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O luxo e o lixo: juventude negra... em meio à cobiça, ao silenciamento e à violência
Pesquisas têm mostrado, por vezes consecutivas, que as maiores vítimas da violência são os jovens negros do sexo masculino. Nosso trabalho nasce e se consolida com base nesses dados, em consonância com a realidade dos moradores de uma comunidade em Macaé. Uma cidade rica, conhecida como a “Capital Nacional do Petróleo”, banhada pelo Oceano Atlântico, tem destaque nacional, com desenvolvimento em sua estrutura e grandes investimentos na cidade, movimentando grande fluxo de imigrantes e pe...
Educação infantil no plano municipal de educação: desafios e possibilidades em Nova Iguaçu/RJ
A Lei 13.005/2014 aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, determinando que todo município deve elaborar, reelaborar ou revisar o seu Plano Municipal de Educação (PME), adequando o seu texto ao PNE. O Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Lei 4.504/2015, com revisão aprovada por meio da Lei 4.792/2018, apresenta diretrizes, metas e estratégias para a política educacional do município, devendo ser monitoradas continuamente e avaliadas periodicamente. Dian...
“Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemia
O presente trabalho busca investigar a experiência docente de Ensino Remoto, alternativa encontrada para a continuidade da educação formal das escolas, dada a limitação das interações sociais e físicas, compreendida pela perspectiva dos profissionais que atuaram em contexto pandêmico de Covid-19, no período de 2020 e 2021. Construiremos compreensões a respeito da maneira em que o distanciamento afetou a prática docente e quais foram as ações constituídas na tentativa de superar tamanho e repe...
As conferências interamericanas de educação (1943-1963): imperialismo e educação na América Latina
Este trabalho tem como objetivo investigar as Conferências Interamericanas de Educação realizadas entre os anos de 1943 e 1963. A delimitação do marco temporal da ocorrência desses encontros, tomados como objeto de estudo nesta pesquisa, tem como premissa a compreensão de que o período que abrangeu a década de 1930 até o iníco da década de 1960 foi marcado por um ciclo da política imperialista estadunidense para a América Latina que utilizou como estratégia diplomática uma retórica inter...
Impactos da participação social nas audiências públicas (2008- 2018) da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no processo de inclusão do público da educação especial
As Assembleias Legislativas são a principal referência política da democracia liberal no âmbito estadual. O espaço legítimo para o debate da vida social. No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa do Estado, a Alerj, tem funções definidas por seu Regimento Interno, pela Constituição do Estado do Rio de Janeiro e, como as demais Assembleias do país, pela Constituição Federal. Entre elas, é dever da Alerj constituir ambiente adequado para que ocorram encontros nos quais sejam debatidos te...
“A gente precisaria de uma creche inteira só para atender a fila de espera do berçário” - oferta, acesso e matrícula em creches na Baixada Fluminense
A proposta dessa pesquisa é analisar o acesso às vagas em creches. O direito das crianças à creche foi estabelecido como política pública na constituição de 1988 e reforçado na LDB 9394/96, que considerou a Educação Infantil primeira etapa da educação básica, sendo a creche o segmento voltado para bebês e crianças até 3 anos. Ocorre que passados mais de vinte e cinco anos da promulgação desse direito, em 2022, o atendimento em creches não se materializou como um direito para a ampla popu...
A formação de professores e o pensamento computacional: uma experiência autoetnográfica
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores podem mobilizar o seu pensamento computacional com atos de currículos plugados e desplugados. O estudo em questão apresentou como principal praticante cultural a pesquisadora que desenvolveu a dissertação no contexto de uma autoetnografia. Nosso referencial teórico metodológico foi uma bricolagem das teorias da cibercultura em especial do campo do pensamento computacional, da formação de professores e das pesquisas mu...
Olhar, ver, reparar, representar: o desenvolvimento da visualização
A produção e a interpretação de imagens para a representação de objetos são características do Desenho Técnico, disciplina ministrada no curso técnico profissionalizante de Ensino Médio de uma escola Estadual do Rio de Janeiro. Nesta instituição de ensino, jovens, entre 14 e 17 anos de idade, são iniciados na linguagem gráfica como expressão, para elaborar esboços, detalhamentos e projetos técnicos. Além desses discentes, há ainda alunos (adultos) que estão matriculados no curso subseque...
Educação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora?
O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) impactou, decisivamente, os anos finais do século XX, sendo interpretada pelos intelectuais burgueses como o fim da história e pelos intelectuais marxistas, por vezes, como a derrota do movimento dos trabalhadores na luta contra o imperialismo. As consequências dessa experiência associadas às transformações no sistema produtivo propiciadas, a partir da década de 1970, foram sentidas com intensidade pela classe trabalhadora no ca...
“O meu sonho ninguém mata”: violência doméstica e escolarização de mulheres na educação de jovens e adultos
A violência doméstica contra a mulher constitui-se enquanto fenômeno social, sustentado e reproduzido culturalmente através do sistema patriarcal, que gerencia as relações sociais com base no gênero e que atravessa as diferentes instituições sociais, dentre elas, a familiar (SAFIOTTI, 2004). Mesmo diante de alguns avanços legislativos, como a Lei 11.340/2006, mulheres vivem sob condições de subalternidade, opressão e são expostas a violências de caráter simbólico e material (BOURDIEU, 19...
