???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/95
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMont'Alvão, Cláudio Roberto Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2443029372751001por
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Canrobert Penn Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801851220092783por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:29Z-
dc.date.available2008-09-30pt_BR
dc.date.issued2008-02-25pt_BR
dc.identifier.citationMONT’ALVÃO, Cláudio Roberto Ferreira. Trabalho e educação no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET-Januária-MG: rompendo modelos de ensino. 2008. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/95-
dc.description.resumoO presente trabalho teve todo o embasamento teórico-prático de qual modelo de Sistema de Ensino seria o melhor no que tange a preparação dos alunos do Cefet-Januária, com competência para atuar no mercado de trabalho, no sentido de proporcionar mudanças no quadro em que se encontra atualmente a agropecuária da região, reconhecidamente de subsistência. O trabalho aconteceu de forma bem participativa, onde usamos questionários fechados e entrevistas específicas, envolvendo alunos, ex-alunos, professores e ex-professores que permearam os vários Sis temas de Ensino pelos quais o Cefet-Januária já passou e pelo adotado atualmente. Foi lida uma vasta literatura sobre o tema Trabalho e Educação , já que a proposta do nosso trabalho está focada no tema Trabalho e Educação no Curso Técnico em Agropecuária do Cefet-Januária-MG: Rompendo Modelos de Ensino . O foco da nossa pesquisa foi sobre qual modelo de ensino seria o melhor para a formação do profissional Técnico em Agropecuária, se o modelo em que o aluno tinha suas aulas práticas usadas também como mão-de-obra barata, voltada para a produção (portanto usadas excessivamente) ou o modelo atual, em que as aulas práticas seriam apenas usadas para o ensino-aprendizagem mas que, na maioria das vezes, não acontece. Esperamos que esse trabalho venha contribuir para a mudança de paradigma necessária para que estejamos realmente formando profissionais competentes e que atendam à necessidade rural da nossa região.por
dc.description.abstractThis work had all its theoretical-practice basis on which model of teaching system would be the best one, concerning the preparation of students from Cefet-Januária to act with competence at work, to provide changes on the way the agriculture and cattle-breeding of the region known as a subsistence one flows. The research was held on a very participative way. Closed questionnaires and specific interviews were used involving students, former students, teachers and former teachers who took part on different teaching systems Cefet- Januária has been through, including the present one. A vast literature about the theme Work and Education was read, due to the fact that our research is focused on the theme: Work and Education on the Technical Course of Agriculture and Cattle-Breeding at Cefet-Januária: Breaking Teaching Models . The focus of our research was which model of teaching would be best for the formation of the technician on agriculture and cattle-breeding: if the old one, on which the student had the practice working as a cheap productive labour, or the present one, where the practice is almost inexistence. We hope that this work can contribute for necessary changes of paradigm, so as to form competent professionals who can serve the rural demand of our region.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-25eng
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3577/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17627/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23959/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30360/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36703/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43096/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49495/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55914/2008%20-%20Cl%c3%a1udio%20Roberto%20Ferreira%20Mont%27alv%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttrabalhopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectmercado de trabalhopor
dc.subjectmodelos de ensinopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectworkeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectmarketeng
dc.subjectteaching modelseng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleTrabalho e educação no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET-Januária-MG: rompendo modelos de ensinopor
dc.title.alternativeWork and education at Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding at CEFET-Januária-MG: breaking teaching modelseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Cláudio Roberto Ferreira Mont'alvão.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.