???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/164
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
Other Titles: Difficulties and possibilities in the process of integration of Escola Agrotécnica Federal de Sombrio with the families of the resident students
???metadata.dc.creator???: Zelio, Anita Carmen Rossetto
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paula, Lucília Augusta Lino de
???metadata.dc.description.resumo???: Pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio-SC, nos anos de 2007 e 2008, com a participação de 262 alunos residentes, 227 pais de alunos residentes, 08 servidores da CGAE e 16 professores. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as dificuldades e possibilidades no processo de integração da EAFSombrio com as famílias dos alunos residentes. Com este trabalho buscamos compreender as dificuldades que se estabelecem neste campo e sugerir possibilidades de melhorias nesta relação. A investigação valeu-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados, aplicados em alunos residentes, seus pais, professores e servidores da CGAE. Esta pesquisa enfocou as características institucionais e familiares que interagem na produção da qualidade de ensino e da excelência escolar. Neste sentido, buscamos investigar quais os fatores que aproximam ou afastam as famílias da escola e as estratégias que podem facilitar essa aproximação. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário analisar o perfil das famílias que investem na escolaridade dos filhos, quanto ao acompanhamento mais próximo de sua vida escolar. A hipótese inicial quanto à relação escola-família foi ratificada, confirmando a sua importância na construção da identidade e autonomia do aluno, principalmente o aluno residente (regime de internato). A partir da parceria escola e família, estas duas instituições, embora de características distintas com que realizam sua função formativa de crianças e jovens, são complementares e podem atuar de forma integrada, contribuindo assim, para o crescimento institucional, o desenvolvimento humano e a integração da escola com as famílias.
Abstract: Research carried through at Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, in the years 2007 and 2008, with participation of 262 resident students, 08 servers of the General Coordination of Student Assistance (CGAE) and 16 teachers. The main objective of the research was to identify the difficulties and possibilities in the process of integration of the EAFSombrio (school) with the families of the resident students. With this work we search to understand the difficulties that establish in this field and to suggest possibilities of improvements in these relations. The inquiry used qualitative research, with collect of data using half-structuralized questionnaires applied with resident students, its parents, teachers and servers of the CGAE. This research focused the institution and familiar characteristics that interact in the production of the quality of education and the school excellence. In this direction, it searched to investigate which the factors that approach or move away the families from the school and the strategies that can facilitate this approach; and to analyze the profile of the families that invest in the scholarity of the children in direction to the accompaniment next to the school life. Thus, the research has as result to ratify the relation school-family, and its importance in the construction of the identity and autonomy of the student, mainly the resident student (regimen of boarding school). Therefore from the partnership school and family, these two institutions, even so of distinct characteristics that they carry through its formative function of children and young, they are complementary and can act of integrated form, thus contributing for the institution growth, the human development and the integration of the school with the families.
Keywords: educação
relação escola-família
alunos residentes
integração
education
relation school-family
resident students
integration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ZELIO, Anita Carmen Rossetto. Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/164
Issue Date: 11-Nov-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Anita Carmem Rossetto Zilio.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.