???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/139
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Educação Física no ensino agrícola federal do Rio Grande do Sul: um estudo a partir da pedagogia crítico-social dos conteúdos
Other Titles: The Physical Education in the Federal Agricultural Education of the Rio Grande do Sul: a study from critical pedagogy-social content
???metadata.dc.creator???: Rossetto, Luiz Valerio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
???metadata.dc.description.resumo???: A escola, através de suas práticas pedagógicas, pode contribuir na reprodução ou na transformação das relações sociais e econômicas de uma sociedade. Com isso, questiona-se como se dá a inserção da Educação Física Escolar em nossa realidade social. Será ela apenas uma disciplina responsável pela prática do treinamento desportivo e de lazer, sem qualquer preocupação em contribuir para a formação cidadã do educando? O objetivo desse trabalho é identificar a tendência pedagó gica predominante nas aulas de Educação Física das instituições federais de ensino técnico profissionalizante do Rio Grande do Sul e verificar se essas instituições estão cumprindo com seu papel a partir do trabalho realizado nessa disciplina. Por isso, se discute qual a missão destas instituições na educação agrícola, como organizam suas unidades de ensino e, também, apresenta-se um histórico da disciplina de Educação Física e como está configurada atualmente. O trabalho faz um resgate do atual cenário da Educação Física e da Educação Agrícola no Brasil, bem como, de suas respectivas diretrizes curriculares na legislação vigente. Além disso, é apresentada uma leitura das Tendências Pedagógicas Liberais (Tradicional, Não-Diretiva, Progressivista e Tecnicista) e das Tendências Pedagógicas Progressistas (Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos), segundo José Carlos Libâneo. A pesquisa foi realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul CEFETSVS, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves CEFETBG e na Escola Agrotécnica Federal de Alegrete EAFA, com alunos do ensino médio, concomitante com o ensino técnico agrícola, no ano letivo de 2008. Também contou com a colaboração e participação dos professores de Educação Física dessas instituições. Pesquisou-se a função da escola, os conteúdos ministrados, os métodos de ensino, a relação professor-aluno, os pressupostos de aprendizagem, a importância da Educação Física Escolar e quais suas contribuições para o ensino agrícola. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Conclui-se que as tendências pedagógicas não aparecem em sua forma pura e exclusiva, mas busca nas formas pedagógicas de várias tendências para servir de apoio à sua aplicação. Verificou-se que a tendência pedagógica predominante nas aulas de Educação Física de educação agrícola é a Liberal Tecnicista, reflexo da função da escola no ensino técnico agrícola. A partir dessas reflexões, é proposta a Tendência Pedagógica Progressista Crítico-social dos Conteúdos como a tendência que pode contribuir de uma forma mais efetiva ao ensino no que diz respeito à formação do indivíduo crítico, autônomo e consciente de seus atos. Dessa forma, é possível que os alunos tenham acesso a qualquer manifestação cultural que auxilie para o seu desenvolvimento como um todo, principalmente, na disciplina de Educação Física nas instituições federais de ensino profissionalizante, que trabalham com educação agrícola. Comprovou-se que o trabalho é viável e que merece ter continuidade com a tentativa de envolver outras disciplinas na pedagogia proposta visando a formação integral do cidadão.
Abstract: The school, through its pedagogical tactics, is able to contribute in the reproduction and transformation of the society s economic and social relations. So, it s questionable how the scholar Physical Education gets inserted in our social reality. Is it just a subject responsible for physical training, without any intention to contribute for the citizen formation of the student? The Objective of this work is to identify the predominant pedagogical trend in the Physical Education classes in federal, vocational and technical education Institutions in Rio Grande do Sul, and verify if these institutions are fulfilling their role form the work done in this subject. Therefore, it s discussed what the mission of these institutions in Agricultural education is, how their institutions are organized and, also, it s shown a historic of the Physical Education subject and how it s configured nowadays. The Work is a rescue of the current scenario of the Physical Education and Agricultural Education in Brazil, and their respective curricular guidelines in the current Legislation as well. Furthermore, it s shown a vision of the Pedagogical Tendencies (Traditional, Non-Directive, Progressist and Technicist) and the Progressive Pedagogical Tendencies (Liberating, Libertarian, and Critical-Social Content), by José Carlos Libâneo. This research was performed at the Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul - CEFETSVS, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFETBG and the Escola Agrotécnica Federal de Alegrete - EAFA, with high school students, concomitant with the agricultural, technical education, in the academic year of 2008. It also relied on the collaboration of theses institution s Physical Education Teachers. It was also researched the function of the school, the to teach contents, the methods of teaching, the teacher-student relationship, the conditions for learning, the importance of Physical Education and its contribution to the Agricultural teaching. The methodology used was of application of questionnaires with both close and open questions. It was concluded that the Pedagogic tendencies aren t shown in their pure and exclusive form, but search in the pedagogical forms of several tendencies support to their application. It s verified that the predominant pedagogical trend in the Physical Education Classes is the Liberal Technicist, reflex of the school s function in the technical Agricultural teaching. From these reflexes, it s proposed the Pedagogical, Progressist, Critical-Social Tendency of the Contents as the trend which may contribute in a more effective way with the teaching related to the formation of a critical, autonomous and conscientious of his acts individual. This way, it s possible that the students have access to any cultural manifestation which helps its development as a whole, mainly at the Physical Education subject in federal, vocational and technical education Institutions that work with Agricultural education. The work showed to be feasible and that deserves to have continuity with the attempt to involve other subjects in the teaching proposal to full training of the citizen.
Keywords: educação física escolar
educação agrícola
tendências pedagógicas
physical education schooling
agricultural education
pedagogical tendencies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ROSSETTO, Luiz Valerio. A Educação Física no ensino agrícola federal do Rio Grande do Sul: um estudo a partir da pedagogia crítico-social dos conteúdos. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/139
Issue Date: 17-Aug-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Luiz Valerio Rossetto.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.