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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFirme, Madalena Thiry Pennapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Diva Lopes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1555507938359870por
dc.date.accessioned2016-04-28T20:19:14Z-
dc.date.available2008-04-07pt_BR
dc.date.issued2007-08-28pt_BR
dc.identifier.citationFIRME, Madalena Thiry Penna. A complexidade e a gestão da educação pública: o caso de uma escola de educação profissional do Rio de Janeiro. 2007. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/962-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a complexidade na gestão da educação pública. Novas tecnologias, novas relações de trabalho, novas idéias nas organizações, conduziram transformações na forma de pensar a educação.A educação não pode ser ingênua e as dimensões política, econômica e social interagem e interferem na escola, gerando assim, uma diversidade. Ao mesmo tempo, a organização de educação tem uma singularidade própria, distinta das demais organizações, pois seus fins a distinguem das outras. A unidade e a diversidade convivem na educação e a consciência dessa perspectiva pode trazer um novo olhar, um novo paradigma para a sua gestão. O objetivo geral neste trabalho é contribuir para o estudo sobre a gestão da educação pública, a partir da combinação de conceitos, de idéias e da vivência em uma escola de educação profissional do Rio de Janeiro. Baseado nesse pensamento, este trabalho tem como suposição que da complexidade de uma organização de educação pública emerge a sua singularidade. A evolução do pensamento científico ocidental; a complexidade; a evolução das principais teorias de organizações e modelos de gestão; o pensamento crítico sobre a gestão da educação pública no Brasil e a evolução da educação profissional no Brasil formaram os pilares da fundamentação teórica. Este trabalho tem como base metodológica o pensamento complexo, baseado em proposições de Edgar Morin. Sob a luz do pensamento complexo, então, este trabalho utilizou uma combinação de métodos e técnicas. Foi realizado um estudo de caso de uma escola de educação profissional para se tentar buscar a complexidade na base. Existe a consciência aqui de que não se percebe de maneira simples e quantitativa o acaso, a desordem, a incerteza. Nesse sentido, o método de pesquisa escolhido foi o etnográfico, a partir do qual poder-se-ia perceber e retirar da realidade o que não se percebe apenas por meio de métodos convencionais de pesquisa.Uma pesquisa com perguntas abertas foi feita para identificar as singularidades da escola pesquisada. E, a partir de entrevistas em profundidade e de uma observação participante, foi possível fazer relações com os antagonismos propostos por Perrenoud e com as avenidas da complexidade apresentadas por Morin. Dessas relações, foi possível viver a complexidade e identificar a singularidade como um de seus dos aspectos.por
dc.description.abstractThe present work focuses the complexity in the management of public education. New technologies, new job relations, new ideas in the organizations lead to transformations in the way education is viewed. Education can not be naïve as political, economic and social dimensions interact and interfere in the school, thus generating a diversity. At the same time, the education organization has a proper, distinct singularity, different from other organizations, which distinguishes its goals from those of others. The unit and the diversity coexist in education and the conscience of this perspective can bring a new look and, a new paradigm for its management. The main objective of this work is to contribute to the study of management of public education, from the combination of concepts, ideas and the experience in a school of professional education in Rio de Janeiro. Based on this thought, the work assumes that its singularity emerges from the complexity of an organization of public education. The evolution of western scientific thought; the complexity; the evolution of main theories of organization and models of management; the critical thought about public education management in Brazil and the evolution of the professional education in Brazil formed the pillars of the theoretical study. This work is methodologically based in complex thought, especially on proposals by Edgar Morin. Under the light of complex thought, then, this work used a combination of methods and techniques. A case study of a school of professional education was carried through search for its basic complexity .It is believed that chance, disorder and uncertainty are not perceived in a simple and quantitative way. For this reason, the ethnographic method of research was chosen were it is possible to perceive and choose from reality that which is not perceived by conventional research methods. A research with open questions was made to identify the singularities of the target school. Besides, through interviews and participant observation it was possible to establish relations between antagonisms considered by Perrenoud and the complexity presented by Morin. From these relations, it was possible to live the complexity and to identify the singularity as one of its aspects.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Madalena Thiry Penna Firme.pdf: 754158 bytes, checksum: 6617da21e64d3a91e17d7ba9de2e4b71 (MD5) Previous issue date: 2007-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60536/2007%20-%20Madalena%20Thiry%20Penna%20Firme.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomplexidadepor
dc.subjectgestão da educação públicapor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectcomplexityeng
dc.subjectpublic education managementeng
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleA complexidade e a gestão da educação pública: o caso de uma escola de educação profissional do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeComplexity and public education management: the case of a professional school in Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
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