???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFormoso, Carlos Osvaldo Motta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2410315479391915por
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966por
dc.contributor.referee1Cáceres, Luz Stella Rodrígues-
dc.contributor.referee2Berino, Aristóteles de Paula-
dc.date.accessioned2017-02-15T10:44:29Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.citationFORMOSO, Carlos Osvaldo Motta. O fortalecimento do território através da integração entre os movimentos sociais e a educação escolar nas ações do Colégio Estadual Prof. Teófilo Moreira da Costa. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1432-
dc.description.resumoVivemos numa conjuntura dominada pela globalização econômica, cujos reflexos penetram em várias esferas e territórios, da educação à metropolização. As políticas educacionais são formuladas visando atender à pressão por resultados otimizados pela relação custo-benefício, formando na maioria das vezes, indivíduos dóceis, inseguros, isolados e consumistas. Os currículos verticalizados impõem conteúdos distantes da realidade dos alunos e estes são responsabilizados pelo seu próprio fracasso escolar. As cidades estão sendo expandidas e remodeladas seguindo a lógica da mercantilização do solo, desconsiderando o seu valor de uso. Sendo assim, práticas contra hegemônicas devem ser fortalecidas pelos educadores comprometidos com a emancipação popular e a luta pelo direito à cidade, subvertendo a ordem através de ações e articulações em rede. A experiência-resistência do Colégio Estadual Prof. Teófilo Moreira da Costa merece ser exposta, pois vem promovendo uma Educação com base em ações pedagógicas integradas aos movimentos sociais. Vem ocorrendo uma mobilização que visa fortalecer o território das Vargens, compondo uma rede interdisciplinar de apoio, que no momento são: O projeto Profito Pedra Branca do Instituto de Tecnologia em Fármacos (farmanguinhos/fiocruz); Associação de Agricultores de Vargem Grande (Agrovargem); Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU); Quilombo Vargem; Movimento de União Popular (MUP) e o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá. O objetivo desta dissertação é analisar como vem se dando a relação entre o Colégio Estadual em questão e os movimentos sociais locais que buscam contribuir para a construção de uma escola territorializada do ponto de vista de ações concretas no contexto espaço-tempo e sócio-históricopor
dc.description.abstractWe live in an environment dominated by economic globalization, whose effects penetrate in various spheres and areas, from education to metropolises. Educational policies are formulated to meet the pressure for results optimized for cost-effective, forming most of the time, docile individuals, insecure, isolated and consumerist. The upright curricula impose distant contents of the reality of students and these are held accountable for their own school failure. Cities are expanded and remodeled following the logic of commodification of soil, let alone their value in use. Thus, counter hegemonic practices are embraced by educators committed to popular emancipation and the struggle for the popular right to the city, subverting the order through actions and joint networking. The resistance experience viewed in Prof. Teófilo Moreira da Costa High School deserves to be known because it has been promoting actions based on educational activities integrated with social movements. This is carried out by a mobilization movement that seeks to protect the river bank territories in Rio de Janeiro, composing an interdisciplinary support network, which at the moment englobes: The Profito Pedra Branca project of the Institute of Pharmaceutical Technology (Farmanguinhos / Fiocruz); Farmers Association of Vargem Grande (Agrovargem); Carioca Network of Urban Agriculture (CAU network); Vargem Quilombo; People's Union Movement (MUP) and the Journal Abaixo Assinado of Jacarepagua. The aim of this work is to analyze the relationship between that State High School and the local social movements that seek to contribute to building a territorialized school from the standpoint of concrete actions in space-time and socio-historical realitieseng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-02-15T10:44:29Z No. of bitstreams: 1 2016 - Carlos Osvaldo Motta Formoso.pdf: 3868340 bytes, checksum: c9ce6910af376c6aeb5c3316af961314 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-15T10:44:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Carlos Osvaldo Motta Formoso.pdf: 3868340 bytes, checksum: c9ce6910af376c6aeb5c3316af961314 (MD5) Previous issue date: 2016-02-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4934/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19566/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25911/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32342/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38716/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45124/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51488/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57930/2016%20-%20Carlos%20Osvaldo%20Motta%20Formoso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARROYO, Miguel. Da Escola Carente à Escola Possível. São Paulo, Edições Loyola, 1991. ARROYO, Miguel. Educador em Diálogo com nosso Tempo. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2011. AUDIÊNCIA PUBLICA 2013 https://www.youtube.com/watch?v=6HFCZrOdIc4 AUDIÊNCIA PUBLICA 2014 https://www.youtube.com/watch?v=Lgzrjs1xqfk BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BAUMAN, Zygmunt. Confiança e Medo na Cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009 BAUMAN, Zygmunt. Globalização as Consequências Humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BOGDAN, Robert e BIKLÉN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. São Paulo: Porto Editora,1991. BRECHT, Bertolt, Poemas 1913 – 1956: seleção e tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2000. CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEVER, José Antonio. Agroecologia: Alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. CARDEMAM, Rogério. tese-rogerio-goldfeld-cardemam-2014-proarq-fau-ufrj.pdf CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. CASTELLS, Manuel. Cidade, Democracia e Socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2013. CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. CASTRO, Josué. Geografia da Fome. São Paulo: Brasiliense, 1965. COUTINHO, Carlos Nelson(org.). O Leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2011. 