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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Análise da Teledensidade como Contribuição ao Entendimento dos Fatores Estratégicos à Sustentabilidade Das Empresas Concessionárias de Telefonia Fixa Brasileiras
Other Titles: The Teledensity Analysis as Contribuition to the Agreement of the Strategic Factors for the Sustentation of the Companies Concessionaries of Fixed Brazilian Telephony.
???metadata.dc.creator???: Figueira Filho, Hélio Fernandez
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta a forte dinâmica apresentada pelo setor de telefonia fixa no mercado brasileiro a partir de sua privatização, em 1997. A divisão do território brasileiro entre empresas com estratégias distintas e tendo como ponto comum uma forte legislação federal, acompanhada de um órgão regulador (ANATEL), fomentou este crescimento até 2003. No mesmo período a telefonia móvel mostrou-se competitiva e capaz de disputar este mercado ainda em formação. Partindo deste contexto, são pesquisados e apresentados os subsídios teóricos necessários às empresas concessionárias de telefonia fixa para que, através do entendimento do cenário atual, possam ser criadas estratégias que garantam sua sustentabilidade frente à ameaça da telefonia móvel. Aos conceitos de marketing, que possibilitam o correto encadeamento de etapas de análise da interação empresa/mercado, soma-se a possibilidade de uso de ferramenta estatística, mais exatamente a regressão linear, capaz de utilizar segmentos de mercado na ponderação da influência de grupos distintos de consumidores na demanda atual e futura de acessos fixos. Esta percepção correta, antes mesmo da definição da estratégia, é condição sine qua non para a tomada de decisão sobre o futuro deste setor da economia. Faz-se assim uma caminhada entre o presente, que se mostra forte porém sem grandes perspectivas de crescimento, e o futuro, que esconde ameaças e oportunidades em diferentes segmentos, exigindo das organizações modelos distintos de acompanhamento de um mercado consumidor heterogêneo e exigente, porém ainda não definido. A segmentação, obtida pela análise das variáveis disponíveis que apresentaram influência no volume de acessos fixos em uso, demonstra a importância das classes sociais e das empresas consumidoras no entendimento e na demanda dos serviços oferecidos. A partir desta constatação, o trabalho se conclui com a avaliação de que, se existe um grupo de consumidores que demonstra sua força pela quantidade de linhas em uso, existe outro que se apresenta mais vulnerável ao cancelamento das linhas existentes.
Abstract: This dissertation deals with the dynamic environment regarding the Brazilian residential telephone service established since its privatization, in 1997. The territorial division made by players with distinct strategies, all followed by a strict federal law, and the existence of a regulation organ for telecom services (ANATEL) contributed for the continuous expansion suffered by the sector between 1997 and 2003. At the same time, the mobile telephone industry revealed its competitive side, willing to increase its participation in this newborn market share. Considering this context, we search and present the theoretical and practical concepts for companies that offer residential telephone services so they can use them to create marketing strategies in order to defend themselves from the mobile telephone service threat and assure its sustentability as well. By using marketing concepts, wich allows the correct interaction between companies and the market, we add the possibility of using a statistic tool, specifically the linear regression type, that can point out the influence degree on different customers by the current and future demand for residential phone services. This right perception, even before the strategy itself, is fundamental condition for the future decision making regarding this sector of services. By analyzing the telephone market, a line is drawn between the present time, solid but with no further growth perspectives, and the future, that hides threats and opportunities in several segments, obliging companies to constantly study the customer s behave, each day more demanding, but still undefined. The segmentation concept, acquired by the analysis of the variables available that presented influence in the volume of residential phones in use, demonstrates the importance of the social classes and customer companies in the agreement and demand of the services offered. From this facts, the work has its closure by concluding that, if there is any group of consumers that demonstrates its force by the numbers of telephone lines in use, there is another one that is more vulnerable to the cancellation of the existing lines.
Keywords: teledensidade
telefonia fixa
fatores estratégicos.
teledensity
fixed telephony
strategic factors.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios
Citation: FIGUEIRA FILHO, Hélio Fernandez. The Teledensity Analysis as Contribuition to the Agreement of the Strategic Factors for the Sustentation of the Companies Concessionaries of Fixed Brazilian Telephony.. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/952
Issue Date: 24-Aug-2006
Appears in Collections:MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E ESTRATÉGIA

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