???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/153
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
Other Titles: Environmental sustainability and professional formation of the technician in agriculture and cattle breeding: new ways in search of environmentalization of the courses.
???metadata.dc.creator???: Pimentel, Samara dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Ana Maria Dantas
First advisor-co: Gonçalves, Lenicio
???metadata.dc.description.resumo???: Buscamos, com esse trabalho, analisar os caminhos escolhidos pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), ligado a Universidade Federal Fluminense, para a institucionalização das questões socioambientais, e como essas escolhas afetaram a formação do Técnico em Agropecuária. Objetivamos constatar como essas questões entram no cotidiano da formação do Técnico em Agropecuária e as afetam, quais as motivações para essa inserção e quais as dificuldades encontradas pelos envolvidos nesse processo. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e utilizou como instrumentos: análise documental, entrevistas, observação participante e questionário, além do aprofundamento teórico sobre: Ciência e Educação, Educação Ambiental e Educação Agrícola. Os resultados demonstram que as duas Instituições estão em processo dinâmico de inserção das questões socioambientais na formação do Técnico em Agropecuária, e nos permitem afirmar que elas estão em momento de crise, em que pensamentos tecnicistas, historicamente hegemônicos, estão sendo questionados por posturas progressistas de educação. Os resultados também apontam para uma maior possibilidade de permanência nas transformações ocorridas no CTUR, visto que elas foram registradas em documentos da Instituição e alcançaram maior ênfase nas respostas de seus egressos. Concluímos que o que incentiva a inserção das questões socioambientais nas duas Instituições é o desejo de responder às demandas sociais e que os maiores obstáculos são em última instância dois: a orientação tecnicista que ainda predomina nas Instituições e a formação da comunidade educativa que se deu, em sua grande maioria, dentro do sistema convencional de produção e da tendência educacional Liberal Tecnicista.
Abstract: We aim at analyzing, with this work, the ways chosen by Colegio Tecnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) and by Colegio Agricola Nilo Peçanha (CANP), connected to Universidade Federal Fluminense, for institutionalization of socio-environmental matters and how these choices have affected the formation of the technician in agriculture and cattle breeding. We aim to realize how these questions get into the quotidian of the formation of the technicians as well as how they get affected, which motivations affect this intersection and what difficulties are found by the elements involved in this processes. Our research had a qualitative characteristic and used documental analysis, interviews, participative observation and questionnaires as tools, as well as theoretical profound study about Science and Education, Environmental Education and Agricultural Education. The results show that both institutions are in a dynamic process of insertion of socio-environmental questions when forming the technician in agriculture and cattle breeding, what allows us to state that there is a moment of crisis, with the technicists thoughts, which are historically hegemonic, being put in doubts by a progressive behavior of education. The results also point out a greater possibility of permanence on transformations occurred at CTUR, due to registers on documents and answers of former students. We understand that what stimulates the insertion of socioenvironmental questions in both institutions is the desire to respond to social demands and that the greatest obstacles are the technicist guidance that still rules both schools and the formation of the educational community, which happened in a conventional production system and in the Liberal Technicist educational tendency at most.
Keywords: educação ambiental
formação profissional
técnico em agropecuária
environmental education
professional formation
technician in agriculture and cattle breeding.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PIMENTEL, Samara dos Santos. Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/153
Issue Date: 29-Sep-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdf895.66 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.