???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1335
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ
Other Titles: Initial education of teachers: a study of the impacts of PIBID on the formative process of the graduates in the course of biological sciences
???metadata.dc.creator???: Aguiar, Lenir Lemos Furtado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fonseca, Lana Claudia de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Machado, Ligia Cristina Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Damasceno, Allan Rocha
???metadata.dc.contributor.referee3???: Scarpa, Daniela Lopes
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no processo formativo dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), buscando entender como a participação neste programa pode se constituir como um espaço epistemológico de formação, por meio do qual conhecimentos necessários ao exercício da docência são construídos e ressignificados. Adotamos como caminho metodológico, a história de vida, utilizando ferramentas do método autobiográfico e das narrativas de formação, para conhecer/resgatar através de textos (mensagens eletrônicas, cartas) a historicidade deste momento na formação e como este contribui/ marcou a trajetória destes egressos. Para tal compreensão, procuramos classificar e organizar os textos destacando/separando as seguintes categorias para análise: 1) Importância do PIBID na formação; 2) Impacto do cotidiano escolar na formação; 3) Dissociação teoria-prática na formação; 4) Importância da prática na formação/realização de atividades. De acordo com as análises destas categorias, podemos apontar como para os licenciandos este programa tem significados e pode ser motivador na escolha da profissão docente, como ele também foi considerado importante para o exercício da prática docente. Um Programa que proporcionou a inovação metodológica e proporcionou uma relação de interação entre escola/universidade.
Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no processo formativo dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), buscando entender como a participação neste programa pode se constituir como um espaço epistemológico de formação, por meio do qual conhecimentos necessários ao exercício da docência são construídos e ressignificados. Adotamos como caminho metodológico, a história de vida, utilizando ferramentas do método autobiográfico e das narrativas de formação, para conhecer/resgatar através de textos (mensagens eletrônicas, cartas) a historicidade deste momento na formação e como este contribui/ marcou a trajetória destes egressos. Para tal compreensão, procuramos classificar e organizar os textos destacando/separando as seguintes categorias para análise: 1) Importância do PIBID na formação; 2) Impacto do cotidiano escolar na formação; 3) Dissociação teoria-prática na formação; 4) Importância da prática na formação/realização de atividades. De acordo com as análises destas categorias, podemos apontar como para os licenciandos este programa tem significados e pode ser motivador na escolha da profissão docente, como ele também foi considerado importante para o exercício da prática docente. Um Programa que proporcionou a inovação metodológica e proporcionou uma relação de interação entre escola/universidade.
Abstract: This study aims to evaluate the contributions of the Institutional Program of teaching initiation grant (PIBID) in the formation process of the undergraduate course of Biological Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), searching to understand how participation in this program may be constituted as an epistemological space formation, through which knowledge necessary to carry out teaching are built and reinterpreted. Adopted as a methodological way, the story of life, using tools of the autobiographical method and the narratives of formation, to meet / rescue through texts (email, letter) the historicity of this moment in the formation and how this contributes / marked the trajectory of these graduates. For this understanding, we try to sort and organize texts highlighting / separating the following categories for analysis: 1) PIBID Importance of training; 2) Impact of school routine training; 3) dissociation theory and practical training; 4) practical importance on training / performing activities. According to the analysis of these categories, we can point to for licensing this program has meaning and can be motivator in choosing the teaching profession, as it was also considered important to the practice of teaching practice. It is a program that provided the methodological innovation and provided a list of interaction between school / university
This study aims to evaluate the contributions of the Institutional Program of teaching initiation grant (PIBID) in the formation process of the undergraduate course of Biological Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), searching to understand how participation in this program may be constituted as an epistemological space formation, through which knowledge necessary to carry out teaching are built and reinterpreted. Adopted as a methodological way, the story of life, using tools of the autobiographical method and the narratives of formation, to meet / rescue through texts (email, letter) the historicity of this moment in the formation and how this contributes / marked the trajectory of these graduates. For this understanding, we try to sort and organize texts highlighting / separating the following categories for analysis: 1) PIBID Importance of training; 2) Impact of school routine training; 3) dissociation theory and practical training; 4) practical importance on training / performing activities. According to the analysis of these categories, we can point to for licensing this program has meaning and can be motivator in choosing the teaching profession, as it was also considered important to the practice of teaching practice. It is a program that provided the methodological innovation and provided a list of interaction between school / university
Keywords: Teacher training
life story
PIBID
formação docente
história de vida
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Aguiar, Lenir Lemos Furtado. Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Aguiar, Lenir Lemos Furtado. Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1335
Issue Date: 21-Oct-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Lenir Lemos Furtado Aguiar.pdf2015 - Lenir Lemos Furtado Aguiar4.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.