???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Jaibis Freitas dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824349070427046por
dc.contributor.advisor1Motta, Carlos Eduardo Mathiaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1708787934042772por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares dept_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:34Z-
dc.date.available2009-10-08pt_BR
dc.date.issued2009-04-17pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/131-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.por
dc.description.abstractThis paper presents data from a survey conducted in the Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA (EAFCA-BA) and demand reflect on the use of the History of Mathematics in the context of mathematics learning and everyday life in the future of technical in agriculture of EAFCA-BA. The study was conducted by the method of solving problems, especially as content of spatial geometry, which was the subject studied during the search in June and July of 2008. Thus, the proposal of this work is to serve as a motivator about on the use of the History of Mathematics and contextualization of mathematics in the classroom, while providing the necessary elements for promotion of an attitude of conversion, aimed to improve the teaching of discipline, with a focus on student.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf: 4601202 bytes, checksum: a1160806a48408e9e19527d8af9db4db (MD5) Previous issue date: 2009-04-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3662/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17768/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24118/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30489/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36841/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43251/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49615/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56038/2009%20-%20Jaibis%20Freitas%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthistória da matemáticapor
dc.subjectcontextualização da matemáticapor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjecthistory of mathematicseng
dc.subjectcontextualization of mathematicseng
dc.subjectlearning meaningful.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleConstruindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemáticapor
dc.title.alternativeConstructing a meaningful learning with history and contextualization of Mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf4.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.