132 EUGÊNIO Bucci e KEHL Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004. FERNANDEZ, Annelise Caetano Fraga. Do sertão carioca ao Parque Estadual da Pedra Branca: a construção social de uma unidade de conservação à luz das políticas ambientais fluminenses e da evolução urbana do Rio de Janeiro, 2010. 1 v. Tese (Doutorado em Sociologia), - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. FERNANDEZ, Annelise; BAPTISTA, Silvia. Capacitação em rede com pequenos produtores de uma unidade de proteção integral: uma reflexão sobre metodologias participativas. Anais do V ENANPPAS - Encontro Nacional da Anppas, 2010. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987. FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1979. GENTILI, Pablo (org.) Pedagogia da Exclusão – Crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. GOHN, Maria da Glória. Educação não Formal e o Educador Social. São Paulo: Cortez Editora, 2010. GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais. São Paulo: Edições Loyola, 2013. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. In: Revista Brasileira de Educação, vol.16, n.47(maio-ago. 2011) 333-361. HAESBAERT, Rogério. Dos Múltiplos Territórios à Multiterritorialidade. Porto Alegre.UFRGS.2004. Disponível em: www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf Acesso em: 09 de fev 2015. HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2004. HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008. KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis. O pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. KONDER, Leandro. O que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1991. LACLAU, Ernesto e MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios. Brasília: CNPq, 2015. 133 LENCIONI, Sandra.Metropolização do Espaço: processos e dinâmicas. In: Alvaro Ferreira; João Rua; Glaucio José Marafon; Augusto César Pinheiro da Silva(orgs.) Gestão territorial e relações urbano-rurais. Rio de Janeiro: Consequência, 2013. LINHARES, Célia e HECKERT, Ana Lúcia. Movimentos Instituintes nas Escolas (2009). Disponível em: www.uff.br/revistaleph/pdf/revista12.pdf Acesso em10 de maio 2015. MARX e ENGELS. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2013. MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997. MENDONÇA, Sonia e FONTES, Virginia. História do Brasil Recente: 1964-1992. Rio de Janeiro: Editora Ática, 1994. MÉSZÁROS, Istaván. A Educação para Além do Capital. SP:Boitempo, 2009. Ministério do Meio Ambiente. Art. 25 da Lei Nº 9.985/2000. Dísponivel em: http://www.mma.gov.br/estruturas/sqa_pnla/_arquivos/46_10112008050247.pdf Acesso em 11 de Out 2015. MONTEIRO, Denis e MENDONÇA, Márcio M. Quintais da Cidade: A experiência de moradores da periferia do Rio de Janeiro. Revista Agriculturas. Aspta. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/05/Quintais-na-cidade.pdf acesso em 30/01/2015. MONTEZUMA, Rita de Cássia Martins. Funcionalidade e sustentabilidade ecológica na região metropolitana do Rio de Janeiro: o caso da Baixada de Jacarepaguá. Rio de Janeiro: Geopuc, 2011. Disponível em http://geopuc.geo.puc-rio.br/media/montezuma_8.pdf. acesso em 07/12/2014 MOREIRA e Silva, TOMAZ Tadeu. Territórios Contestados. Petrópolis: Vozes, 1995. MOTTA, Vânia Cardoso. Ideologia do Capital Social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012. NEVES, Lúcia. Educação e Política no Brasil de Hoje. São Paulo: Cortez editora, 2005. OLIVEIRA, Inês Barbosa de, CURRÍCULOS PRATICADOS: Entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003. PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Projeto de Recuperação Ambiental da Macrobacia de Jacarepaguá. Estudo de Impacto Ambiental:Diagnóstico do meio socioambiental. Rio de Janeiro Agosto/98. Disponível em http://www0.rio.rj.gov.br/smac/up_arq/sub/Volume%204%20-%20Meio%20Socioambiental%20%28Parte%201%29.pdf. Acesso em 26/01/2015. PROJETO DE ESTRUTURA URBANA DA REGIÃO DAS VARGENS. Disponível em http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/a99e317a9cfec383032568620071f5d2/afddee576933dbfc032577220075c7d6?OpenDocument Acesso em 20/07/2015. RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática,1993. SACK, Robert. Human Territoriality. Cambridge: Cambridge Universidade Press, 1986. 134 SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Nº 63, 2002. SANTOS, Milton e SILVEIRA, María Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro, Record, 2006. SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: EDUSP, 2012. SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. RJ: Record, 2000. SANTOS, Renato Emerson dos. Movimentos Sociais e Geografia. Rio de Janeiro: Consequência, 2011. SCHERER-WARREN, Das mobilizações às redes de movimentos sociais. In: Sociedade e Estado, vol.21, n.1 (jan.- abr.2006) 109-130. SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo, Ed. Fundação Perseu Abramo, 2010. VAINER, C. Cidade de Exceção: Reflexões a partir do Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro, ANPUR. 2010.Disponível em http://br.boell.org/sites/default/files/downloads/carlos_vainer_ippur_cidade_de_excecao_reflexoes_a_partir_do_rio_de_janeiro.pdf.Acesso em 20/01/2015 VAINER, C. Pátria, Empresa e Mercadoria In: Otília Arantes, Carlos Vainer, Ermínia Maricato. A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeacher's workeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectTerritorialityeng
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectTrabalho Docentepor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO fortalecimento do território através da integração entre os movimentos sociais e a educação escolar nas ações do Colégio Estadual Prof. Teófilo Moreira da Costapor
dc.title.alternativeThe strengthening of the territory through the integration between the social movements and the school education in the actions of the State College Prof. Teófilo Moreira da Costaeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Carlos Osvaldo Motta Formoso.pdfDocumento principal3.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.