???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/68
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Fatores possibilitadores para a autonomia no exercício da profissão
Other Titles: Factors that may promote autonomy in the vocational activity
???metadata.dc.creator???: Cimino, Marli de Souza Saraiva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Akiko
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, tendo como ponto de referência a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, objetiva sugerir rumos para a educação profissionalizante, no horizonte sociocultural do Brasil contemporâneo. Esse horizonte se apresenta em aceleradas mudanças econômicas, científicas e tecnológicas, exigindo que a educação seja constantemente repensada no sentido de que seus conteúdos e métodos estejam sempre ajustados às necessidades emergentes do mundo globalizado. Nesse sentido, o currículo, concebido e planejado para ser dinâmico, ao mesmo tempo em que se deve preocupar com a aplicabilidade dos conteúdos, há de visar à formação integral do jovem, ministrando-lhe um código de moral e ética. Num currículo dinâmico, as disciplinas não são compartimentos estanques e fragmentados, mas integradas num sistema de interdisciplinaridade. O fulcro das reflexões gira em torno das relações da educação com o mundo do trabalho, especificamente com a realidade brasileira, que apresenta acentuadas distorções regionais e entre as camadas da estratificação social. O repensamento da educação, hoje, agora centrada na preocupação com a flexibilidade e com a formação para autonomia, está a demandar uma pedagogia da transgressão, entendendo-se, com isso, uma constante intenção de mudança, que coloca em relevo as relações entre aprender e pensar.
Abstract: The present work aims at vocational guidance prospective ways in today`s Brazil sociocultural panorama, talking as reference Escola Agrotécnica Federal de Barbacena. The related one has shown fast technological, scientific and economical changes, so educational methods and contents have to be constantly re-thought face to globalized world emergencing needs. In that sense, curriculum, conceived and planned to be dynamic should be both directed to subjects applicability and youngsters` whole shaping teaching them ethics and a code of honor. In a dynamic curriculum, subject shouldn`t be either isolated or fragmented, but integrated in an interdisciplinary system. These reflexions fulcrum concerns to connect educational relashionship to labor sphere, specially in Brazilian reality that shows stressed distortions and inner social stratification problems. To re-think Education, today, is to give priority to flexibility and the shaping of autonomy, what claims a transgression pedagogy, that as a constant will of change, emphasizes learning and thinking relashionships.
Keywords: educação e trabalho
currículo interdisciplinar
educação profissional para flexibilidade e autonomia
educação agrícola
education and labor
interdisciplinary curriculum
vocational guidance for flexibility and autonomy
agricultural education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CIMINO, Marli de Souza Saraiva. Fatores possibilitadores para a autonomia no exercício da profissão. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/68
Issue Date: 10-Nov-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Marli de Souza Saraiva Cimino.pdfDocumento principal4.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.