???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/84
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
???metadata.dc.creator???: Almeida, Miguel Rodrigues de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fonseca, Lana Claudia de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.
Abstract: This study has as the objective to investigate the educational practice and its relationship with the phenomenon of the school evasion in the teaching modality EJA - Education of Youths and Adults, in the municipal net of Senhor do Bonfim-BA. The high number of school abandonment is systematically favoring and enlarging the process of social exclusion, due to the globalization and the neoliberal and capitalist model in our country. EJA assists the youths and adults belonging to the popular layers, students excluded under the socioeconomic and cultural aspects in our contemporary society, historically "marked" by deep social inequalities. Avoided of the school, it becomes worse the condition excessively of having excluded, not exercising to right of staying and progressing in the formal education, offered by the public teaching institutions. Before that context, it appeared to our concern that the main reason of this research, making a correlation between the educational practice and the school evasion, because the pedagogic work has great meaning in the process of construction of the knowledge and, above all, in the citizen's educational formation, could contribute (or no) for the student's permanence in the school. The methodological approach was based in the ethnographic principles of descriptive and qualitative nature, denominated study of case , in the empiric field acted by teachers, students and directors of 02 (two) schools of the municipal net night fundamental teaching at night (from 1st to 8th grades). The following instruments were used in the research: observation in class, interviews, narratives, semi-structured questionnaires and documental analysis. The results point for a directive educational practice, deposit and little reflexive, that doesn't contribute to minimize the high level of school Evasion. .
Keywords: education of youths and adults
formation of the educator
school evasion and social exclusion
agricultural education
educação de jovens e adultos
formação do educador
evasão escolar e exclusão Social
Educação Agrícola.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/84
Issue Date: 23-Jan-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdfDocumento principal2.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.