???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Suzy Veigapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694351077546507por
dc.contributor.advisor1Boas, Ana Alice Vilaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7por
dc.date.accessioned2016-04-28T20:19:20Z-
dc.date.available2009-02-05pt_BR
dc.date.issued2008-07-17pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Suzy Veiga. Cultura e gestão por competência: análise da percepção dos gerentes da área comercial de uma indústria siderúrgica. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/992-
dc.description.resumoTendo em vista o cenário de um mundo cada vez mais turbulento e competitivo, as transformações que ocorrem no ambiente das organizações exigem sistemas de Gestão de Pessoas que alinhem ao máximo a estratégia organizacional com as práticas de RH. E o que constantemente está sendo colocado à prova é a capacidade cultural de cada empresa de oferecer respostas efetivas aos novos desafios: pessoas e organizações precisam mostrar melhores qualificações e resultados, precisam, portanto, desenvolver suas competências. Nesse sentido, o objetivo geral dessa dissertação consiste em analisar a percepção dos gerentes da área comercial frente à cultura organizacional e aos Programas de Gestão por Competência em uma indústria siderúrgica, identificando os aspectos ligados à cultura organizacional durante o processo de execução do Programa de Gestão por Competências, apontando os pontos positivos e negativos do programa adotado pela empresa e descrever as influências do mapeamento de competências no Plano de Desenvolvimento de seus colaboradores. A amostra foi selecionada de forma não probabilística ou intencional, e também por conveniência. A coleta de dados se baseou na avaliação de documentos internos e externos da empresa caracterizando a pesquisa documental, bem como a pesquisa de campo, desenvolvida mediante questionários aplicados aos gerentes comerciais envolvidos com o Programa de Gestão por Competências. Os resultados destacam a importância da cultura organizacional como meio de se trabalhar o estreito alinhamento dos objetivos dos indivíduos, com os objetivos da corporação. O modelo é tido como satisfatório pelos colaboradores, onde conseguem perceber que o programa está diretamente relacionado à cultura de sua organização, seja através de sua missão, valores e objetivos; e que o mapeamento de competências também consegue ter um forte impacto positivo no PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal). Mas há necessidade de melhoria, como maior agilidade na tomada de decisão, ausência de um plano de gerenciamento da informação, necessidade de maior envolvimento da área de RH e dos superiores no processo de implementação do programa. E numa última etapa, o estudo apresenta alguns comentários sobre a situação verificada na empresa estudada, da mesma forma que procura fazer sugestões de melhoria das deficiências encontradas no Programa de Gestão das competências e da Gestão da Cultura Organizacional.por
dc.description.abstractTaking into account an increasingly turbulent and competitive world scenario, the changes that take place in the organizational environment require Personnel Management Systems that maximize the alignment of the organizational strategy with the HR practices. What is constantly being tested is the cultural capacity of each company to offer effective answers to the new challenges: people and organizations need to show better skills and results, and thus need to develop their competencies. In this sense, the general objective of this dissertation consists of analyzing perception of the sales manager against the organizational culture and the Management by Competencies Programs in a steel plant, identifying the aspect linked to organizational culture during the execution of the Management by Competencies Program, pointing out the positive and negative aspects of the program adopted by the company, and describing the influences of the competencies mapping in the development plan of its collaborators. The sample was selected of not probability or intentional form, and also by convenience. The collection of data if based on the internal and external document evaluation of the company characterizing the documentary research, as well as the research of field, developed by means of questionnaires applied to the involved sales manager with the Management by Competencies Program. The results highlighted the importance of the organizational culture as a means of improving the tight alignment of individual objectives with the objectives of the corporation. The model is seen as satisfactory by the collaborators, as they are able to perceive that the program is directly linked to the culture of their organization, be it through its mission, values and objectives; and that the mapping of the competencies is able to have a strong positive impact on the PDP (Personal Development Plan). However, there is a necessity for improvements, such as a greater agility of decisionmaking, a lack of a plan of information management, a necessity of greater involvement by the HR area and its superiors in the process of the implementation of the program. In addition, in its last phase, the study presents some commentaries about the situation encountered in the company object of this study, with the same objective of making suggestions for improvements in the deficiencies found in the Competencies Management Program and Management of the Organizational Culture.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Suzy Veiga Diniz.pdf: 816425 bytes, checksum: e1284bddb2b4eb10192be05fac1ce91b (MD5) Previous issue date: 2008-07-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60648/2008%20-%20Suzy%20Veiga%20Diniz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão de pessoaspor
dc.subjectcultura organizacionalpor
dc.subjectcompetências organizacionaispor
dc.subjectpersonnel managementeng
dc.subjectorganizational cultureeng
dc.subjectorganizational competencieseng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleCultura e gestão por competência: análise da percepção dos gerentes da área comercial de uma indústria siderúrgicapor
dc.title.alternativeCulture and management by competencies: analysis of the perception of the sales manager of a steel plant. Rio de Janeiro - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Suzy Veiga Diniz.pdf797.36 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.