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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação infantil no plano municipal de educação: desafios e possibilidades em Nova Iguaçu/RJ
Other Titles: Early childhood education in the municipal education plan: challenges and possibilities in New Iguaçu/RJ
???metadata.dc.creator???: Almeida, Fernanda de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Anelise Monteiro do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Anelise Monteiro do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Edson Cordeiro dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Souza, Marina Pereira de Castro e
???metadata.dc.description.resumo???: A Lei 13.005/2014 aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, determinando que todo município deve elaborar, reelaborar ou revisar o seu Plano Municipal de Educação (PME), adequando o seu texto ao PNE. O Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Lei 4.504/2015, com revisão aprovada por meio da Lei 4.792/2018, apresenta diretrizes, metas e estratégias para a política educacional do município, devendo ser monitoradas continuamente e avaliadas periodicamente. Diante deste cenário, esta dissertação, de caráter qualitativo, investiga como foi proposto o monitoramento e avaliação do PME de Nova Iguaçu, Meta 01 – Educação Infantil (EI), seus principais desafios e possibilidades. Para conhecê-los, devido aos problemas sociais trazidos pela pandemia, optou- se metodologicamente pela análise documental, levantamento bibliográfico (GIL, 1999), entrevista semiestruturada (DUARTE, 2002) de forma remota com a gerente da Educação Infantil da Semed, que também compõe a Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação e memória da pesquisadora, apoiada em caderno de notas, que no período de 2017 a 2019 compôs a referida equipe. Os referenciais teórico-metodológicos foram tecidos com diferentes autores. No campo da implementação de políticas públicas encontramos apoio nos estudos de Paulo Jannuzzi e Gabriela Lotta. O conceito de política pública empregado tem como base a concepção de Maria das Graças Rua. O texto está organizado em quatro capítulos. No primeiro, apresentamos o delinear da pesquisa citando os procedimentos teórico- metodológicos que a fundamentaram, o percurso e o processo de produção de dados; expomos as tendências apresentadas pelas principais publicações até o momento. No segundo, aprofundamos alguns conceitos relevantes como política pública, social e educacional. Apresentamos um breve histórico dos Planos Nacionais de Educação no Brasil, explicitamos informações sobre o Plano Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e citamos o Plano Municipal de Educação como política pública. No terceiro capítulo, apresentamos o território de Nova Iguaçu e um breve histórico educacional, possibilitando uma maior aproximação com o campo da pesquisa. O quarto capítulo apresenta os achados da pesquisa em diálogo com referenciais teóricos. Porfim, tecemos algumas considerações finais. Como alguns resultados e discussões temos que, na busca pelo alcance do cumprimento da meta 01, o município vem se organizando amparado nas seguintes estratégias: criação de turmas em escolas já existentes de Educação Infantil; inauguração de seis creches com recursos do Pró- Infância; inauguração de novas Unidades Escolares com turmas de Educação Infantil. Nesse sentido, as etapas de monitoramento e avaliação têm muito a contribuir e não devem ser confundidas, pois, apesar de caminharem juntas, contribuem distintamente para o sucesso da política. Ainda que de forma tímida, um dos avanços de Nova Iguaçu foi a inserção de estratégias no plano de ação anual da Secretaria buscando contemplar em cada gerência a meta do PME afim. Essa ação contribuiu para a visibilidade das estratégias previstas no Plano e para a sua implementação. Contudo, para que o monitoramento e a avaliação assumam centralidade no Plano, e com isso possam contribuir de forma efetiva para o alcance da meta 01, faz-se necessário (re)pensar o lugar dessa política no município.
Abstract: Law 13.005/2014 approved the National Education Plan (PNE) for the 2014-2024 decade, determining what all County he must elaborate, rework or review The your Plan Municipal Education (PME), adapting its text to the PNE. The plan Municipal in Education in New iguaçu, Law 4,504/2015, with revision approved through Law 4,792/2018, features guidelines, goals and strategies for the educational policy of the municipality, which must be continuously monitored and periodically evaluated. Against this backdrop, this dissertation, qualitative, investigates how the monitoring and evaluation of the PME was proposed Nova Iguaçu, Goal 01 – Early Childhood Education (EI), its main challenges and possibilities. For meet them, due to the problems social brought through the pandemic, it was chosen methodologically by analyze documentary, lifting bibliographic (GIL, 1999), semi-structured interview (DUARTE, 2002) remotely with the Education manager Semed Children, which is also part of the Technical Team for Monitoring andEvaluation and memory of the researcher, supported by a notebook, which in the period from 2017 to 2019 composed the aforementioned team. The theoretical-methodological references were woven with different authors. In the field of implementation in policies public, we found support in studies of Paul Jannuzzi and Gabriela lotta. THE concept in policy public employee is based on the conception of Maria das Graças Rua. The text is organized into four chapters. In the first one, we present the outline of the research citing the procedures theoretical-methodological that supported it, the route and the process of data production; we expose the trends presented by the main publications to date. In the second, we delve into some concepts relevant as public, social and educational policy. We present a soon historic From plans nationals in Education at the Brazil, we explain information on the State Education Plan of the State of Rio de Janeiro and we cite the Municipal Plan of Education as policy public. At the third chapter, we present the territory of Nova Iguaçu and a brief educational history, enabling a closer approach to the field of research.The fourth chapter presents the research findings in dialogue with theoretical references. Per Finally, we make some final remarks. As some results and discussions we have that, in the search for the achievement of goal 01, the municipality has been organizing supported by the following strategies: creation of classes in already existing schools of Early Childhood Education; opening of six day care centers with resources from Pro-Infância; opening of new School Units with Early Childhood Education classes. In this sense, the monitoring and evaluation stages have much to contribute and should not be confused, as, despite walking together, they contribute distinctly to success. gives policy. even if from form shy, a From advances in New iguaçu he was The insertion of strategies in the Secretariat's annual action plan, seeking to include in each management The target of the related PME. This action contributed to the visibility of the strategies foreseen in the Plan and for your _ Implementation. However, for what The monitoring and the evaluation assume centrality in the Plan, and thus can effectively contribute to the achievement of goal 01, it is necessary (re)think the place of that policy at the County.
Keywords: Educação Infantil
PME
Monitoramento
Early Childhood Education
MEP
Monitoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ALMEIDA, Fernanda de. Educação infantil no plano municipal de educação: desafios e possibilidades em Nova Iguaçu/RJ. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6953
Issue Date: 24-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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