???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/942
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Consórcio Modular: uma análise da implantação do modelo estratégico para obtenção de vantagens competitivas.
Other Titles: Modular Consortium: an analysis of the strategic model s adoption, in order to obtain competitive advantages.
???metadata.dc.creator???: Kubo, Pablo Yugo Yoshiura 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza Neto, Silvestre Prado de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral neste trabalho é analisar as vantagens competitivas, mais latentes, geradas pelo modelo de produção denominada consórcio modular. Para tanto serão analisadas duas montadoras, de veículos comerciais, que detém diferentes processos produtivos mencionados. O consórcio modular Volkswagen Caminhões e Ônibus, situada na cidade de Resende (RJ) possui um processo de produção inovador, na qual a empresa contratante delega as tarefas de montagem, logística de suprimentos e parte do desenvolvimento do produto para 07 fornecedores. Cada módulo administra seus funcionários, sendo que apenas departamentos muito específicos (engenharia do produto, garantia de processo e da qualidade, marketing, vendas e assistência técnica) possuem funcionários diretamente ligados à Volkswagen. Em contrapartida a Empresa A possui uma produção totalmente verticalizada, onde os principais componentes dos veículos são fabricados, e desenvolvidos, pela própria montadora. A metodologia da pesquisa de campo baseou-se em entrevistas não-estruturadas com os profissionais dos Departamentos de Recursos Humanos, Logística e Engenharia do Produto. Devido a característica básica em delegar tarefas, o Consórcio Modular, otimiza a utilização de funcionários para a produção / desenvolvimento de seus veículos. Esse fator se analisado sob a ótica brasileira pode ser considerado maléfico, devido à alta taxa de desemprego do país. Todavia essa otimização traduz-se como um indicador de eficiência do Consórcio Modular Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em última análise o fato do conceito de consórcio modular permitir a empresa em delegar tarefas ditas como secundárias propicia a mesma concentrar-se em áreas estratégicas como sua marca e seu desempenho no mercado consumidor.
Abstract: The main objective of this work is to analyze the more evident competitive advantages due to the adoption of the production model called Modular Consortium. Therefore, it will be analyzed two truck and bus manufacturers, of the Brazilian, that adopted two different production process. Volkswagen Truck and Bus Modular Consortium, located in Resende city (RJ) has a revolutionary manufacture process, that the main company delegates the assemblies tasks, logistics and a portion of the product development to the 7 main suppliers. Each module manages its own workers, and just some specific department (engineering, quality assurance, marketing, sales and assistance) has Volkswagen employees. In the other hand, the A manufacturer has a vertical production process; it means that the main vehicle s component are made, and developed, by its own manufacture plant. The methodology used was based on non structured interviews with personal from the Human Resource / Logistics / Product Engineering Departments. The basic characteristic to delegate tasks, the Modular Consortium, optimizes the utilization of its employees. This factor, if analyzed by the Brazilian side, could be considered a negative point, due to its high level of unemployment. But this optimization could be related as an efficiency indicator of the Volkswagen Truck and Bus Modular Consortium. The fact that the Modular Consortium concept permits the main company to delegate secondary tasks allows it to concentrate in strategic areas like its mark and its market performance.
Keywords: produtividade
consórcio modular
modelos de produção.
productivity
modular consortium
production models.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios
Citation: KUBO, Pablo Yugo Yoshiura. Modular Consortium: an analysis of the strategic model s adoption, in order to obtain competitive advantages.. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/942
Issue Date: 15-Mar-2007
Appears in Collections:MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E ESTRATÉGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007-Pablo Yugo Yoshiura Kubo.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.