Recent Submissions
Ilustração botânica: uma proposta de sinergia entre ciência e arte para a educação em ciências
Esta pesquisa objetivou investigar como a arte, por meio da Abordagem Triangular, pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. Para isso, foi elaborada uma proposta didático-pedagógica utilizando a sinergia entre ciência e arte, por meio da Ilustração Botânica, para desenvolver a educação artística e a educação científica simultaneamente através da contextualização dos saberes, da leitura de imagens e da produção artística. Este estudo foi realizado em uma turma do 7o an...
Educação não formal e a construção do saber docente no ensino de química: contribuições do Museu de Solos do Brasil
Nos tempos atuais tem se tornado cada vez mais evidente uma crescente expansão dos espaços não formais para as práticas de ensino e da aprendizagem, sobretudo os museus e centros de ciências. Esses locais ganham cada vez mais relevância no que se refere à Educação em Ciências, tratando de temas científicos com uma abordagem contextualizada e contribuindo com o processo de alfabetização científica. No entanto, por conta das particularidades apresentadas, pesquisas evidenciam que a Química é a ...
O jogo "Batalha Cerebral" como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o sistema nervoso
O presente trabalho teve por objetivo analisar a utilização de um jogo como ferramenta pedagógica para ensinar sobre o sistema nervoso no ensino Fundamental II. O jogo, denominado Batalha Cerebral, foi vivenciado por alunos do 8º ano de uma escola pública de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa buscou refletir sobre a utilização da ferramenta lúdica – jogo – como proposta para um ensino-aprendizagem de Ciências com sentido e significado e que visasse à autonomia dos alunos. O es...
Fundamentos para uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Este trabalho tem a finalidade de contribuir com a fundamentação de uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear para o Ensino Médio, tomando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil como objeto da prática social e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica como fundamento pedagógico. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo quantitativa e qualitativa, que através de uma revisão de literatura e do questionário on line como instru...
Um caso particular de números irracionais estudado por licenciandos de matemática
De um modo geral a abordagem dos números irracionais durante os anos escolares na Educação Básica se restringe a alguns poucos exemplos, geralmente são apresentadas as raízes dos números dois e três (√2 e √3 ), e o número pi (𝜋). Neste projeto, visamos a realização de uma pesquisa sobre alguns outros números representados na forma de radicais √𝑛, sendo n ∈ N. Analisamos as produções realizadas e discutidas por estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal ...
Geometria espacial: a aprendizagem através de diferentes recursos didáticos
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um possível caminho para o desenvolvimento da habilidade de visualização, bem como, verificar de que forma esses recursos podem ajudar no desenvolvimento do pensamento geométrico espacial no Ensino Médio, numa perspectiva de aprendizagem significativa. Considerando que a habilidade de visualização é o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, propomos apoios didáticos em materiais manipulativos concretos (sólidos geométr...
Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências na EJA do Município de Barra do Piraí
A abordagem de questões sociocientíficas – QSC tem sido recomendada nos currículos de Ensino de Ciências devido suas potencialidades no contexto escolar. Pesquisas defendem que a sua discussão em sala de aula torna a aprendizagem científica mais relevante e significativa, pois favorece a articulação dos conhecimentos científicos com os conhecimentos cotidianos. Porém, professores têm relatado dificuldades em abordar essas questões em virtude de uma formação fragmentada e unicamente disciplina...
Saberes populares da Etnomatemática numa cosmovisão africana: contribuições à Etnociência
A presente pesquisa traz propostas que revelam africanidades presentes no pensamento científico e matemático que, em muitos livros didáticos, são ausentes e raramente encontradas nos planejamentos dos professores. Busca-se, com este estudo, abrir caminhos que promovam o fortalecimento da etnociência, a partir dos saberes populares da etnomatemática numa cosmovisão africana, contribuindo, dessa forma, para o ensino de ciências e matemática na sala de aula, além de cooperar com o processo de va...
A importância do conhecimento da trigonometria esférica na formação do bacharel em ciências náuticas
Essa pesquisa aborda a importância do conhecimento da Trigonometria Esférica (TE) na formação dos egressos do curso de Bacharel em Ciências Náuticas, oferecido pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no município do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro. O problema da dicotomia entre conhecimento teórico e prático foi investigado através de análise curricular, dos programas analíticos das disciplinas do curso, abrangendo o período de 2018 a 2019, e da análise...
A Afroetnomatemática na educação básica: uma proposta de abordar a cultura africana por meio da utilização de jogos na educação básica
O presente trabalho vem propor e analisar a utilização dos jogos africanos Mancala (Oware, de Gana) e Shisima, do Quênia, para um trabalho diferenciado da Matemática no Ensino Fundamental. Tal proposta visa focar o 6° ano, mostrando que, através do jogo e por meio de sequências didáticas a serem propostas como produto educativo, podem-se obter resultados satisfatórios no desenvolvimento do pensamento matemático dedutivo do discente e, assim, contribuir na resolução de problemas propostos. Ate...
