???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/56
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJesus, Reginaldo dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2955115282007410por
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:22Z-
dc.date.available2011-04-20pt_BR
dc.date.issued2010-03-23pt_BR
dc.identifier.citationJESUS, Reginaldo de. Teaching literature for technical courses in agricultural education from a dialogical perspective: training readers. 2010.. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/56-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo estudar o processo de compreensão de textos literários e a construção de conceitos em literatura, a partir de uma prática de ensino-aprendizagem centrada nas interações dialógicas, no espaço da sala de aula. Pretendemos também, com este estudo, oferecer subsídios para a melhoria do ensino de literatura. Partindo da premissa de que o ensino desta disciplina, nos moldes em que vem sendo ministrado, não tem alcançado seu principal objetivo a formação de leitores para a leitura do texto literário visando a uma melhor fruição dessa leitura , fizemos uma revisão de literatura e foram detectados os problemas pontuais que causam essa deficiência no ensino desta disciplina, a saber, a ênfase na historiografia literária, a preferência por textos e autores clássicos segundo o cânone oficial , a escolarização da leitura literária, a utilização do livro didático como instrumento principal na exploração da leitura literária, o ensino de literatura voltado para o vestibular e a prevalência de uma proposta curricular ainda centrada numa concepção tradicional de ensino. Outrossim, buscamos algumas ideias de Vigotsky e Bakhtin como aportes teóricos no contexto das aulas de literatura. Assentados no âmbito da metodologia qualitativa de pesquisa de orientação sócio-histórica, utilizamos a observação participante, natural e individual como técnica para coleta de dados. Durante quatro meses, gravamos em MP3 vinte aulas de literatura, das quais cinco foram escolhidas, transcritas e analisadas à luz, principalmente, de referenciais vigotskianos e bakhtinianos. Os alunos participantes desta pesquisa, duas turmas da terceira série do Curso Técnico em Agropecuária e uma turma da terceira série do Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão SE (hoje IFS Campus São Cristóvão), do ano letivo de 2008, totalizando noventa e seis alunos, leram textos de Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová Santana e Antonio Carlos Viana, todos estes, autores sergipanos da contemporaneidade. Como resultados finais, houve a construção compartilhada de leituras literárias e, por extensão, de alguns conceitos literários. A despeito das dificuldades de internalização de alguns desses conceitos, os alunos deixaram vir à tona sua memória discursiva, sua competência intertextual e, sobretudo, sua capacidade de apreensão de sentidos dos textos lidos.por
dc.description.abstractThe present work aimed to study the process of understanding literary texts and the construction of concepts in literature, from a teaching and learning experience focused on dialogical interactions, within the classroom. We also intended to provide subsidies to improve the teaching of literature. Based on the premise that the teaching of this discipline, in the way it has been taught, has failed to achieve its main objective to enable students to read literary texts in order to make the most of their reading , a literature review was developed. Several problems that can be related to such a deficiency in teaching this discipline were identified as the emphasis on literary history, the preference for classical authors and texts according to official precept , the effect of schooling concerning literary reading, the use of textbooks as main tools in the exploration of literary reading, the teaching of literature focused on college entrance examinations and the prevalence of a curriculum proposal still centered on a traditional conception of education. Some of Vygotsky s and Bakhtin s ideas were also used as the theoretical context of literature classes. Based on the qualitative research methodology of socio-historical orientation we used an interactive, natural and individual observation as technique for data collection. During four months, we recorded, in MP3 files, twenty classes of literature and selected five of them. The classes were transcribed and analyzed, according to Vygotsky s and Bakhtin s theoretical orientation. The students who participated in the research were part of the third year of technical courses in Agriculture and Cattle Raising and Agribusiness offered by the Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (currently IFS Campus São Cristóvão). This research was carried out during the year 2008, and had a total of ninety-six students reading texts written by Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová Santana and Antonio Carlos Viana, contemporary authors from Sergipe. As final results, the students presented shared construction of literary readings and consequently of some literary concepts. Even though the students showed difficulties internalizing some of these concepts, they revealed their discursive memory, inter-textual competence and, above all, their capacity to understand meanings of the texts read.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reginaldo de Jesus.pdf: 1161820 bytes, checksum: cca0a994312045cdebf539393d7147a0 (MD5) Previous issue date: 2010-03-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3601/Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentEducação Agrícolapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programCurso de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de literaturapor
dc.subjectinterações dialógicaspor
dc.subjectformação de leitorespor
dc.subjectliterature teachingeng
dc.subjectdialogical interactionseng
dc.subjecttraining readerseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores. 2010.por
dc.title.alternativeTeaching literature for technical courses in agricultural education from a dialogical perspective: training readers. 2010.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reginaldo de Jesus.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.