???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/162
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação no ensino agrícola: avaliação de materiais alternativos para cama de aviário na produção de frango de corte. Um projeto de trabalho como estratégia pedagógica
Other Titles: Master on agricultural teaching: evaluation of alternative materials for aviary litter in po ultry production work project as a pedagogical strategy
???metadata.dc.creator???: Borges, José Donizete 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Curvello, Fernando Augusto
First advisor-co: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a metodologia de projeto como estratégia de formação dos Técnicos em Agropecuária na construção de conhecimentos significativos. Dentro da Pedagogia de Projeto, utilizamos os Projetos de trabalho para desenvolver a pesquisa, que teve como tema norteador a avaliação de materiais alternativos para cama de aviário utilizados na produção de Frango de Corte. Foi proposto a um grupo de alunos do Curso Técnico em Agropecuária, do módulo de Avicultura participar deste estudo. O grupo de alunos que participou do experimento vivenciou passo a passo todos os desafios e decisões que envolveram a pesquisa, e ao final apresentaram um seminário que representou o referencial desta pesquisa A pesquisa apresentou dados muito significativos e a variável mais importante neste processo foi o empenho e dedicação dos alunos e outro grande diferencial foi o trabalho interdisciplinar, ressaltando o quanto o conhecimento tem que ser contextualizado e dinamizado no conjunto de ações dos professores. Os materiais usados nos diferentes tratamentos, em uma avaliação geral, foram suficientes para um bom desempenho técnico no desenvolvimento das aves, e não afetaram o desempenho das mesmas. Ao avaliar e discutir os resultados percebe-se que o fato do envolvimento de alunos e professores neste projeto de pesquisa foi o diferencial, observou-se que o compromisso político e social com as mudanças, transformações reais e necessárias que o século XXI nos exige podem ser dinamizadas e que a Educação Profissional tem caminhos e podemos efetivá-los na formação de cidadãos.
Abstract: The purpose of this work was to evaluate project work as a strategy for training technicians in Agriculture in the construction of meaningful knowledge. Inside the pedagogy of projects, we use project works to develop the research, which had as main theme the evaluation of alternative materials for the poultry litter used in the production of broilers. A group of students in Agricultural Technician Course poultry module, was invited to participate in this study. This group of students participated in the experiment, step by step, in all challenges and decisions involving the research, and in the end presented a seminar which was the benchmark of this research. The survey data was very significant, and the most important result in this process was the commitment and dedication of students. Another important factor was the interdisciplinary work, emphasizing the value of knowledge being contextualized and spurred on the teachers actions. The materials used in different treatments presented a generally good technical performance evaluation in the broilers development, and did not affect the broilers growth. To assess and discuss the results, we involved students and teachers, and this was another important result in this project. The political and social compromise with the changes and transformations which the twenty- first century requires can be improved, and the Professional Education has ways to achieve them, and can contribute in the citizens formation.
Keywords: trabalho com projetos
interdisciplinar
transformações
educação agrícola
work projects
formation strategy
transformations
agricultural education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BORGES, José Donizete. Formação no ensino agrícola: avaliação de materiais alternativos para cama de aviário na produção de frango de corte. Um projeto de trabalho como estratégia pedagógica. 2009. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/162
Issue Date: 1-Oct-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - José Donizete Borges.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.