O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista
Neste trabalho relatamos uma experiência vivenciada entre alunos do Programa de Residência Pedagógica em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, e de sua preceptora em uma escola regular de Educação Básica. As questões orientadoras da pesquisa são: como a experiência vivenciada no contexto da Residência Pedagógica pode influenciar a formação desses licenciandos na atuação docente em contexto inclusivo, especificamente com alunos autistas? Como essa exper...
Relações epistemológicas e metodológicas na abordagem do tema Saúde no ensino médio
Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem metodológica do tema saúde que os professores encaminham em aulas de Biologia a fim de estabelecer relações com uma perspectiva epistemológica de ciência e de ensinar ciências. Para isso foi utilizado uma perspectiva teórica que articulada à dimensão empírica permite fazer apontamentos sobre a formação dos professores e a relação entre epistemologia e metodologias. Este trabalho contou com referenciais teóricos sobre formação docente que i...
Ensino de função polinomial do 1º Grau em uma turma de 9º ano: Alguns olhares para a aprendizagem mediada por tecnologias
Essa dissertação teve como objetivos elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática sobre Função e Função Polinomial do 1º Grau, utilizando como estratégias pedagógicas para o enriquecimento interativo de atividades propostas no Facebook e com o aplicativo GeoGebra para smartphone. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 9º do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal localizada no bairro de Marechal Hermes, zona norte do Rio de Janeiro. Na coleta de dados f...
Inserção do tema de Física Nuclear no ensino médio: desconstruindo e construindo um novo olhar sobre radioatividade e energia nuclear
Esta dissertação resulta da pesquisa quali-quantitativa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGEduCIMAT – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. A pesquisa valoriza os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Radioatividade e Energia Nuclear, desconstruindo e construindo um novo olhar sobre esses dois tópicos da Física Nuclear, com vistas a uma Aprendizagem Significativa. Transcender a visão de algo tido como puramente perigos...
Etnomatemática e a educação escolar quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: conexões entre o artesanato local e a prática escolar
A pesquisa “Etnomatemática e a Educação Escolar Quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: Conexões entre o Artesanato Local e a Prática Escolar”, se constitui numa uma investigação qualitativa e apresenta características etnográficas. A fundamentação teórica é baseada na Etnomatemática, Pedagogia Decolonial e a Pedagogia Libertadora. Os métodos e técnicas de pesquisas utilizados foram: as entrevistas semiestruturadas, a observação participante, o diário de campo e a análise documenta...
Construindo conhecimento com a horta escolar em uma perspectiva interdisciplinar
Esta pesquisa aborda o tema Construindo conhecimento com a horta escolar em uma perspectiva interdisciplinar e tem como objetivo analisar, em uma perspectiva interdisciplinar, a contribuição da horta escolar como instrumento pedagógico para a construção de conceitos científicos trabalhados a partir de alguns descritores do 8º ano do Ensino Fundamental II. A abordagem teórica centra-se na busca por estabelecer relações entre a situação atual do processo de ensino-aprendizagem em ciências, ofer...
Implantação de um sistema agroflorestal em uma escola de Ensino Médio: uma análise sobre políticas públicas curriculares e suas implicações no cotidiano escolar
Esse trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a relação entre currículo e prática através de um projeto escolar, a fim de estabelecer relações com uma perspectiva epistemológica de currículo e de ensinar Biologia. Como objetivos específicos busca compreender o projeto escolar a partir dos contextos de influência, produção de texto, contexto da prática, contexto de resultados e estratégia política; refletir a prática à partir da mescla entre currículo por habilidades, currículo int...
A utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia: uma aprendizagem colaborativa para o 1º ano do ensino médio
O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo foco é analisar a utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os alunos do primeiro ano do ensino médio a uma aprendizagem colaborativa a atingirem as competências previstas no programa da disciplina de Biologia no país, por meio de um grupo de estudo no Facebook realizando atividades e promovendo interações colaborativas. A presente pesquisa on-line aconteceu em um espaço experimental, que pa...
Conhecendo e explorando materiais manipuláveis: uma perspectiva para um laboratório de educação matemática no CEDERJ
A pesquisa consistiu em desenvolver material de apoio, tarefas para exploração e uso autônomo de materiais manipuláveis de natureza física que compõem o acervo do laboratório de Matemática nos polos do consórcio CEDERJ no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a distância semipresencial, pela UFF. Para tanto, estamos considerando que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode contribuir para aproximar o laboratório de ensino e aprendizagem da Mate...
Formação continuada de professores em ensino de biologia: análise de um curso online e suas interfaces em um ambiente virtual de aprendizagem
O presente trabalho visa compreender como a interface assíncrona fórum, em um curso online de formação continuada de professores, oferecido pelo Consórcio Cederj, pode promover interação, reflexão e construção coletiva do conhecimento, a fim de estimular a busca de novos caminhos para o ensino de Biologia Molecular na Educação básica. O trabalho foi dividido em três fases: Na fase um, buscou-se um acompanhamento quali-quantitativo das interações e produção dos discursos durante as conversaçõe...
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- 51 Dissertação