???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6902
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência: uma proposta de inserção da temática no ensino médio utilizando as leis da Termodinâmica
Other Titles: History and Philosophy of Science and Nature of Science: a proposal to insert the theme in high school using the laws of Thermodynamics.
???metadata.dc.creator???: Rezende, Nei Rogerio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Porto, Claudio Maia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Porto, Claudio Maia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Duarte, Sérgio Eduardo Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Neves, Marcelo Azevedo
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, buscamos construir uma proposta de utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino, para o nível médio, objetivando contribuir para a construção nos estudantes de uma concepção a respeito da natureza da Ciência e de suas relações com os demais elementos da dinâmica social, compreendendo-a como uma construção humana e fortemente influenciada pelos fatores socioculturais de cada época. Para tanto, buscamos traçar um panorama da percepção de professores de Física da educação básica sobre o tema, bem como analisar qual visão sobre a Ciência tem sido transmitida pelos livros didáticos desta disciplina, através da análise de conteúdos históricos presentes nos mesmos. Observamos que há uma percepção positiva dos professores em relação a essa abordagem histórica, mas que a maioria dos livros didáticos analisados não trazem o conteúdo histórico de forma plenamente satisfatória. Assim sendo, elaboramos um material de apoio ao professor, na forma de um livro paradidático, para utilização no ensino médio, abordando a história das máquinas térmicas e o desenvolvimento das leis da Termodinâmica, capaz de se configurar como instrumento útil para a inserção, em sala de aula, de discussões sobre como ocorre o desenvolvimento científico, não incluindo apenas episódios de sucesso, mas também os erros e as controvérsias.
Abstract: In this work, we seek to build a proposal for the use of History and Philosophy of Science (HFC) in teaching, for the middle level, aiming to contributing to the construction in students of a conception about the nature of Science and its relations with the other elements of the social dynamics, understanding it as a human construction and strongly influenced by the socio-cultural factors of each era. Therefore, we seek to draw a panorama of the perception of basic education physics teachers on the subject, as well as to analyze which view on Science has been transmitted by the textbooks of this discipline, through the analysis of historical contents present in them. We have observed that there is a positive perception of teachers in relation to this historical approach, but that most textbooks analyzed do not bring historical content in a fully satisfactory way. Therefore, we developed a support material for the teacher, in the form of a paradidactic book, for use in high school, addressing the history of thermal machines and the development of the laws of Thermodynamics, capable of being configured as a useful instrument for insertion, in classroom, discussions about how scientific development occurs, not only including episodes of success, but also errors and controversies.
Keywords: História e Filosofia da Ciência
Natureza da Ciência
Livro Didático
Máquinas Térmicas
Termodinâmica
History and Philosophy of Science
Nature of Science
Textbook
Thermal Machines
Thermodynamics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
Citation: REZENDE, Nei Rogerio. História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência: uma proposta de inserção da temática no ensino médio utilizando as leis da Termodinâmica. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6902
Issue Date: 1-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Nei Rogerio Rezende.pdf2021 - Nei Rogerio Rezende6.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.