???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/983
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise dos objetivos e indicadores estratégicos da perspectiva aprendizado e crescimento do Balanced Scorecard de um centro de pesquisas
???metadata.dc.creator???: Feijó, José Eduardo de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Ana Lúcia dos Santos
First advisor-co: Costa, Stella Regina Reis da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os objetivos e indicadores estratégicos da perspectiva aprendizado e crescimento do Balanced Scorecard BSC de um Centro de Pesquisas, o Cenpes, portanto caracterizando-se como um estudo de caso. Tendo sido aplicado um questionário, voltado a metodologia do BSC, mais precisamente à perspectiva de aprendizado e crescimento. Foram selecionadas duas amostras, retiradas de duas populações, a população de líderes formais e outra composta pela força de trabalho. Após a análise dos dados foi construída uma conclusão e proposta uma metodologia com o objetivo de favorecer outras organizações que adotam o BSC, na construção destes objetivos e indicadores estratégicos. O presente estudo demonstrou a importância da definição dos objetivos e indicadores estratégicos na perspectiva aprendizado e crescimento do BSC, bem como dos ativos intangíveis, de modo que eles possam contribuir de forma mais eficaz para o alcance da visão estabelecida por uma organização e para a construção de vantagem competitiva.
Abstract: This research had as goal analyzes the objectives and strategic indicators of learning and growth perspective of Balanced Scorecard - BSC in a Researches Center. Cenpes was characterized as a case study. A questionnaire was applied, based on the methodology of BSC, specifically focusing to the learning and growth perspective. Two samples were selected, one of the formal leaders' population and another composed by the other employees. The analysis of the information s collected resulted in the elaboration of a methodology proposal for construction of these objectives and strategic indicators, aiming at to favor other organizations to adopt BSC. The present study had as accessory objective to demonstrate the contribution of the intangible assets in the reach of the vision organizational and increase of the competitive advantage, through the definition of objectives and strategic indicators of the learning perspective and growth of BSC.
Keywords: strategy
strategical management
intangible asset
knowledge management
learning organizacional
estratégia
gestão estratégica
BSC
gestão do conhecimento
aprendizado organizacional
ativos intangíveis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: FEIJÓ, José Eduardo de Oliveira. Análise dos objetivos e indicadores estratégicos da perspectiva aprendizado e crescimento do Balanced Scorecard de um centro de pesquisas. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/983
Issue Date: 20-Aug-2007
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - José Eduardo de Oliveira Feijó.pdf946.84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.