activities integrated with social movements. This is carried out by a mobilization movement that seeks to protect the river bank territories in Rio de Janeiro, composing an interdisciplinary support network, which at the moment englobes: The Profito Pedra Branca project of the Institute of Pharmaceutical Technology (Farmanguinhos / Fiocruz); Farmers Association of Vargem Grande (Agrovargem); Carioca Network of Urban Agriculture (CAU network); Vargem Quilombo; People's Union Movement (MUP) and the Journal Abaixo Assinado of Jacarepagua. The aim of this work is to analyze the relationship between that State High School and the local social movements that seek to contribute to building a territorialized school from the standpoint of concrete actions in space-time and socio-historical realities
Keywords: Teacher's work
High school
Globalization
Territoriality
Social movements
Trabalho Docente
Ensino Médio
Globalização
Territorialidade
Movimentos Sociais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FORMOSO, Carlos Osvaldo Motta. O fortalecimento do território através da integração entre os movimentos sociais e a educação escolar nas ações do Colégio Estadual Prof. Teófilo Moreira da Costa. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1432
Issue Date: 18-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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