???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/595
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Óleo de soja residual na alimentação de cabritos
Other Titles: Residual soybean oil in goats feeding
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Isabel das Neves Oiticica de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fonseca, Carlos Elysio Moreira da
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho foi conduzido para avaliação do efeito de uma fonte de lipídeo, o óleo de soja residual (óleo oriundo de restaurantes após processo de fritura), na alimentação de cabritos mestiços (Saanen x Boer) distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. Foram testados quatro níveis de inclusão de óleo sobre a matéria seca total do concentrado (0%; 2,5%; 5% e 10%), para avaliação do ganho de peso médio diário (GMD), peso de abate (PA) e para análise de cortes comerciais (paleta e rendimento de paleta; pernil e rendimento de pernil; lombo e rendimento de lombo; costilhar e rendimento de costilhar; carré e rendimento de carré; pescoço e rendimento de pescoço) e de parâmetros da carcaça (comprimento de carcaça; comprimento de perna; espessura de coxão; peso e rendimento de carcaça quente; peso de cabeça, pernas, coração e vísceras; rendimento de abate; área de olho de lombo e espessura de gordura de cobertura). Foram utilizados 20 cabritos para avaliação de ganho de peso e peso de abate, desses 20 cabritos, 16 foram abatidos para as análises de cortes comerciais e de parâmetros da carcaça. Os resultados foram submetidos ao teste de Newman Keuls a 5% de probabilidade. Não foram observadas diferenças de ganho de peso médio diário, peso de abate e parâmetros de carcaça e entre os animais submetidos aos diferentes tratamentos, já para os parâmetros de cortes comerciais, apenas o rendimento de costilhar diferiu entre os tratamentos, sendo o maior rendimento de costilhar encontrado com 5% de adição de óleo na matéria seca total do concentrado. Houve diferença de consumo alimentar entre os tratamentos, sendo o menor consumo atribuído ao grupo que recebeu 10% de inclusão de óleo e o maior consumo para o grupo que recebeu 2,5% de inclusão de óleo na matéria seca do concentrado. Esses resultados indicam que a inclusão de óleo de soja na alimentação de cabritos de corte pode ser recomendada até o nível de 10% de inclusão sobre a matéria seca total do concentrado, sem alterar o ganho de peso, o rendimento e as características da carcaça, em comparação com os cabritos que não recebem óleo de soja. O óleo de soja residual também promove a redução dos custos de produção uma vez que diminui o consumo de alimento pelos animais submetidos a essa dieta, além de diminuir a poluição causada por esse subproduto das indústrias alimentícias.
Abstract: This test was conducted to evaluate residual soybean oil (comes from restaurants after the frying process) as a source of fat in the feeding crossbred goats (Saanem X Boer) were distributed in completely randomized design. Treatments evaluated included levels of 0; 2,5; 5 e 10% of oil in the concentrate dry matter. The performance was evaluated by average daily weight gain, slaughter weight and measures of carcass yield and commercial joint: shoulder, ham, loin, rib, neck and the parameters: carcass weight, length of the leg, cushion thickness, weight and hot carcass yield, head weight, legs, hard and vísceras, slaughter yield, rib eye area and fat thickness. Twenty animals was evaluated weight gain and slaughter weight. For determination the carcass yield and this parameters sixteen goats were slaughtered. There was no difference between weight gain, slaughter weight and carcass parameters. Yield rib was higher when added 5% soybean oil. There was difference in more intake when 10% soybean oil was included than 2,5%. Levels of soybean oil were 10% does not change weight gain, carcass yield compared to did not receive. Inclusion of the soybean oil cause the reduction of production costs with the decrease animal intake and in addition to reducing pollution caused by this by product of the food industries.
Keywords: caprinos
carne
lipídeo
Kids
Meat
Lipids
???metadata.dc.subject.cnpq???: Zootecnia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Zootecnia
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Zootecnia
Citation: CARVALHO, Isabel das Neves Oiticica de. Óleo de soja residual na alimentação de cabritos. 2009. 35 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/595
Issue Date: 18-Feb-2009
Appears in Collections:Mestrado em Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Isabel das Neves Oiticica de Carvalho.pdf519.16 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.