???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6605
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Percepção ambiental na Educação: uma análise a partir de revisão sistemática de literatura
Other Titles: Environmental perception in Education: an analysis based on a systematic literature review
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Ingrid da Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Bruno Matos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira, Bruno Matos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barzano, Marco Antonio Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: Visto que, nas últimas décadas, o homem estabeleceu uma relação recursista com a natureza, visando somente sustentar o padrão produtivista capitalista, o planeta vem apresentando modificações que implicam, não somente na exaustão dos seus recursos, mas também afetam a qualidade de vida do ser humano, ameaçando o futuro. Diante disso, há uma preocupação mundial em estabelecer práticas que colaborem para a construção de uma sustentabilidade socioambiental, e faz-se necessário o desenvolvimento e aplicação de metodologias educacionais que promovam uma consciência ambiental na população. Corroborando com essa necessidade, a própria população credita na educação a resolução dos problemas ambientais, o que foi constatado em uma pesquisa realizada pelo Ministério de Meio Ambiente intitulada de O que o brasileiro pensa da ecologia, onde está a afirmação “a crença de que a educação é a grande saída é consensual e entusiasticamente defendida por todos” (CRESPO e LEITÃO 1993, p.172). Partindo da premissa da importância do processo de ensino-aprendizagem focado na maior participação do aluno, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura nacional sobre percepção ambiental nas escolas e verificar como esses estudos estão colaborando para o planejamento e desenvolvimento das práticas de educação ambiental no âmbito escolar. O procedimento adotado para conduzir o estudo foi a revisão sistemática de literatura, onde foram coletados artigos científicos na base de Periódicos Capes, e, como resultado dos 125 trabalhos analisados, somente 27 enquadravam-se nos critérios de inclusão estabelecidos, constatando-se que os artigos de estudos de percepção ambiental com público-alvo de não escolares representam 78% da amostra analisada. Os trabalhos foram classificados de acordo com as macrotendências políticas-pedagógicas da educação ambiental no Brasil, seguindo a classificação de Layrargues e Lima (2014), tendo como resultado uma maioria deles podendo ser classificada na tendência Conservacionista, mesmo partindo de referenciais teóricos críticos. Os resultados apontam que os trabalhos de percepção ambiental realizados na escola, em sua maioria, foram estudos teóricos, apenas realizando o levantamento das percepções ambientais dos alunos, apenas 7 trabalhos orientam o desenvolvimento de práticas em educação ambiental. Os 7 estudos primários selecionados como práticos foram reagrupados a partir de uma metodologia de metassíntese qualitativa, organizando em categorias criadas a partir da identificação das principais semelhanças e diferenças.
Abstract: Since, in recent decades, man has established a recursist relationship with nature, aiming only to sustain the capitalist productivist pattern, the planet has been showing changes that not only imply the exhaustion of its resources, but also affect the being's quality of life. human, threatening the future. In view of this, there is a worldwide concern to establish practices that contribute to the construction of social and environmental sustainability, and it is necessary to develop and apply educational methodologies that promote environmental awareness in the population. Corroborating this need, the population itself credits education with solving environmental problems, which was found in a survey carried out by the Ministry of the Environment entitled What Brazilians think about ecology, which states “the belief that education is the great way out is consensually and enthusiastically defended by all” (CRESPO and LEITÃO 1993, p.172). Based on the premise of the importance of the teaching-learning process focused on greater student participation, the objective of this research work was to carry out a systematic review of the national literature on environmental perception in schools and to verify how these studies are collaborating for the planning and development of environmental education practices in the school environment. The procedure adopted to conduct the study was a systematic literature review, where scientific articles were collected in the Capes Periodicals database, as a result of the 125 studies analyzed, only 27 met the established inclusion criteria, noting that the articles from environmental perception studies with a target audience of non-schoolers represent 78% of the analyzed sample. The works were classified according to the political-pedagogical macrotrends od environmental education in Brazil, following the classification of Layrargues and Lima (2014), with the result that most of them can be classified in the Conservationist trend, even starting from critical theoretical references. The results show that the environmental perception works carried out at the school, for the most part, were theoretical studies, only carrying out a survey of students’ environmental perceptions, only 7 works guide the development of practices. The 7 primary studies selected as practical were regrouped based on a methodology of qualitative metasynthesis, organizing into categories createad from the identification of the main similarities and differences.
Keywords: Educação Ambiental
Testes de percepção
Escola
Environmental Education
Perception tests
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, Ingrid da Silva de. Percepção ambiental na Educação: uma análise a partir de revisão sistemática de literatura. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6605
Issue Date: 21-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Ingrid da Silva de Oliveira.Pdf2022 - Ingrid da Silva de Oliveira2.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.