Recontextualizando o Programa Nacional de Assistência Estudantil sob a ótica das ações afirmativas: uma análise da produção acadêmica em relação a atuação das IES no programa
Nesta tese de doutorado em educação optou-se em focalizar as ações das Instituições de Ensino da Superior (IES) do Brasil, especificamente, as instituições federais no que tange ao entendimento da interpretação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O problema a que esta pesquisa responde é: como as produções acadêmicas interpretam, recontextualizam e traduzem a política do PNAES. Para tanto, elenca como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica (LUDKE; ANDRE, 1986)...
Grupo Globo e a crítica conservadora ao I PEE-CIEP: conflitos nos campos educacional, político e da produção cultural
O trabalho analisa o comportamento crítico do Grupo Globo (antes Organizações Globo) ao Primeiro Programa Especial Educação dos Centros Integrados de Educação Pública (I PEE - CIEP), ocorrido no período do primeiro governo do Leonel Brizola, 1983-1987, no Rio de Janeiro. Emprega-se como referencial teórico os conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu e procura-se incorporar elementos da teoria da hegemonia de Antônio Gramsci. Utilizou-se também elementos dos debates relativos à “teoria da dep...
Formação para o magistério e perspectivas de futuro: um estudo sobre expectativas profissionais de jovens estudantes de uma “escola normal” do município do Rio de Janeiro
O trabalho, fundado em conceitos sociológicos, em especial os de habitus de classe, campo social e estratégias, formulados por Pierre Bourdieu, procura analisar expectativas de futuro de jovens matriculados em escola pública de formação para o magistério (antigo curso normal), constituindo-se em um estudo de caso, dentro de procedimentos epistemológicos presentes em autores como Bachelard e o próprio Bourdieu. Considerou-se, aqui, a situação atual deste curso, em particular mudanças na c...
Investigação psicométrica do Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) e da Physical Appearance Comparison Scale–3 (PACS-3) para jovens universitários no Brasil
Introdução: Imagem corporal é a representação mental do próprio corpo. Universitários têm sido considerados grupos de risco para desenvolver alterações relacionadas a imagem corporal, e utilizar instrumentos adequados para avaliar este constructo no contexto brasileiro possui fundamental importância. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e verificar as qualidades psicométricas do Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) e da Physical Appearance Comparison Scale–3 (P...
Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma
A Intenção deste texto é o de desvelar minhas experiências enquanto Professora Articuladora. Experiências vividas por mim no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em uma das unidades da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Neste pretendi registrar, examinar, identificar praticas pedagógicas favoráveis à boa convivência que assegurem seja na ciência, seja na arte os direitos inalienáveis da criança que está sob nossa responsabilidade. Dada a magnitude e a importância da questão, fui...
A democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Esta pesquisa de doutoramento teve como foco de estudo a assistência estudantil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seu objetivo geral foi investigar a história da assistência estudantil na UFRRJ e a adesão da instituição às políticas de democratização da educação superior emanadas dos governos dos Presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. O recorte temporal da pesquisa vai de 1995 a 2018 e analisa, especialmente, as ...
Deixa a obra falar...
Resumo quer dizer sumo, substância densa que se mostra só no fim do sem-fim. Trata-se de saber como é o é da literatura nas encarnações da vida cotidiana, no aí de cada um para si mesmo por sertões e veredas, no qual “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Dado o desidério da experiência, restou-nos, enfim, calar a fim de ouvir o galo cantar! Foi assim que, inesperadamente, tudo aconteceu, sem nenhum romance... “Deixar a obra falar” é...
Rota de Fuga: a literatura como caminho de formação do professor- pesquisador retirante
Neste trabalho tratamos das questões concernentes a importância da arte, em especial da literatura, para a formação humana, tomando como pressuposto o entrelaçamento indissociável entre arte, vida e conhecimento. Quem quiser encontrá-lo na parte há de só compreende-lo no todo e vice-versa. Falamos, portanto, sempre no âmbito destas três esferas (arte, vida e conhecimento). Esferas em/ nas/ pelas quais habitamos o mundo – este buraco sem fundo, abismo sem chão, adornado por nuvens como na pint...
A agenda educacional da frente liberal ultraconservadora: uma análise das propostas do movimento Brasil Livre
Esta dissertação tem por objetivo investigar a agenda educacional da frente liberal ultraconservadora através do Movimento Brasil Livre (MBL). Identificamos, por meio da revisão de literatura, o crescimento desta frente a partir da expressão da crise estrutural do capital desencadeada em 2008, inflada pela onda de protestos mundiais. No Brasil, mapeamos a origem destes protestos em 2013, contexto no qual foi criado o MBL, e identificamos o protagonismo da Nova Direita, sobretudo a partir...
A chegada de crianças com a síndrome congênita do zika vírus na educação infantil: formação de professores e inclusão educacional
O problema central da pesquisa consiste na inclusão educacional na Educação Infantil de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) em creches e pré-escolas regulares, após a epidemia em 2015 e 2016. O objetivo geral foi analisar a partir de um Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação a formação de professores para a chegada de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus na Educação Infantil na Rede Municipal de Duque de Caxias / RJ – com financiamento ...
- 330 UFRRJ
- 278 Dissertação
- 52 Tese
- 98 2020 - 2023
- 232 2011 - 2019
- 330 application/pdf
- 330 Acesso Aberto