Recent Submissions
A Educação Ambiental na formação de professores: um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades federais do sudeste brasileiro
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como a Educação Ambiental (EA) ocorre nos currículos de sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do Sudeste brasileiro. O viés metodológico utilizado consistiu em uma análise documental que engloba os ementários e os Projetos Políticos de Curso (PPC) de sete Universidades Federais da supracitada região brasileira. Esses documentos foram investigados com base na Análise Textual Discursiva. Verificou-se, nestes docu...
A polissemia do conceito vida na educação em ciências: diálogo entre o popular e o científico
Baseado na polissemia do conceito de vida (COUTINHO, MORTIMER & NIÑO EL- HANI, 2007) e em experiências vividas em sala de aula, este trabalho visa realizar uma discussão epistemológica acerca deste conceito, estabelecendo um diálogo entre a cultura popular, representada pelos conhecimentos populares, em especial, os religiosos, e a perspectiva científica, de modo a trazer contribuições para o ensino de ciências e ampliar as discussões realizadas sobre este conceito, visto ser o mesmo u...
História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência: uma proposta de inserção da temática no ensino médio utilizando as leis da Termodinâmica
Neste trabalho, buscamos construir uma proposta de utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino, para o nível médio, objetivando contribuir para a construção nos estudantes de uma concepção a respeito da natureza da Ciência e de suas relações com os demais elementos da dinâmica social, compreendendo-a como uma construção humana e fortemente influenciada pelos fatores socioculturais de cada época. Para tanto, buscamos traçar um panorama da percepção de professores de Física da...
A etnomatemática dos pescadores artesanais da ilha da madeira – Itaguaí (RJ): uma proposta de preservação da identidade cultural em uma escola municipal local
As transformações locais vêm alterando a identidade cultural do bairro da Ilha da Madeira, no município de Itaguaí/RJ, e a escola da região não desenvolve atividades e/ou projetos educacionais que resgatem e valorizem os saberes produzidos localmente sobre pesca artesanal. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar algumas práticas da pesca artesanal local assim como a visão dos atores da escola municipal localizada na Ilha da Madeira em Itaguaí/RJ com respeito às ações preservação d...
Discentes do Ensino Fundamental interagindo e aprendendo sobre quadriláteros em atividades com smartphones
Esta pesquisa busca contribuir com melhorias para a aprendizagem da geometria e refletir sobre singularidades dos toques em tela no aprendizado de conceitos e de propriedades de quadriláteros. Trata-se de uma intervenção pedagógica na própria prática, desenvolvida mediante tarefas com propósitos diversos (identificação, conceituação e classificação de quadriláteros). O design das tarefas teve como um dos eixos estruturantes a utilização do GeoGebra em smartphones.O trabalho de campo foi divid...
Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola
Diante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa sobre o mundo em que vivem e a consciência da importância de exercer a cidadania. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as contribuições de um caderno de atividades para o processo de construção do conhecimento científico dos alunos de uma t...
Construção de uma proposta de educação ambiental crítica-transformadora: temas geradores como pontes entre trilha ecológica e escola
Esta pesquisa se propôs a utilizar trilhas Ecológicas em atividades integradas a educação formal. O objetivo principal foi analisar a metodologia de investigação temática, com a delimitação de possíveis Temas Geradores, em uma proposta de Educação Ambiental crítica-transformadora. A investigação aconteceu através do método de pesquisa-ação, onde a pesquisadora foi um membro participante e atuante durante todo o processo investigativo. As indagações que podem ser levantadas nesta investig...
Licenciandos e professores de matemática interagindo no VMTcG em atividades de semelhança de triângulos
Essa pesquisa exploratória objetiva analisar processos interativos de (futuros) professores em um contexto online e colaborativo e propor uma sequência didática sobre semelhança de triângulos para implementação no ambiente virtual e síncrono Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG). Os dados (gráficos, tabelas, transcrições textuais, construções em telas) foram gerados no próprio ambiente e serviram como base para a reelaboração das tarefas e para a análise das interações. A implementação...
O que dizem os professores sobre o ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental: pensando a interdisciplinaridade necessária
Era no nono ano do Ensino Fundamental II que, em geral, havia um aprofundamento nos conteúdos de química, já vistos ao longo das outras séries, o que demandava conhecimentos que poderiam trazer dificuldades para os professores de Ciências com formação em Biologia. Pois, é possível identificar nos diferentes currículos de formação destes professores pouca ênfase na química, ou seja, as disciplinas que tratam desse conhecimento são poucas e sem articulação com as demais áreas do conhecimento. D...
O corpo e a escola: o ensino para além de um corpo biológico.
GUIMARÃES, Marcella Pereira Barbosa. O Corpo e a Escola: O Ensino para além de um corpo Biológico2021. 135 pp. Dissertação Mestrado pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. Considerando, o contexto atual que demanda uma formação adequada em Ciências e o esvaziamento dessa área de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, este estudo tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que ab...
A inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática do Ensino Superior
A presente pesquisa discorre sobre a importância da inclusão de alunos surdos no Ensino superior, especificamente nas aulas de matemática, oferecendo destaque a partir do olhar dos envolvidos. A mesma apresenta um histórico da temática onde traz a definição de alguns artigos, leis, declarações e outros documentos que abordem o tema. Por acreditar que a inclusão de alunos surdos no Ensino superior é uma questão recente e que merece atenção no que concerne à educação preocupou-se nesta pesquisa...
A Etnomatemática na culinária familiar: (re)significando o conceito de fração a partir dos saberes populares em uma turma do ensino fundamental
Esta pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma instituição educacional localizada no município de Itatiaia / RJ. Ela propõe estudar a interação entre a matemática e a cultura, tendo a Etnomatemática como aporte teórico. Para tanto, teve como base os pensamentos de D’Ambrosio (2015) em buscar evidências do saber do estudante e sua família quanto à culinária praticada, que lhe é própria, e relacioná-lo ao saber escolar trabalhado em sala de aula. Tem como objetivo...
O corpo na perspectiva da Alfabetização Científica: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantes
Este estudo objetiva analisar a contribuição de um material didático-pedagógico do tipo Fanzine pedagógico para abordar os temas Corpo e Anabolizantes em sua perspectiva holística, ou seja, de modo articulado e amplo, para auxiliar na elaboração e realização de práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio na perspectiva da Alfabetização Científica. Para alcançar este objetivo geral, os caminhos percorridos (objetivos específicos) consistem na revisão bibliográfica para explorar e funda...
A desigualdade social no Brasil por um viés da Educação Matemática Crítica em sala de aula: analisando os programas sociais de transferência de renda
O presente trabalho aborda uma proposta pedagógica para aulas de Matemática no Ensino Médio que dialoguem com a desigualdade social no Brasil e os programas sociais de transferência de renda sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Após uma pesquisa bibliográfica e documental, busca-se desenvolver e sugerir atividades, através de uma Sequência Didática, que auxiliem docentes com o ensino de Funções e Estatística de forma contextualizada, tendo como tema a desigualdade social no...
Matemática e docência feminina: descortinando alguns aspectos emblemáticos envoltos às relações de poder
Neste trabalho, nosso objetivo é discorrer sobre as relações de poder na sociedade, as quais são também estendidas às relações de gênero, elencando à docência como profissão feminina. Por meio de levantamentos históricos bibliográficos, destacaremos o acesso à educação, formação acadêmica e identidade corporal das mulheres até o século XX, principalmente, englobando as professoras que ensinavam matemática. Inicialmente, tratamos de assuntos cujo início foi no século XIX, momento em que ocorre...
Percepção ambiental na Educação: uma análise a partir de revisão sistemática de literatura
Visto que, nas últimas décadas, o homem estabeleceu uma relação recursista com a natureza, visando somente sustentar o padrão produtivista capitalista, o planeta vem apresentando modificações que implicam, não somente na exaustão dos seus recursos, mas também afetam a qualidade de vida do ser humano, ameaçando o futuro. Diante disso, há uma preocupação mundial em estabelecer práticas que colaborem para a construção de uma sustentabilidade socioambiental, e faz-se necessário o desenvolvimento ...
Uso da Torre de Hanói em uma dinâmica remota incluindo dispositivos móveis
O presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades de uso da Torre de Hanói em ambiente de ensino e aprendizagem remoto. Para tanto, planejou-se um desenho didático que contém um ambiente de aulas desenvolvidas com atividades variadas de exploração de diferentes aplicativos de Torre de Hanói, para analisar os dados obtidos a partir dessa exploração. A metodologia consiste em uma intervenção pedagógica de caráter exploratório com tecnologias digitais. O trabalho de campo foi realizad...
Ilustração botânica: uma proposta de sinergia entre ciência e arte para a educação em ciências
Esta pesquisa objetivou investigar como a arte, por meio da Abordagem Triangular, pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. Para isso, foi elaborada uma proposta didático-pedagógica utilizando a sinergia entre ciência e arte, por meio da Ilustração Botânica, para desenvolver a educação artística e a educação científica simultaneamente através da contextualização dos saberes, da leitura de imagens e da produção artística. Este estudo foi realizado em uma turma do 7o an...
Educação não formal e a construção do saber docente no ensino de química: contribuições do Museu de Solos do Brasil
Nos tempos atuais tem se tornado cada vez mais evidente uma crescente expansão dos espaços não formais para as práticas de ensino e da aprendizagem, sobretudo os museus e centros de ciências. Esses locais ganham cada vez mais relevância no que se refere à Educação em Ciências, tratando de temas científicos com uma abordagem contextualizada e contribuindo com o processo de alfabetização científica. No entanto, por conta das particularidades apresentadas, pesquisas evidenciam que a Química é a ...
O jogo "Batalha Cerebral" como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o sistema nervoso
O presente trabalho teve por objetivo analisar a utilização de um jogo como ferramenta pedagógica para ensinar sobre o sistema nervoso no ensino Fundamental II. O jogo, denominado Batalha Cerebral, foi vivenciado por alunos do 8º ano de uma escola pública de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa buscou refletir sobre a utilização da ferramenta lúdica – jogo – como proposta para um ensino-aprendizagem de Ciências com sentido e significado e que visasse à autonomia dos alunos. O es...
- 68 UFRRJ
- 68 Dissertação