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dc.creatorZuany, Mario Jorge de Mourapt_BR
dc.contributor.advisor1Boas, Ana Alice Vilaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:24Z-
dc.date.available2007-01-29pt_BR
dc.date.issued2006-11-09pt_BR
dc.identifier.citationZUANY, Mario Jorge de Moura. Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES. 2006. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/70-
dc.description.resumoAtualmente a educação profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho e as inovações tecnológicas a fim de proporcionar ao alunado acesso as novas tecnologias e ao ajustamento de um determinado conjunto de habilidades e competências através da apreensão do conhecimento, saber científico e tecnológico, do saber fazer, habilidades ou domínios operacionais e do saber ser, atitudes indispensáveis nas decisões. Durante realização das pesquisas nas empresas das regiões Central e Sul capixaba para traçar o perfil profissional do Técnico em Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, observou-se a necessidade dessas empresas no aperfeiçoamento dos seus processos de produção e gestão. Os encarregados de produção, aqueles que no processo de produção fazem a ligação entre a produção e a administração da empresa, na sua maioria são pessoas que desconhecem técnicas de gestão, de relacionamentos interpessoais, de processos de facilitação de grupos, não são motivadores nem inovadores, enfim, quase sempre se comportam como simples supervisores ou distribuidores de tarefas. A Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo UnED Cachoeiro de Itapemirim ofereceu a partir do ano de 2005, um curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, e uma das disciplinas que compõe a matriz curricular desse curso é a disciplina Gestão Empreendedora. Torna-se, portanto, imprescindível que os conteúdos programáticos da disciplina sejam cuidadosamente planejados. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar as competências que deverão ser atendidas na elaboração do Plano de Curso da disciplina Gestão Empreendedora, que integrará a matriz curricular do Curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais do CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, e utilizou análises quantitativa e qualitativa. Foram aplicados 65 questionários em 36 empresas de vários ramos de atividade dentro da cadeia produtiva. Pretendeu também examinar a percepção que os proprietários, gestores e encarregados de produção dessas empresas têm sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, sobre os fatores dificultadores da gestão de suas empresas, sobre as características empreendedoras que eles consideram mais importantes para solucionar os problemas de gestão, sobre o empreendedorismo como solução para os problemas de gestão, bem como, sobre as competências que poderão gerar melhores resultados na gestão das empresas. O estudo conclui que as competências relacionadas aos valores atitudinais, ou seja, as competências do saber ser devem ser priorizadas na construção da matriz curricular da disciplina Gestão Empreendedora.por
dc.description.abstractNowadays the professional education tries to fit to the demands of a working market and to the technological innovations in order to give the student access to the new technologies and to the adjustment of a determined group of abilities and competencies through the knowledge, scientific and technological apprehension of the know-how, abilities or operational domain and the know-being; indispensable attitudes on the decisions. During the realization of the searches in companies located in the Central and South regions in this State to obtain the Mining Technician with Emphasis in Ornamental Stones professional profile, it was observed the necessity of these companies in the perfectioning of its production processes and management. The people in charge of the production, the ones that make the linking between the production and the company administration in the production process, in its majority, they are people that don t know the management techniques, the interpersonal relationship, the facilitation processes of groups, they are not innovative, due to this fact, they almost always behave as simple supervisors or deliverers of tasks. The Decentralized Unit of Education of the Federal Center of Technological Education of the Espírito Santo (UnED) Cachoeiro de Itapemirim offered from the year of 2005, a course of Mining Technician with Emphasis in Ornamental Stones. One of the subjects that are included into the curricular matrix of this course is the subject of Enterprising Management. It turns to be, therefore, essential that the discipline programmarian contents are carefully planned. Thus, the main objective of this research was to identify the competencies that will have to be taken care of in the elaboration of the Course Plan of the Enterprising Management discipline, which will integrate the curricular matrix of the Mining Technician with Emphasis in Ornamental Stones Course of CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim. The methodology used was a research of descriptive nature; and the analyses quantitative and qualitative were used. 65 questionnaires in 36 companies of many kinds of activity inside of the productive chain had been applied. It was also intended to examine the perception that the proprietors, managers and people in charge of production of these companies have on empreendedorismo and intraempreendedorismo , about the factors that make difficult the administration of the ir companies, about the entrepreneur characteristics that they consider important to solve the problems on administration, so as, about the competencies that will be able to make better results on the companies administration. The study concludes that the competencies related to the attitude values, so as, the competencies of the know-being should be prioritized on the matrix curricular construction on the Enterprising Management discipline.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Mario Jorge de Moura Zuany.pdf: 886735 bytes, checksum: 7d7e745710d42d795f5ee08a651e001f (MD5) Previous issue date: 2006-11-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60768/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectempreendedorismopor
dc.subjectintraempreendedorismopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectgestão empreendedorapor
dc.subjectentrepreneushipeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectenterprising managementeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ESpor
dc.title.alternativeTechnological Education and Entrepreneuship: an over view os the ornamental stones from Cachoeiro de Itapemirim, region, ESeng
dc.typeDissertaçãopor
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