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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Informação para Negócios: uma análise da demanda e uso pelo setor de restaurantes no município de Seropédica
Other Titles: Information for Business: an analysis of demand and use by the sector of restaurants. Seropédica
???metadata.dc.creator???: Camelo, Ailton da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Melo, Francisco Paulo de
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil a maioria das informações para negócios produzidas para as pequenas empresas não é utilizada. Isto ocorre porque as chamadas agências de fomento estão habituadas a identificar as demandas de informação a nível nacional ou estadual, baseando-se em pesquisas com universo muito amplo. Com isso, identificam necessidades genéricas e carentes em detalhamento. Dessa forma, as informações que são produzidas não coincidem com as verdadeiras necessidades da variada gama de pequenas empresas em níveis locais. Tal situação pode explicar a existência de grande número de pequenas empresas desinformadas e com baixa performance. Mas a identificação da demanda de informação pode ser implementada com maior qualidade e rigor científico, pelas universidades, que, estando próximas das pequenas empresas, reúnem condições de melhor apoiá-las. Este trabalho se propôs a analisar a demanda de informação do segmento de restaurantes do município de Seropédica, mensurar a inclinação ao uso da informação como diferencial e, verificar em que medida esse segmento aceita a universidade local como órgão consultor. Foram consultados os dezessete restaurantes do município. A cada um foi distribuído um questionário composto de três partes, visando cada uma delas a obtenção de dados que permitissem medir a inclinação ao uso da informação como diferencial competitivo, verificar a aceitação da universidade como órgão consultor e identificar a demanda de informação para negócios daquele segmento. As perguntas foram do tipo múltipla escolha, sendo que as destinadas a verificar a aceitação da universidade e medir a inclinação ao uso da informação como diferencial competitivo, foram estruturadas segundo o método escalar /Likert para medição de atitudes. Os resultados evidenciaram que, em relação à demanda de informação, atualmente, existem discrepâncias comparativamente com a demanda identificada pela CNI/SENAI, em 1996. Mostram, ainda, uma propensão ao uso da informação de maneira estratégica e uma alta aceitação da universidade como órgão consultor. Considerando os resultados obtidos foram tecidas recomendações à universidade local no sentido de produzir as informações necessárias para suprir a demanda identificada e, implementar pesquisas semelhantes em outros segmentos do comércio local.
Abstract: In Brazil, most of the information for business produced for small companies are not used. It happens because the so-called agencies of fomentation are used to identifying the demand of information at a national or state level, based on researches with a broader universe. Herewith, they identify general necessities that lack details. Thus, the information produced does not fit to the real needs of the array of small local businesses. Such situation can explain the existence of a great number of small businesses that lack information and are low in performance. But the identification of the demand of information can be implemented, with greater quality and scientific accuracy, by the universities. Since they are closer to the small businesses, the former joins more conditions to support the latter. This paper has as a purpose analysing the demand of information of the segment of the restaurants in the city of Seropédica, measuring their inclination in using the information in a distinctive way and verifying the extent of the acceptance of this kind of business in having the local university as a consultant organ. All seventeen restaurants in Seropédica were visited. They were given a questionnaire containing three parts, which made it possible to get the desired information previously mentioned. The questions were multiple-choice, and the ones about the extent of the acceptance of the restaurants at the university and the inclination in using the information in a distinctive and competitive way were structured according to the /Likert scale for measuring attitudes. The results made it clear that, in relation to the demand of information, there are differences in comparison to the demand diagnosed by CNI/SENAI in 1996. They also show that the low propensity in using the information in a strategic way and the great acceptance of the university as a consultant organ. Considering the results obtained, some recommendations were made to the local university in the sense of producing the necessary information to supply the identified demand and implement similar researches in other segments of the local commerce.
Keywords: informação para negócios
pequena empresa
pesquisa local
information for business
small business
local research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência Política
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: CAMELO, Ailton da Silva. Informação para Negócios: uma análise da demanda e uso pelo setor de restaurantes no município de Seropédica. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/948
Issue Date: 29-Aug-2006
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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