???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/169
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O estágio supervisionado externo no IFET Baiano - Campus Senhor do Bonfim: implicações e perspectivas
Other Titles: The external supervised training at IF Baiano - Senhor do Bonfim Campus: implications and perspectives
???metadata.dc.creator???: Rios, Kamila Gonçalves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paula, Lucília Augusta Lino de
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa nos dispomos a investigar as discrepâncias observadas no desempenho dos alunos da 3ª série, do IFET Baiano-Campus Senhor do Bonfim, ao realizarem o Estágio Supervisionado Externo (ESE), componente curricular dos cursos técnicos de nível médio. Uma parcela significativa dos alunos entende que essa disciplina só deveria ser pré-requisito de conclusão de curso para aqueles que pretendem ingressar no mundo do trabalho ao final do ensino médio, na expectativa de garantir uma oportunidade de emprego. Essa interpretação encontra aporte na origem da educação profissional brasileira destinada a educar, pelo trabalho, os órfãos, pobres e desvalidos da sorte, dando uma conotação distorcida sobre a definição de trabalho - esforço físico e manual, a quem se agrega a ideia de sofrimento, escravidão. E se mantém no século XXI. Entretanto, o Estágio representa uma oportunidade de colocar em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante o processo de formação, bem como a construção de novos conhecimentos relacionados à área em que o aluno irá estagiar, mas a maior contribuição dessa disciplina deve se relacionar com a formação do indivíduo por colocá-lo em contato com situações reais de vida e trabalho, como: iniciativa, responsabilidade, autodeterminação e o aspecto mais relevante e indissociável de qualquer indivíduo o aprimoramento das relações interpessoais. Para proceder à investigação recorremos à aplicação de um questionário semi-aberto, que tem uma abordagem ampla, partindo de itens relacionados à origem social, renda familiar, suscitando, ainda, especificidades acerca do ESE. Esse instrumento nos permitiu identificar as dificuldades encontradas no ESE, grau de interesse dos alunos e identificação com o curso técnico, possibilitando-nos compreender as discrepâncias anteriormente mencionadas. Partimos do pressuposto do trabalho como princípio educativo. Sendo assim compreendido, a educação profissional será vista sob uma nova perspectiva e o ESE será entendido como ato educativo - aprimoramento humano do educando, passando por sua formação ética, desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia intelectual.
Abstract: In this research we propose to investigate the inconsistencies observed in the performance of 12th grade students at the Senhor do Bonfim Campus of the Bahian Federal Institute of Science and technology, while doing External Supervised On-the-job Training (EST), a subject of secondary school level technical courses. A significant number of students feel that this subject should only be a course completion prerequisite to those who intend to look for a job immediately after High School graduation with the expectation of guaranteeing a permanent job opportunity. This interpretation finds support in the initial trends of the Brazilian Professional Education that aimed to educate, through labor, orphaned and abandoned children and gave a distorted connotation to the definition of labor manual or physical effort to which it added the notion of suffering and servitude. And still holds this perception in the 21st century. Nevertheless, the on-the-job training represents an opportunity to practice the skills and competences developed during the school years and also acquire new knowledge in the specific field of the on-the-job training. The biggest contribution of this discipline, however, is related to the individual preparation of the students and their familiarization with real life and work exigencies, such as: initiative, responsibility, self-determination, and the most relevant aspect intrinsic to every person the development of interpersonal relations. To proceed with the survey a semi-open questionnaire was used, involving a wide range of information, starting with items related to social background, family income and specific data about the External Supervised Training (EST) itself. This instrument allowed us to identify the difficulties encountered during EST, the extent of student interest, and their adequacy to the course, thus clarifying some of the inconsistencies initially mentioned. We start with the presumption that labor is an educational principle. With this understanding, professional education will be seen under a different perception and EST will be accepted as an educational act an improvement of the human qualities of the students through the development of their ethical formation, critical reasoning and intellectual autonomy.
Keywords: dualidade estrutural da educação
educação profissional agrícola
estágio supervisionado externo
structural duality of education
professional agricultural education
supervised outside
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RIOS, Kamila Gonçalves. O estágio supervisionado externo no IFET Baiano - Campus Senhor do Bonfim: implicações e perspectivas. 2010. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/169
Issue Date: 17-May-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Kamila Gonçalves Rios.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.